Navegando por Autor "Pereira, Araceli Carvalho"
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- ItemO Arquivo Público Municipal de Caetité-Bahia, e a sala de aula: aproximações necessárias para o despertar de uma história local(Universidade do Estado da Bahia, 0027-11-24) Pereira, Araceli Carvalho; Ribeiro, Márcia Cristina Lacerda; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Ribeiro, Marcos ProfetaA presente dissertação tem como objetivo estudar o Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), Bahia, como ferramenta de ensino, com ênfase no uso de documentos históricos em sala de aula da Educação Básica e a possibilidade de reflexão sobre a História local. Nosso foco é pensar o APMC enquanto ferramenta com potencial de dinamizar o ensino e a aprendizagem de modo mais significativo e dinâmico na Educação Básica. Partimos do pressuposto que as contribuições do acervo do APMC são fundamentais para qualquer estudo que objetive discutir os processos históricos que marcaram os Sertões da Bahia, aqui entendido como espaço de múltiplas sociabilidades e de grande importância para a construção da Bahia e do Brasil. Nesse sentido, entendemos o APMC para além de um local de guarda e preservação de um acervo documental. Ele deve se estabelecer como espaço importante de interação entre a escola e o acervo do Arquivo, constituindo-se como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e fomentando a construção de uma história local nas escolas da Educação Básica do município de Caetité, Bahia. Inicialmente, levantamos estudos e pesquisas que versassem sobre as aproximações entre arquivos públicos e escolas. Na sequência, fizemos uma imersão no APMC e verificamos o seu conjunto documental. Realizamos entrevistas com funcionários do APMC e com professores e alunos que realizaram projetos de extensão no APMC. Ao final, como Produto Educacional, propomos um guia didático aos docentes com o objetivo de apresentar o APMC e suas potencialidades enquanto uma ferramenta importante para explorar a história local e da região. Nossa pesquisa, aliada à aplicação de oficinas no APMC, mostrou-se como via possível e interessante de aproximação entre Arquivo Público e escola da Educação Básica.