Navegando por Autor "Pereira, Antônio"
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- ItemA educação no contexto do trabalhador de limpeza urbana de Salvador: um estudo do programa de educação do trabalhador do SESI/BA – curso EJA(2019-07-03) Santos Filho, Hildebrando Pereira; Pereira, Antônio; Paulo, Fernanda dos Santos; Pereira, Ana Lucia Nunes; Silva, José Humberto daEsta dissertação realiza uma análise sobre o Programa de Educação do Trabalhador do SESI/BA, uma parceria entre o SESI/BA e as empresas pertencentes ao sistema FIEB, nesse trabalho analisamos a aplicação do programa nas empresas do segmento de Limpeza Urbana de Salvador. A partir desse programa ampliou-se a oferta da modalidade de Educação de Jovens e Adultos para os empregados dentro dos espaços da empresa ou em locais onde atua, surgindo o interesse em investigar quais as implicações desse programa para a formação integral e profissional do trabalhador de limpeza urbana egresso, professores e gestores que atuaram no projeto. Sendo assim, definimos como objetivo geral deste estudo compreender de que maneira o programa de Educação de Jovens e Adultos do SESI/BA, contribuiu para a formação educativa e social dos trabalhadores da limpeza urbana de Salvador, explicitando a partir da organização pedagógica, da concepção educativa e da percepção dos trabalhadores/alunos egressos, dos docentes e gestores quais foram os resultados do programa que justifiquem a continuidade do mesmo para esse segmento de trabalhadores. Para a fundamentação teórica sobre a educação de Jovens e Adultos, Programa de Educação do Trabalhador SESI/BA, e sobre o Trabalhador e o segmento de Limpeza Urbana, dialogamos com os autores para fundamentar a pesquisa. Escolhemos a abordagem qualitativa, como estratégia metodológica o estudo de caso e como processo de instrumentalização técnica de investigação elegemos: a análise documental e a entrevista semiestruturada com a finalidade de se aproximar das informações relativas à execução do programa e a análise de conteúdo e definição de indicadores para compreender em quais bases educativas foi constituído o programa. Como resultados foram constatados que, o Programa foi de grande importância para a formação dos trabalhadores de Limpeza Urbana de Salvador, o estabelecimento da parceria entre as empresas de limpeza e o SESI/BA garantiu o direito à educação desses trabalhadores; fortaleceu a identidade do trabalhador de limpeza urbana com respeito às particularidades de sua atividade profissional e vida pessoal; a formação humana e a qualificação profissional foram compreendidas como melhoria das condições de vida pelo trabalho. Ainda como resultado da pesquisa foi elaborado um projeto com proposições de melhoria para a Educação de Jovens e Adultos para as empresas de Limpeza Urbana de Salvador.
- ItemFormação continuada e em serviço de professores da educação de jovens e adultos: a experiência do Centro Estadual De Educação Magalhães Neto – Salvador-BA(2017) Santos, Lúcia Santos; Pereira, Antônio; Barreto, Denise Aparecida Brito; Conceição, Ana Paula; Abreu, Roberta Melo de Andrade; Aquino, Maria SacramentoEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, insere-se no campo de Formação Continuada Docente. Intitulada Formação Continuada e em Serviço de Professores da Educação de Jovens e Adultos: A experiência do Centro Estadual de Educação Magalhães Neto – Salvador/BA, esta pesquisa apresenta a seguinte questão norteadora: De que forma se desenvolve a formação continuada e em serviço dos docentes da EJA no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, como essa formação reverbera na prática desses docentes e o que eles pensam sobre isso? Desse modo, este estudo tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a formação continuada e em serviço dos professores da EJA do Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, localizado no município de Salvador-BA. Definimos como objetivos específicos: descrever o processo formativo que ocorre no CEA, analisando as mensagens dos professores em torno dessa formação a fim de entender como essa tem reverberado na práxis pedagógica dos docentes de EJA; delinear as ações efetivadas pela SEC-BA para atender à demanda da formação de professores; e identificar as dificuldades e impedimentos para a realização de ações formativas. O processo investigativo se pautou na abordagem qualitativa pelo método do estudo de caso. Para tanto, os procedimentos metodológicos usados foram levantamento bibliográfico e documental, questionários e entrevista a educadores, coordenador e diretor da unidade e Coordenação de Jovens e Adultos – SEC-BA. O arcabouço teórico utilizado para referendar esses estudos contou com as obras de Arroyo (2006), Barros (2011), Fávero (2006), Freire (1996; 1992; 2000; 1997; 1993; 2015), Gatti (2010), Lüdke e André (2014), Oliveira (2007), Paiva (2011), Pimenta (2002), Soares (2001), Tardif (2003), dentre outros. Ao longo desse estudo, buscamos apresentar um panorama da EJA no Brasil; a legislação que trata da formação de professores, especialmente da EJA; o conceito de formação continuada e em serviço em uma perspectiva humana, profissional e ética; os paradigmas contemporâneos de formação do professor, relacionandoos com a EJA. Nesta perspectiva, a pesquisa constatou que não existe uma seleção específica para ocupar as vagas de professores da EJA, tampouco um programa de formação de professores da EJA implicado no estudo das singularidades da modalidade. Destacamos também o descompasso entre as determinações legais e a atuação da SEC-BA, seja por limitações ou outras questões. Acreditamos que a melhoria da qualidade da educação perpassa pela formação dos professores e que a implicação dos órgãos competentes só tem a possibilitar o alcance desse objetivo. Nesse sentido, desenhamos uma proposta de intervenção de professores da EJA a ser apresentada à SEC-BA como produto dessa pesquisa, a fim de contribuir com o campo de formação de professores da EJA. Afinal, os jovens, adultos e idosos – cidadãos brasileiros – fazem parte do coletivo de sujeitos da sociedade do Brasil.
