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Navegando por Autor "Pereira, Antonio"

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    Os Educadores e suas representações sociais da base epistemológica da pedagogia social do projeto axé
    (2009-12-16) Pereira, Antonio; Marques, Maria Ornélia da Silveira; Soares, Sandra Regina; Graciani, Maria Stela; Almeida, Fernanda Gonçalves; Gomes, Celma Borges
    Essa tese é um estudo sobre as representações sociais de educadores do Projeto Axé sobre a base epistemológica da educação social dessa Instituição. O objetivo foi conhecer as representações sociais desses educadores a partir da identificação do núcleo central e sistema periférico e da estruturação dos discursos através da entrevista e análise de conteúdo das matérias de jornais de circulação estadual e regional. E de posse dessas análises inferenciar sobre o processo de objetivação e ancoragem que são os elementos que permitem conhecer as representações construídas pelos sujeitos. As teorias de sustentação dessa pesquisa foram aquelas que compõem a base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé, quais sejam, freireana, lacaniana, vygotskyniana, piagetiana, walloniana, além dessas utilizamos a Teoria das Representações Sociais para compreender o pensamento social dos educadores. A pesquisa foi na concepção da qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a Associação Livre de Palavras (ALP), análise de matérias de jornal e a entrevista semi-estruturada; respectivamente, analisadas pelo EVOC 2000, um software construído por Vérges com o objetivo de fazer analise quantitativa de maneira a indicar o núcleo central e sistema periférico de uma representação social, e pela Análise de Conteúdo a partir de Bardin. Na primeira fase deste estudo participaram 30 educadores que fizeram a ALP a partir do termo evocado referencial teórico da educação social do Projeto Axé e na segunda etapa as entrevista foram com 2 assessores pedagógicos e 13 educadores. Em ambas as etapas foram definidas as categorias, sendo que existiam aquelas a priore devido à natureza dessa pesquisa. Os resultados da análise de conteúdo das matérias jornalísticas demonstraram que o discurso presente é do referencial de Freire, Lacan e Piaget, ausente, portanto os referenciais de Vygotsky e Wallon. A ALP/EVOC mostrou que a base epistemológica é representada pelo referencial de Paulo Freire, pois são as categorias dessa teoria que se configuraram como núcleo central, sendo que a do referencial de Lacan e Piaget se encontram como sistema periférico, portanto o que é representado é um referencial, o de Freire. As entrevistas mostraram que existe um discurso razoavelmente estruturado em torno do referencial de Freire, porém a experiência dos educadores em relação ao diálogo pedagógico indica dicotomia entre o discurso e a prática. A objetivação e ancoragem dessas representações indicaram que o referencial de Freire torna familiar os outros referenciais: os de Lacan, Piaget, Vygotsky, Wallon; e que a ancoragem desse referencial esta no diálogo como conversação e como discurso.
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    Pesquisa de intervenção em educação
    (2019-10) Pereira, Antonio
    O livro Pesquisa de intervenção em educação trata dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa aplicada em educação, desvelando suas contradições, equívocos e possibilidades no âmbito dos mestrados profissionais em educação, modalidade de pós-graduação instituída pela Portaria Normativa no 17/2009, do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Tais mestrados concretizam o modelo de pesquisa aplicada que visa produzir conhecimentos práticos, engajados em problemáticas sociais, apontando soluções, mudanças, reflexões. Essa produção parte dos conceitos e da diferenciação entre pesquisa básica e aplicada, da mudança de nomenclatura na área da educação em pesquisa de intervenção, bem como situa diversas metodologias e fundamentos, discutindo a intervenção como objeto de estudo e o seu fazer.
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