Navegando por Autor "Pereira, Thiago Filgueira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO movimento brasileiro de alfabetização - mobral e os reflexos no mundo do trabalho: um estudo autobiográfico com egressos do programa na cidade de Uibaí – Bahia(2019-12-13) Pereira, Thiago Filgueira; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Soares, Antônio Matheus Carvalho; Silva, Francisca de Paula Santos daEsta dissertação é resultado do estudo autobiográfico realizado na cidade de Uibaí-Bahia com estudantes egressos do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL. A proposta da pesquisa relacionaos efeitos resultados do programa de alfabetização com o universo do mundo do trabalho. A ideia do estudo partiu da seguinte problemática: como o programa de alfabetização de adultos - MOBRAL contribuiu para inserção dos sujeitos partícipes no mundo do trabalho? Como objetivo geral da pesquisa descrever os reflexos do Movimento Brasileiro de Alfabetização para a inserção dos sujeitos participantes no mundo do trabalho. Especificando mais os objetivos buscamos conhecer o programa apontando suas especificidades para o município de Uibaí – BA; descrever as trajetórias educacionais e socioprofissionais de egressos do Mobral relacionando-as à passagem desses sujeitos pelo programa; propor a criação de um museu virtual visando a preservação da memória do programa no município, bem como seu legado para os partícipes do programa e comunidade; e, por fim, construir um infográfico apontando os principais marcadores históricos do programa no município enfatizando a sua relação com trajetórias dos sujeitos que passaram pelo movimento. Para realização desta proposta utilizamos a pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e procedimento técnico de pesquisa autobiográfica. Como instrumento para construção de dados utilizamos de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A proposta aqui presente apresenta-se, por meio das narrativas, como uma alternativa eficaz para reconhecer as potencialidades trazidas pelo programa de alfabetização, bem como seus possíveis limites em relação ao mundo trabalho. Para a organização e fundamentação da pesquisa utilizamos de autores como Freire (2014), Minayo (2008), Souza (2014), Santamarina e Marinas (1994), Bardin (2009), entre outros pensadores, para estruturação metodológica; Paiva (1987), Haddad e Di Pierro (2000), Freitag (1986), Freire (1996) e demais expoentes para sustentação teórica da Educação de Jovens e Adultos; Marx e Engels (1998), Saviani (2003), Kuenzer (1995), Ciavatta (2005), Kruppa (2005) e outros autores para estruturar a discussão sobre o mundo do trabalho; por fim, a análise dos dados embasada na teoria de Bardin (2009), para análise de conteúdo. Os resultados apresentam, em linhas gerais, que os sujeitos egressos do programa apresentam a condição de alfabetizados; que obtiveram melhoria de vida em relação à perspectiva profissional; e, ampliaram a visão de mundo segundo dados da pesquisa. Concluímos que o programa apresenta aspectos positivos em sua execução no município.