Navegando por Autor "Pereira, Antonio"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDemandas e desafios da docência na Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador – CASE/SSA: professores/as que atuam na escolarização de jovens em privação de liberdade(2016-11-30) Almeida, Rita de Cassia Alves Neiva; Aquino, Maria Sacramento; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Neves, Bárbara Coelho; Pereira, AntonioA educação escolar de adolescentes e jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas privados de liberdade é um direito assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069/90) e se constitui como um dos eixos fundamentais do atendimento socioeducativo. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a docência e as demandas dos/as professores/as que atuam na escolarização de adolescentes e jovens em privação de liberdade na Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador - CASE SSA. Para referendar o estudo, dialogamos com Freire (1996), (2014), Castel (1998), Laffin (2006), Gatti (2008), Arroyo (2006), Sacristán (1999), Gomes (2001), Tardif (2002), (2014), entre outros. Em função dos objetivos propostos, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Para coleta e produção de dados, documentos foram analisados, utilizamos questionário e realizamos grupo focal com 06 docentes que atuam na CASE SSA. Para tratamento dos dados coletados, recorremos à análise de conteúdo a partir de Bardin (1977). Constatamos que a maioria dos alunos atendidos no contexto investigado apresenta defasagem em relação à idade escolar, sendo um número considerável de analfabetos. Percebemos nesse contexto um perfil docente atuante, que se relaciona com o mundo como “sujeito de ocorrência, que não apenas constata o que ocorre, mas também busca intervir”. Todos/as os/as docentes que participaram do estudo possuem graduação em áreas distintas, não específicas em socioeducação. A opção por ser professor/a nesse contexto, assim como os significados atribuídos à docência nesse espaço, se apresentou de forma diferente entre o mesmo grupo de professores/as participantes da pesquisa. No entanto, percebemos que suas ações educativas, ao mesmo tempo em que carregam um significado pessoal, também se mostraram relacionadas a uma responsabilidade social. Em relação às particularidades da docência nesse contexto, evidenciaram-se as categorias segurança e normas de segurança do espaço, emocional e motivacional dos alunos e relação professor e aluno (respeito dos alunos pelos/as professores/as). Na busca pelo entendimento das demandas dos/as professores/as que atuam nesse espaço, constatamos que são muitas as necessidades, entretanto, destacaram-se as relacionadas à formação prévia e continuada dos/as docentes.
- ItemEducação Antirracista no contexto da Educação de Jovens e Adultos: uma análise da Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra(2018-01-02) Jesus, Dejiária Santiago de; Pereira, Antonio; Alves, Érica Valéria; Moraes, Cândida Andrade deNa presente pesquisa discute-se a problemática das questões étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos, que são de cunho racista e ideológico, e em algumas oportunidades, são invisibilizadas, numa tentativa do não reconhecimento das implicações trazidas pela diversidade étnico-racial existente no Brasil, repercutindo tanto na educação quanto em outros setores da sociedade brasileira. Nosso objetivo é compreender como apresentam-se as questões étnico-raciais numa ação pedagógica alusiva à Lei nº 10.639/03, bem como verificar-se se contemplam as demandas dos educandos (as) da EJA, a partir dos documentos oficiais da Mostra Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra 2015, idealizada e realizada pela Prefeitura Municipal de Salvador, destinada a toda Rede Municipal de Ensino de Salvador (RMES). Pesquisa Documental, de natureza qualitativa, em que as técnicas utilizadas foram: fichamento, uso de formulário de recolha, e análise de conteúdo. No referencial teórico contou-se com as contribuições de: Freire (1986; 1996; 2000; 2001; 2003), Paiva (2003), Haddad; Di Pierro (2007), Cavalleiro (2008; 2005a; 2005b), Gomes (2012; 2005a; 2005b), Munanga (2005; 2003), Munanga; Gomes (2006), Cashmore (2000), Silva (2017; 2005), Moore (2005a; 2005b; 2007) entre outros, sem deixar de recorrer-se também, ao auxílio dos aportes institucionais que surgiram para garantir a efetivação da referida lei. A análise realizou-se mediante o auxílio das categorias: autoestima, empoderamento étnico-racial, herança histórica e cultural de africanos e afro-brasileiros e representatividade étnico-racial, tendo identificado-se que a coleção de documentos oficias da Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra 2015 contempla no seu conteúdo as questões étnico-raciais, o que os colocam em congruência com o que preconiza a Lei nº 10.639/03, mas não de forma substanciada, pois também registra inúmeros equívocos ao abordarem alguns temas, reforçando estereótipos negativos. Quanto à EJA estar contemplada, constatou-se que isto ocorre de forma muito incipiente, denunciando claramente que esta modalidade de educação não despertou a atenção nas etapas de organização e planejamento. Nosso entendimento é que, diante do comprometimento de ter lançado documentos em favor do que preceitua a Lei nº 10.639/03, mas também que possui conteúdo inapropriado, as entidades e órgãos organizadores devem considerar a possibilidade de engendrar providências para que episódios como estes não se repitam, e a título de proposição, apresentamos um Projeto de Intervenção.
