Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pereira, Fagner Marques"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de formação de professor na EJA em Ibiassucê (BA): discursos, práticas e reflexões.
    (2019-12-16) Pereira, Fagner Marques; Viñal Junior, José Veiga ; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dos
    Nesta dissertação intitulada “O processo de formação de professor na EJA em Ibiassucê (BA): discursos, práticas e reflexões” são privilegiados aspectos que entrelaçam sobre a formação dos professores e a Educação de Jovens e Adultos. Teve-se como objetivo central analisar as demandas de formação dos professores atuantes na EJA a partir da seguinte questão: quais as demandas de formação dos professores atuantes na EJA? A pesquisa foi desenvolvida no Centro Educacional de Ibiassucê, localizado no município de Ibiassucê/Bahia. Trata de uma pesquisa aplicada pautada numa abordagem qualitativa, que de acordo aos objetivos de investigação é classificada como descritiva que utilizou da pesquisa colaborativa como procedimento estratégico. Para a análise e sistematização dos dados tomou-se como inspiração a análise de conteúdo defendida por Bardin (2006), especificamente sobre as três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Por meio desse estudo foi possível concluir que os professores não têm formação continuada e/ou específica para atuar na EJA, bem como demonstraram interessado em participar de uma formação continuada específica para desenvolverem melhor suas práticas pedagógicas. Por meio da pesquisa colaborativa, foi possível vivenciar e participar das discussões e reflexões, às quais enfatizaram para a importância da formação continuada na própria escola levantando seus problemas, buscando possíveis soluções. Assim, foi elaborado e apresentado para a Secretaria Municipal de Educação um plano de formação atendendo algumas das demandas formativas dos professores da EJA do CEI de Ibiassucê/BA com oficinas temáticas para acontecer mensalmente durante o horário de planejamento escolar específico da EJA, a fim de promover mudanças e avanços nessa modalidade de ensino.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais