Navegando por Autor "Pereira, Rose Santos de Jesus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemJogos educativos online: possibilidades e desafios para a aprendizagem dos estudantes da EJA(2021) Pereira, Rose Santos de Jesus; Ferreira, Maria da Conceição AlvesApresentedissertaçãoabordao tema jogosdigitaiseEJAetempor títuloJogos EducativosOnline:possibilidadesedesafiosparaaaprendizagemdosestudantesda EJA. Ela possibilitará análises e reflexões sobre a utilização de estratégias envolvendo jogoseducativosonlineematividadespedagógicasrealizadasnasaulas etema finalidadedeverificaroseguinteproblema:Comoosjogoseducativosonline podem potencializarasaprendizagensdosestudantesdaEJA?Ematendimentoa essa propostadetrabalho,oobjetivogeral serácompreendercomoos jogoseducativos onlinepodempotencializaraaprendizagemdosestudantesdaEJA.Empregamosa Etnopesquisa Crítica/Formação enquanto abordagemmetodológica da pesquisa, sendo intermediada por uma perspectiva qualitativa, emqueopesquisador tem contatodiretocomoscolaboradores/participantesda investigação imersosemseu ambiente,nãoosolhandodefora,massim,envolvendo-osnoestudo, favorecendo com que se tornemcoparticipes do processo. Os apanhados dessa pesquisa revelaramqueosjogoseducativosonline,quandoutilizadosdeformaadequada,se constituemenquantomecanismos quepodemfavorecer oprocessodeensinoe aprendizagemdosestudantesdaEJA,contribuindoparaaformaçãodopensamento crítico.Eles têmpotencial paracooperarcomodesenvolvimentodosreferidoshaja vistaque fomentamaconstruçãocoletivadesaberes,desenvolvemacriatividade, possibilitamoprocessodeautoriaecolaboração tantodeestudantesquantode professores.Oacessoaoconhecimentodemaneiracontextualizada,participativae crítica, possibilita que os sujeitos da EJA possamavançar emseus estudos, desenvolvendoascapacidadesnecessáriasaoseudesenvolvimentocontínuoeisso está intrinsecamente relacionadoaoprocessode formação inicial econtinuadade professores,queseconstitui emcondição importanteparaaocorrênciadepráticas pedagógicasdemaisqualidadeequeatendamàsnecessidadesdossujeitosdaEJA. Identificamos carências e fragilidades na oferta e desenvolvimento do processo formativo de professores, sobretudo, para aEJA, pois oque vislumbramos são formações aligeiradas, descontextualizada e com baixaoferta. Do mesmo modo, percebemos ausência e/ou insuficiência na preparaçãode professores para a utilização dos jogos digitais como estratégias pedagógicasnas salas de aula. Propusemos como produto final a formação em serviçodos docentes que atuam na escola, nas turmas de EJA, a fim de que possam desenvolveraulas que tenham como estratégia metodológica, o uso dos jogos educativosonline. Apresentedissertaçãoabordao tema jogosdigitaiseEJAetempor títuloJogos EducativosOnline:possibilidadesedesafiosparaaaprendizagemdosestudantesda EJA. Ela possibilitará análises e reflexões sobre a utilização de estratégias envolvendo jogoseducativosonlineematividadespedagógicasrealizadasnasaulas etema finalidadedeverificaroseguinteproblema:Comoosjogoseducativosonline podem potencializarasaprendizagensdosestudantesdaEJA?Ematendimentoa essa propostadetrabalho,oobjetivogeral serácompreendercomoos jogoseducativos onlinepodempotencializaraaprendizagemdosestudantesdaEJA.Empregamosa Etnopesquisa Crítica/Formação enquanto abordagemmetodológica da pesquisa, sendo intermediada por uma perspectiva qualitativa, emqueopesquisador tem contatodiretocomoscolaboradores/participantesda investigação imersosemseu ambiente,nãoosolhandodefora,massim,envolvendo-osnoestudo, favorecendo com que se tornemcoparticipes do processo. Os apanhados dessa pesquisa revelaramqueosjogoseducativosonline,quandoutilizadosdeformaadequada,se constituemenquantomecanismos quepodemfavorecer oprocessodeensinoe aprendizagemdosestudantesdaEJA,contribuindoparaaformaçãodopensamento crítico.Eles têmpotencial paracooperarcomodesenvolvimentodosreferidoshaja vistaque fomentamaconstruçãocoletivadesaberes,desenvolvemacriatividade, possibilitamoprocessodeautoriaecolaboração tantodeestudantesquantode professores.Oacessoaoconhecimentodemaneiracontextualizada,participativae crítica, possibilita que os sujeitos da EJA possamavançar emseus estudos, desenvolvendoascapacidadesnecessáriasaoseudesenvolvimentocontínuoeisso está intrinsecamente relacionadoaoprocessode formação inicial econtinuadade professores,queseconstitui emcondição importanteparaaocorrênciadepráticas pedagógicasdemaisqualidadeequeatendamàsnecessidadesdossujeitosdaEJA. Identificamos carências e fragilidades na oferta e desenvolvimento do processo formativo de professores, sobretudo, para aEJA, pois oque vislumbramos são formações aligeiradas, descontextualizada e com baixaoferta. Do mesmo modo, percebemos ausência e/ou insuficiência na preparaçãode professores para a utilização dos jogos digitais como estratégias pedagógicasnas salas de aula. Propusemos como produto final a formação em serviçodos docentes que atuam na escola, nas turmas de EJA, a fim de que possam desenvolveraulas que tenham como estratégia metodológica, o uso dos jogos educativosonline.