- ItemEducação socioambiental em EJA: um estudo de intervenção pedagógica com estudantes do colégio estadual polivalente de Castro Alves/Ba(2017) Silva, Lílian Gomes da; Pereira, Antonio; Sá, Maria Roseli Gomes Brito de; Faria, Edite Maria da Silva de; Mutim, Avelar Luiz BastosO presente trabalho trata da intervenção pedagógica como possibilidade de inserção da Educação Socioambiental no currículo praticado da Educação de Jovens e Adultos, através de oficinas realizadas no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves/BA. Ele nasce das inquietações da professora/pesquisadora ao observar que seu fazer pedagógico não estava contribuindo para a formação de cidadãos críticos, capazes de intervir de modo consciente nos espaços onde estão inseridos, tendo em vista que a comunidade do município de Castro Alves/BA demonstrava, ao longo dos anos, descaso para com seu patrimônio cultural, histórico e natural, através dos comportamentos explicitados na escola, no ambiente de trabalho e nos espaços de vivência dos estudantes. Tudo isso me sensibilizou, despertando a necessidade de investigar como os estudantes da EJA-Tempo Formativo III do Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves/BA percebem os problemas socioambientais do município de Castro Alves/BA e como uma intervenção pedagógica contribuiria para ampliar tal percepção crítica entre os estudantes da EJA? Considerando a função da escola no processo de aprendizagem, investigou-se como o currículo escrito e praticado na EJA tem contribuído para a construção de uma consciência crítica acerca da temática socioambiental, tendo em vista que são sujeitos com experiências que podem contribuir para a sistematização do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de intervenção, em que as oficinas pedagógicas, tendo como dispositivos, os documentários e filmes, foram a principal fonte de coleta de dados para a pesquisa, associadas ao questionário aberto, à entrevista semiestruturada e a avaliação escrita. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo, porém de forma mais aberta para dar conta da dinamicidade da pesquisa de intervenção, sem perder de vista o rigor na avaliação da prática, explicitando o método de intervenção e o método de avaliação da intervenção. Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que a intervenção pedagógica potencializou a aprendizagem nas questões ambientais, contribuindo para a formação crítica dos estudantes da EJA, preparando-os para intervirem de forma sustentável nos ambientes em que estão inseridos. O trabalho de intervenção possui grande relevância para o processo de ensino e aprendizagem, na medida em que o empírico dialoga com o conhecimento científico, contribuindo para a formação de sujeitos conscientes do seu papel na sociedade.
