Navegando por Autor "Pereira, Inaiá Brandão"
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- ItemA mediação tecnológica e as práticas pedagógicas no contexto da educação de jovens e adultos- EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-20) Menêzes, Jandira Peluso; Santos, Jocenildes Zacarias; Souza, Lanara Guimarães de; Pereira, Inaiá BrandãoEste estudo aborda o tema A Mediação Tecnológica e as Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O problema em questão se debruça diante do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a sua contribuição para mediar as práticas pedagógicas e o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas unidades públicas de ensino. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo geral compreender como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) faz a mediação no processo de ensino e aprendizagem dos discentes e docentes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as relações destes com o mundo em que vivem. De modo complementar, os objetivos específicos visam: entender de que forma as mediações tecnológicas podem ser utilizadas como instrumento de ensino na EJA; investigar como o uso das TIC pode ressignificar as práticas pedagógicas educacionais e; analisar como as mediações tecnológicas, por meio do uso pedagógico dos blogs, potencializam o processo de ensino e aprendizagem na EJA. O desenvolvimento desta investigação se deu por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, de cunho metodológico da pesquisa-ação, visando ao contato direto do pesquisador com o objeto de estudo, com enfoque em uma pesquisa colaborativa e participativa. Para o levantamento de dados bibliográficos e aprofundamento da pesquisa, foram consultados estudiosos e autores, como: Moran, Masetto; Behrens (2006; 2013); Levy (1993; 2010); Dantas (2012; 2016; 2017; 2018); Freire (1967; 1997), entre outros teóricos. O produto final desenvolvido consistiu em um blog construído colaborativamente com os participantes da pesquisa e composto por textos, vídeos e links que direcionam para sites de atividades de fins pedagógicos os quais contribuem e auxiliam no percurso do ensino e aprendizagem na EJA. Os resultados obtidos permitiram concluir que o uso do blog contribuiu significativamente para a interação entre professores e alunos na sala de aula, possibilitando o aperfeiçoamento da leitura e interpretação pela turma, bem como viabilizou que o processo de ensino e aprendizagem realizada por meio da mediação tecnológica incrementasse e renovasse as práticas pedagógicas de ensino, contribuindo para o fortalecimento das aprendizagens vivenciadas cotidianamente por todos os envolvidos no processo
- ItemEducação geográfica e geotecnologias: construindo estratégias à compreensão do lugar no ensino fundamental(2015-05-30) Pereira, Inaiá Brandão; Hetkowski, Tânia Maria; Faria, Marcelo Oliveira de; Couto, Edvaldo Souza; Brito, Francisco Jorge de OliveiraOs estudos refentes à construção e reflexão das práticas da geografia escolar estão ganhando cada vez mais notoriedade e espaço no meio acadêmico, principalmente quando se referem ao Ensino Fundamental. Dentre as diversas discussões, encontram-se ações em busca de uma concepção de Educação Geografica, baseada na valorização das experiências dos sujeitos à elaboração de um “olhar geográfico” sobre as dinâmicas socioespaciais. Este fato coloca em destaque a valorização do Lugar como proposição basilar para a composição de estratégias e práticas à estruturação de um conhecimento geográfico. Neste contexto, é crescente também, os estudos sobre as Geogtecnologias na articulação de práticas de ensino, destacando suas potencialidades ao entendimento das dinâmicas socioespaciais. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como os princípios geotecnológicos articulados a construção de estratégias de ensino, no desenvolvimento do Projeto Kimera: cidades imaginárias, podem possibilitar o entendimento do Lugar à potencialização da Educação Geográfica junto aos estudantes do 5º e 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Salvador/BA – Escola Álvaro da Franca Rocha. Para isso, os pressupostos metodológicos perpassam pelos aspectos da pesquisa qualitativa, subsidiados pela Pesquisa Participante, no qual destacamos a peculiaridade dos processos de colaboração que a constitui. Assim, os processos que resultam dessa pesquisa, são expressados nos encontros formativos com os estudantes, assim como nas dinâmicas na rede de ações junto à escola, no contexto de desenvolvimento do jogo-simulador e nas demais atividades do projeto Kimera, os quais possibilitaram a construção de estratégias articuladas com as potencialidades das geotecnologias e seus princípios (a exemplo de mapas mentais, roteiros, imagens de satélites, jogos-simuladores, mapas, etc.), constituindo um entrelaçamento entre as discussões teóricas e a prática, ampliando os conceitos e as redes de interlocução dessa proposta de pesquisa. A partir dessas proposições, construíram-se possibilidades em busca de outras perspectivas à Educação Geográfica, bem como às potencialidades das geotecnologias nesse processo.
- ItemPráticas psicopedagógicas: ações transformadoras do instituto ALUMI mediadas pelas tecnologias digitais(2022-12-06) Conceição, Airí Brandão Pereira; Hetkowski, Tânia Maria; Pereira, Débora Silva de Castro; Nascimento, Fabiana dos Santos; Pereira, Inaiá Brandão; Bomfim, Natanael ReisEsta pesquisa, com início no ano de 2021 no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), está atrelada a linha 4, Educação, Currículo e Processos Tecnológicos e, tem como objetivo analisar as potencialidades das tecnologias digitais nas Práticas Psicopedagógicas, on-line, realizadas no Instituto ALUMI. Tais práticas vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de Voluntárias do Projeto TransformAção, da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp, sessão Bahia) no Instituto Social Minervina e Aluísio Pereira (ALUMI). Cabe-nos destacar que partindo do cenário pandêmico da não presencialidade das aulas e dos atendimentos psicopedagógicos, as Tecnologias Digitais se fizeram essenciais no andamento das atividades, no contato com as famílias desses sujeitos atendidos pelo Instituto, porém faz-se necessário enfatizar que muitas crianças e adolescentes ficaram sem atendimento devido aos problemas com a falta de acesso aos instrumentos tecnológicos, a rede de internet e uso destes nos processos escolares. Com o intuito de analisar essas circunstâncias, utilizou-se a metodologia da Pesquisa Participante, baseada nos pressupostos de Paulo Freire (1996) e Carlos Brandão (2006), na qual foram escutadas, através de Encontros Dialógicos e Entrevistas Individuais, as Psicopedagogas Voluntárias, as famílias e as crianças, o que resultou na análise das questões que permearam os atendimentos na intervenção psicopedagógica comunitária, realizada pelo ALUMI.