Navegando por Autor "Pereira, Juliana Campos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs tecnologias digitais e a prática docente na educação em tempo integral do estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-14) Pereira, Juliana Campos; Gomes, Marcius de Almeida; Boaventura, Lídia; Silva, Jamile Borges; Avelar, Joara PortoEsta coletânea de artigos é o formato do produto final de Mestrado, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (MP GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujo eixo conceitual fundamenta-se no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) de forma crítica, significativa, reflexiva e ética conforme orientação dos documentos legais da educação para a prática pedagógica da Educação de Tempo Integral do Estado da Bahia. Por ser necessário compreender a utilização da tecnologia na prática docente tomamos por objetivo identificar as políticas públicas voltadas para o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na prática docente das escolas de educação integral do Estado da Bahia. Desta forma, o estudo foi organizado por etapas e utilizou-se de pesquisas bibliográfica, documental e estudo de campo, com fases exploratória e descritiva e utilização da abordagem qualitativa. Para coleta de dados, foram realizados levantamentos bibliográfico e documental, preenchimento de formulário online com questões semiestruturadas com professores (as) da Rede Estadual de Tempo Integral. O estudo propõe a interlocução entre o aporte teórico, documental e o contexto pesquisado, assim, para a análise dos dados adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados contribuíram para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, a verificação da alocação eficiente de recursos e a formulação de políticas educacionais mais eficazes, buscando promover um ensino de qualidade e reduzir as desigualdades educacionais. Além de enfatizar a necessidade de formação adequada dos(as) docentes para a incorporação efetiva das tecnologias conforme diferentes realidades e demandas do contexto educacional. Ao final, com base na análise dos dados coletados, foi proposto um E-book contendo orientações pedagógicas sobre as tecnologias digitais na prática docente, visando promover um ensino mais inclusivo e atualizado.
- ItemAs tecnologias digitais em sala de aula(2023-11-14) Pereira, Juliana Campos