- ItemOs Educadores e suas representações sociais da base epistemológica da pedagogia social do projeto axé(2009-12-16) Pereira, Antonio; Marques, Maria Ornélia; Soares, Sandra Regina; Graciani, Maria Stela; Almeida, Fernanda Gonçalves; Gomes, Celma BorgesEssa tese é um estudo sobre as representações sociais de educadores do Projeto Axé sobre a base epistemológica da educação social dessa Instituição. O objetivo foi conhecer as representações sociais desses educadores a partir da identificação do núcleo central e sistema periférico e da estruturação dos discursos através da entrevista e análise de conteúdo das matérias de jornais de circulação estadual e regional. E de posse dessas análises inferenciar sobre o processo de objetivação e ancoragem que são os elementos que permitem conhecer as representações construídas pelos sujeitos. As teorias de sustentação dessa pesquisa foram aquelas que compõem a base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé, quais sejam, freireana, lacaniana, vygotskyniana, piagetiana, walloniana, além dessas utilizamos a Teoria das Representações Sociais para compreender o pensamento social dos educadores. A pesquisa foi na concepção da qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a Associação Livre de Palavras (ALP), análise de matérias de jornal e a entrevista semi-estruturada; respectivamente, analisadas pelo EVOC 2000, um software construído por Vérges com o objetivo de fazer analise quantitativa de maneira a indicar o núcleo central e sistema periférico de uma representação social, e pela Análise de Conteúdo a partir de Bardin. Na primeira fase deste estudo participaram 30 educadores que fizeram a ALP a partir do termo evocado referencial teórico da educação social do Projeto Axé e na segunda etapa as entrevista foram com 2 assessores pedagógicos e 13 educadores. Em ambas as etapas foram definidas as categorias, sendo que existiam aquelas a priore devido à natureza dessa pesquisa. Os resultados da análise de conteúdo das matérias jornalísticas demonstraram que o discurso presente é do referencial de Freire, Lacan e Piaget, ausente, portanto os referenciais de Vygotsky e Wallon. A ALP/EVOC mostrou que a base epistemológica é representada pelo referencial de Paulo Freire, pois são as categorias dessa teoria que se configuraram como núcleo central, sendo que a do referencial de Lacan e Piaget se encontram como sistema periférico, portanto o que é representado é um referencial, o de Freire. As entrevistas mostraram que existe um discurso razoavelmente estruturado em torno do referencial de Freire, porém a experiência dos educadores em relação ao diálogo pedagógico indica dicotomia entre o discurso e a prática. A objetivação e ancoragem dessas representações indicaram que o referencial de Freire torna familiar os outros referenciais: os de Lacan, Piaget, Vygotsky, Wallon; e que a ancoragem desse referencial esta no diálogo como conversação e como discurso.
- ItemA pedagogia de Paulo Freire e a prática dos docentes da EJA no CENEB: uma pesquisa de intervenção pedagógica(2018-05-09) Parisse, Tandja Andréa; Pereira, Antonio; Ferreira, Maria Conceição Alves; Andrade, Dídima Maria de Mello; Nunes, Claudio PintoEste estudo intitulado: A pedagogia de Paulo Freire e a prática dos docentes da EJA no Ceneb: uma pesquisa de intervenção pedagógica têm as seguintes questões de investigação. Como os docentes percebem a pedagogia de Paulo Freire no contexto da EJA no CENEB? Suas práticas são baseadas em uma concepção freireana? Se não são, de que maneira uma formação no contexto da pedagogia de Paulo Freire e partir das categorias diálogo e práxis potencializaria a prática pedagógica desses docentes? O que a avaliação desse processo mostraria em termos de êxito dessa intervenção pedagógica? O objetivo geral foi compreender a percepção dos docentes em relação a pedagogia de Paulo Freire e, partir de uma intervenção formativa na particularidade das categorias diálogo e práxis pedagógica. Desta forma, trouxe como objetivos específicos: analisar os discursos dos docentes em relação a pedagogia de Paulo Freire; intervir pedagogicamente através de uma formação no modelo de oficinas investigativas formativas sobre as categorias de análise da Pedagogia de Paulo Freire (diálogo e práxis) e como estas fomentam e ressignificam as práticas pedagógicas em EJA; avaliar o processo pedagógico das oficinas pela ótica dos docentes, com o propósito de verificar o êxito desse tipo de pesquisa. A metodologia utilizada tem natureza qualitativa, sendo uma pesquisa aplicada em educação do tipo intervenção pedagógica, fundamentada nos estudos de Thiollent (2005), Barbier (2002), Aguiar e Rocha (1997) e Damiani (2012) e como dispositivos de investigação utilizamos um questionário semiestruturado, grupo focal, produção textual no processo da ação das oficinas pedagógicas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo defendida por Bardin (1979). Com as análises realizadas percebemos que os docentes do Ceneb possuíam um aporte teórico mínimo sobre a pedagogia de Paulo Freire e sobre diálogo e práxis e uma predisposição a análise em uma formação em serviço através das oficinas investigativas formativas. Esse movimento de reflexão sobre a prática impulsionada pelas oficinas estimulou os docentes a pensar sobre a pedagogia de Paulo Freire e a EJA na atualidade, a desnaturalizar conhecimentos já elaborados sobre diálogo, práxis e EJA e sobretudo a ressignificar a sua prática pedagógica.
