Navegando por Autor "Pereira, José Aparecido Alves"
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- ItemPara além da escola: a formação de pedagogos para atuação em espaços não formais de educação(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-20) Dourado, Fabiane Gonçalves; Souza, Rosania dos S. Magalhães de; Alves, Vinícius Souza; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Fernandes, Marinalva Nunes; Pereira, José Aparecido AlvesEsta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a formação do pedagogo para a atuação em espaços não formais de educação, tendo como foco de análise o curso de Pedagogia da Uneb - Campus XII. O objetivo principal da investigação foi compreender como o curso de Pedagogia da Uneb - Campus XII prepara os pedagogos para atuarem em espaços não formais de educação. A metodologia adotada pautou numa abordagem qualitativa, de cunho documental. Foram utilizados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: levantamento bibliográfico e estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Uneb Campus XII (2010; 2023). Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade de um maior comprometimento com a discussão e integração da Educação Não Formal nos currículos de Pedagogia, principalmente ao analisar o PPC (2010). Apesar dos avanços observados no curso de Pedagogia da Uneb - Campus XII, por meio do PPC (2023), foi destacada a importância de uma formação que prepare os pedagogos de forma mais flexível, criativa e apta para os desafios presentes em ambientes educativos alternativos. A pesquisa evidenciou a tentativa de alinhar os conteúdos programáticos dos componentes curriculares do curso com a prática educativa em espaços não formais, ressaltando a importância de uma formação que transcenda as barreiras da educação formal e contribua significativamente para a aprendizagem em diferentes contextos da sociedade brasileira. Diante disso, fica evidente a importância de uma maior integração e ênfase na Educação Não Formal nos currículos de Pedagogia, de modo a contribuir para a formação do pedagogo comprometida com a sua atuação em diversos contextos socioeducativos.
- ItemPermanência e evasão estudantil na Universidade do Estado da Bahia (UNEB): O caso do Campus XII – Guanambi(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-17) Pereira, José Aparecido Alves; Heringer, Rosana Rodrigues; Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha; Amaral, Daniela Patti do; Vargas, Hustana Maria; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraA evasão é um fenômeno presente em todas as instituições educacionais. No ensino superior, é um problema recorrente em nível mundial, e seus índices variam conforme o país, a instituição e o curso. No Brasil, a evasão não é algo recente, mas com a maior democratização e massificação desse nível nos últimos 20 anos, com a chegada de um público historicamente excluído, a evasão e a mobilidade discente ganharam novos contornos como um fenômeno a ser compreendido. Assim, este estudo investigou as relações entre as formas de ingresso (Sisu e vestibular) e as influências dos fatores econômicos, acadêmicos, pessoais e sociais no processo de permanência, evasão e mobilidade dos estudantes dos quatro cursos de graduação do campus XII da UNEB, em um recorte temporal d e 2005 a 2018. Buscou, também, levantar o índice de titulação e o perfil dos estudantes que evadiram ou deixaram o curso no exercício da mobilidade nesse período. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa e quantitativa nos cursos de graduação em Pedagogia, Educação Física, Enfermagem e Administração. A coleta de dados deu-se por meio de análise documental nos arquivos da secretaria acadêmica do campus XII, e aplicação de questionários com questões abertas e fechadas por meio da plataforma Google Forms, respondidos por 43 estudantes. As questões fechadas levantaram características da vida pessoal e social dos estudantes que deixaram o campus XII, e as questões abertas mostraram as motivações para abandonar ou transferir-se do curso ou da instituição. O tratamento dos dados foi por meio de análise qualitativa e interpretativa. No marco teórico, a evasão e a mobilidade são questões antagônicas no contexto do ensino superior. Assim, as ideias de Gaioso (2005), Silva Filho et al.., (2007), Cardoso (2008), Ristoff (2021; 2014; 1999), Montmarquette, Mahseredjian e Houle (2001) e Tinto (1975; 1982; 2015) foram as bases teóricas para a construção e ampliação dos conceitos das duas categorias centrais deste estudo: a evasão e a mobilidade. O estudo evidenciou que mais da metade da amostra não deseja retornar ao curso de origem, mas 1/3 deixou em dúvida uma possível volta. Aproximadamente 36% da amostra já concluiu ou está frequentando outro curso superior. As condições pessoais, financeiras, de trabalho, maior identificação, convocação e interesse pelo novo curso foram as razões mais evidentes para o exercício da mobilidade, mas problemas de saúde, greve e distância do campus também foram citados como fatores que motivaram a movimentação. O abandono voluntário da graduação teve como causas os fatores trabalho, finanças e falta de identificação com o curso como as motivações mais fortes na percepção dos estudantes.