- ItemPesquisa de intervenção em educação(2019-10) Pereira, AntonioO livro Pesquisa de intervenção em educação trata dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa aplicada em educação, desvelando suas contradições, equívocos e possibilidades no âmbito dos mestrados profissionais em educação, modalidade de pós-graduação instituída pela Portaria Normativa no 17/2009, do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Tais mestrados concretizam o modelo de pesquisa aplicada que visa produzir conhecimentos práticos, engajados em problemáticas sociais, apontando soluções, mudanças, reflexões. Essa produção parte dos conceitos e da diferenciação entre pesquisa básica e aplicada, da mudança de nomenclatura na área da educação em pesquisa de intervenção, bem como situa diversas metodologias e fundamentos, discutindo a intervenção como objeto de estudo e o seu fazer.
- ItemPor uma prática interdisciplinar na educação de jovens e adultos: análise de uma formação continuada de professores da EJA do município de Vera Cruz/Bahia(2019-11-16) Ferreira, André de Oliveira Silva; Pereira, Antonio; Santos, Jocenildes Zacarias; Moraes, Cândida Andrade deA proposta de ação pedagógica escolar pela via da interdisciplinaridade para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa superar uma prática educativa de saber fragmentado por outra que promova o diálogo entre teoria e prática, contemple a realidade dos estudantes, bem como promova uma aproximação didática curricular entre as diversas disciplinas desta modalidade de ensino, para ressignificar a práxis docente. Assim, para desenvolver a discussão desta temática buscamos responder a seguinte questão: como a formação continuada interdisciplinar pode potencializar mudanças na prática pedagógica dos docentes da EJA de Vera Cruz? Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral compreender a formação docente e suas práticas pedagógicas, através de ação formativa na perspectiva da interdisciplinaridade, com vista a proporcionar uma ressignificação no processo de ensino e aprendizagem, na EJA, no município de Vera Cruz. Sendo assim, neste estudo promovemos diálogo teórico com Dantas (2010, 2012, 2016), Gadotti e Romão (2007), Haddad e Di Pierro (2000) para compreender a educação de jovens e adultos; Freire (1994, 2013), Perrenoud (1999, 2000), Tardif (2014) com uma discussão sobre formação de professores e saberes necessários à pratica docente; Japiassu (1976, 2006), Fazenda (2003, 2013), Trindade (2013) para uma reflexão sobre a prática pedagógica interdisciplinar; e Damiani (2012, 2013), Rocha e Aguiar (2003), Brandão e Streck (2006), Günther (2006), Flick (2009) ao refletir sobre a pesquisa intervenção. Para tanto, a metodologia utilizada na investigação está ancorada nos pressupostos da pesquisa de intervenção pedagógica, materializada no “Curso de Educação de Jovens e Adultos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares na Formação Docente do Município de Vera Cruz/Bahia”. Como resultado obtido, demonstramos a necessidade de formação continuada como política pública que possibilite promover a práxis pedagógica interdisciplinar consistente e significativa no município de Vera Cruz.
- ItemO PRONERA e as lutas sociais de polítcas de EJA: um estudo do projeto pé na estrada no assentamento agroextrativista São Francisco – Serra do Ramalho – Bahia(2016-12-19) Araújo, Rodrigo Guedes de; Santos, Carla Liane Nascimentos; Pereira, Antonio; Freitas, Gilsélia Macedo CardosoO presente estudo tem como objetivo primeiro compreender como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e as políticas públicas de educação têm contribuído para garantia do direito e a acesso a educação dos jovens e adultos do campo, bem como analisar as contribuições deste programa na superação do analfabetismo no Bahia. Visando também compreender quais as contribuições do Movimento dos Trabalhadores, Acampados, Assentados e quilombolas da Bahia – CETA na conformação de políticas de educação de jovens e adultos do campo. Sob este prisma aborda-se á trajetória histórica social e educacional desta política destinada aos povos do campo. Neste contexto abordaremos algumas categorias teóricas fundante na compreensão da temática estudada, sendo elas: Sobre Movimentos Sociais Gohn (2011), Sader (2006), Freire (1979); Teodoro & Jezine (2011); Políticas Públicas Souza (2003); Educação do Campo Caldart (2013), Molina & Jesus (2004), Arroyo (1999), Mançano (2008) e Batista (2011); Educação de Jovens e Adultos Freire (1981, 2095), Soares (2002) e Paiva (1995) Metodologia da Pesquisa: Ludke e André (1986), Minayo ( 1994) e Brandão (2006). Tais categorias são base para tessitura da discussão sobre a construção de políticas educacionais estando intimamente ligadas, apresentando-se neste trabalho de forma indissociável. Quanto ao método de pesquisa como parte fundamental na elaboração e/ou produção do conhecimento trouxe para esta dissertação uma abordagem qualitativa, e na forma de Pesquisa Participante. Os resultados evidenciam que o Projeto no Pé na Estrada contribuiu de forma elucidativa para a formação e escolarização de jovens e adultos do campo alfabetizando assim, centenas de jovens e adultos, garantindo a eles direito de acessar outros níveis de escolarização. Fica evidente também a perspectiva crítica trabalhada no projeto, quando traz de forma contextualizada os conteúdos, metodologias e a relação educando – educador sob os princípios freirianos.
- ItemProposição formativa e análise do currículo de EJA em prisões do Colégio Professor George Fragoso Modesto – Penitenciária Lemos Brito, Bahia(2021-02-05) Souza, Nadir de Jesus; Pereira, Antonio; Correia, Patricia Carla da Hora; Almeida, Carla Verônica AlburquerqueA pesquisa analisa o currículo por temas geradores na Educação de Jovens e Adultos em prisões do Colégio George Fragoso Modesto/Penitenciário Lemos Brito. O objetivo geral compreender o currículo por temas geradores da EJA do Colégio Professor George Fragoso Modesto/Complexo Penitenciário Lemos Brito, propondo uma formação continuada no contexto dos temas geradores da pedagogia de Paulo Freire. Destarte, os objetivos específicos foram: analisar o currículo a partir dos documentos oficiais e propor uma formação continuada no contexto do currículo da instituição que tem uma concepção freiriana. O problema de partida foi: como se apresenta a concepção dos temas geradores em Paulo Freire na proposta curricular da EJA em prisões da Penitenciária Lemos Brito – Colégio George Fragoso Modesto com vista a organização de uma proposta de formação continuada de professores que potencialize o seu fazer pedagógico na concepção dos temas geradores? Nesta lógica, o estudo é desenvolvido no Colégio Professor George Fragoso Modesto, situado no Complexo Penitenciário Lemos Brito, lócus desta pesquisa. O desenvolvimento teórico é alicerçado nos estudos de: Onofre (2007, 2011, 2014, 2015), Pereira (2010, 2011, 2013, 2019), Almeida (2014), Silva (2017), Sacristan (2000), Macedo (2006, 2013), Freire (1996, 2011 2020), Damiani (2012, 2013), Gatti (2007, 2008, 2010), assim como de outros estudiosos que corroboram para o aprofundamento do tema. O estudo trilhou o caminho da abordagem da pesquisa qualitativa de análise documental e interventiva propositiva. Como instrumento de coleta de dados construímos um formulário para organização das informações, deste surgiram as unidades de análise e depois as categorias. Os resultados dos documentos analisados dão conta da existência de um currículo numa concepção freiriana, definido na modalidade interdisciplinar, embora esteja ausente a discussão sobre os outros níveis de interação, como a própria interdisciplinaridade, que a educação formal para os alunos em situação de restrição e privação de liberdade é direito e que visa contribuir para a sua reinserção na sociedade extramuros. A intervenção pedagógica, pensada como proposta de formação, através das oficinas pedagógicas, aponta que pode contribuir para qualidade do trabalho educativo que intencione a prática inovadora em uma perspectiva crítica e humanizada, substituindo o senso comum em um saber científico.
- ItemAs questões étnico-raciais na educação de jovens e adultos em prisões: um estudo de intervenção pedagógica formativa de professores da penitenciária de Serrinha - BA(2018-05-22) Santos, Juliana Gonçalves dos; Pereira, Antonio; Aquino, Maria Sacramento; Santos, Jocenildes Zacarias; Onofre, Elenice Maria Cammarosano; Silva, Valdélio SantosEsta dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual do Estado da Bahia – UNEB, tratou das questões étnicoraciais na Educação de jovens e adultos em prisões: um estudo de intervenção pedagógica de formação continuada dos professores da Penitenciária de Serrinha – BA. Teve como objeto de pesquisa e produto pedagógico o processo de intervenção educativa com os professores da citada penitenciária, em que temáticas sobre a cultura afro-brasileira imbricadas em uma prática pedagógica dinâmica, criativa e crítica foi posta em prática com o intuito de possibilitar reflexões e ações concretas de inserção de conteúdos afro-brasileiro na proposta pedagógica dos apenados que frequentam a EJA em prisão. Essa pesquisa norteou pelas inquietações: Qual é o trabalho pedagógico envolvendo as questões étnico-raciais e o ensino da cultura afro-brasileira e africana realizado pelos docentes da EJA que atuam no âmbito prisional de Serrinha – BA? Como eles percebem a questão racial e a própria efetivação da Lei 10.639/03? De que maneira uma intervenção pedagógica nas questões da história e cultura afro-brasileira e africana contribuiria para qualificar a prática desses docentes? Destarte, como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico envolvendo as questões étnico-raciais e o ensino da cultura afro-brasileira e africana realizado pelos docentes da EJA que atuam no âmbito prisional de Serrinha – BA, percebendo seus discursos em relação a questão racial e a própria efetivação da Lei 10.639/03, bem como avaliar, em termos de ensino e aprendizagens, a intervenção pedagógica junto aos professores no intuito de saber se tal intervenção contribui na melhoria da prática docente. Para tanto, delineamos procedimentos metodológicos, numa abordagem qualitativa de pesquisa, alicerçado a pesquisa de intervenção educativa. As técnicas de investigação concerne grupo focal reflexivo, questionário, observação, registro em diário de campo, dispositivo de avaliação contínua, projeto de intervenção educativa. O cenário da pesquisa, Conjunto Penal de Serrinha-ba, considerado de segurança máxima, seus direcionamentos abarcam ao regime RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), os sujeitos abrangem os docentes em serviço dessa Unidade. Como contributos teóricos na discussão sobre a EJA em prisões Irlend (2011), Julião (2007), Onofre (2002, 2007, 2008, 2009 2010,2011, 2012, 2013, 2015), Pereira (2011, 2018), sobre educação das relações étnicoraciais Gomes (2006), Munanga (1996), Santos (2001), formação de professores Imbernón (2004), Nóvoa (1997) e humanização Arroyo (2005), Freire (2005). Os resultados demonstraram a existencialidade do silenciamento étnico-racial e que as concepções hegemônicas construídas ideologicamente sobre a questão racial permanece vivaz nas memórias e atitudes dos sujeitos de forma camuflada. No processo interventivo, esses conceitos vigentes foram sendo desvelados pelos professores, a partir da visão de negação sobre o racismo e democracia racial. Os achados relativos aos efeitos da intervenção demonstraram que o trabalho pedagógico expressado pelos professores foi modificado, passaram a buscar a seletividade dos materiais que serão utilizados na sala de aula, como os textos, o instrumental didático-pedagógicos para que sirvam como fontes de afirmação a identidade negra e com possibilidades de contribuir com o processo de reintegração social. Espera-se que essa pesquisa possa corroborar para rompimento do silêncio étnico-racial, enfrentamento e combate a discriminação e ao racismo, que oportunizem igualdade de direitos sociais, que fortaleça o processo de humanização dos sujeitos e propicie inquietudes e debates sobre as relações étnico-raciais no currículo e no projeto de vida.