- ItemHistória oral de mulheres em cooperativas: o processo de empoderamento pela educação social na educação de jovens e adultos(2019) Santos, Graciela Regines de Paula Nascimento; Pereira, Antônio; Paiva, Jacyara; Nunes, Ana Lúcia; Moraes, Cândida Andrade deO tema central desta pesquisa trata sobre a História Oral de Mulheres Em Cooperativas: O Processo de Empoderamento Pela Educação Social na Educação de Jovens e Adultos e surgiu da minha experiência profissional com a Economia Solidária, no período em que trabalhei na Superintendência de Economia Solidária durante os anos de 2009 a 2017. Este trabalho se mostra de relevância social ao abordar as experiências de mulheres em cooperativa, que desempenham um papel singular ao contar sobre as suas histórias de vida e sobre as experiências advindas do trabalho cooperado. Para desenvolver esta pesquisa foi feita a seguinte questão de investigação, a saber: o processo de mediação da educação social, escolarização e o trabalho que foi vivido pelas mulheres das cooperativas oportunizou uma consciência de empoderamento? Tal questão será analisada com as cooperadas atuantes no movimento de Economia Solidária de Salvador, a partir de suas histórias orais de vida temática. Desse modo, o objetivo geral foi compreender através das histórias orais de vida de mulheres cooperativadas, de que forma a Educação Social na EJA promoveu o empoderamento dessas mulheres, explicando, nesse contexto, a escolarização, o trabalho, a prática de educação social e EJA. Os objetivos específicos foram analisar as histórias de vida de mulheres das cooperativas; perceber se ocorreu um processo de empoderamento e compreender o processo de escolarização, da educação social na EJA e o trabalho das cooperadas. Para fundamentação teórica apresentam-se no campo da educação e EJA em Freire (1979), Arroyo (2005), Haddad; Di Pierro (2000). No campo do empoderamento feminino, Davis (2016), Ribeiro (2017), Baquero (2012), Sandenberg (2006) e Romano(2002). Sobre as relações de gênero, recorreu-se às autoras Louro (1995;1997), Scott (1989), Rosembergue (2001) e, no âmbito da educação social, às contribuições de Pereira (2013), Paiva (2011), Machado (2010) e outros. Os resultados gerais indicam que o processo de escolarização foi importante para mulheres envolvidas na pesquisa, a partir do momento que reconhecem o papel da educação como fundamental para transformação social. A partir das narrativas, foi possível registrar resquícios das opressões sofridas pela questão gênero e do machismo estruturado pela sociedade. De forma positiva, percebeu-se a valorização do trabalho como processo de mudança social e de empoderamento feminino.
- ItemA Lei n°10.639/03 e as questões étnico-raciais no currículo do centro territorial de educação profissional do sertão produtivo – Caetité/BA: um estudo no curso técnico em secretariado – PROEJA(2016-12-02) Pimentel, Celeste Aparecida; Pereira, Antônio; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Costa, Graça dos Santos; Santos, Hélio de Souza; Aquino, Maria SacramentoEsta dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual do Estado da Bahia – UNEB insere-se no campo do currículo e das questões étnico-raciais. Objetiva compreender a institucionalidade da Lei nº 10.639/03 no currículo do CETEP, analisando de que modo professores/as e estudantes percebem o desenvolvimento da temática das relações étnico-raciais afro-brasileira, a construção da identidade do negro e o racismo no espaço escolar. Partindo-se desta problemática, procurou-se aprofundar elementos teóricos voltados aos estudos das relações étnico-raciais; analisando e sistematizando documentos da legislação brasileira e organizativos do CETEP relativo às relações étnico-raciais e PROEJA; e investigar as dimensões presentes ou não no contexto de documentos organizativos do CETEP e nos discursos de professores/as e estudantes identificando os conteúdos e as abordagens acerca das questões étnico-raciais do povo afro-brasileiro no contexto do curso técnico em Secretariado do PROEJA- CETEP – Sertão Produtivo. Dessa forma, a pesquisa centra-se em analisar como vem se constituindo no currículo praticado do CETEP – Sertão Produtivo, curso Técnico em Secretariado - PROEJA o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em cumprimento a Lei nº 10.639/03? Como são trabalhadas, pedagogicamente, as questões de identidade do povo negro e de racismo nessa escola? Como os estudantes e professores/as percebem o cumprimento dessa Lei, na construção da identidade do negro e do racismo na escola? A pesquisa traz como suporte teórico Munanga (1994), Hélio Santos (2001), (Freire 1982, 1993, 1999) Valente (1995), Tonet (2005), Laffin (2012) Sacristán (2000) e Garcia (2007). Quanto à metodologia é do tipo estudo de caso, baseado Ludke e André (2012), Oliveira (2002), Bogdan e Biklen (1994), Franco (2005) Yin (2001) e Trivinõs (1987), dentre outros. Contou com a participação de 14 estudantes devidamente matriculados no curso técnico em secretariado modulo III e 08 professores/as que atuam na referida turma, sendo que houve a participação de 43 professores/as durante a Jornada Pedagógica em que intervimos nesses momentos com a temática étnico-racial, mesmo a pesquisa focalizando apenas os 08 professores/as do curso técnico em secretariado, optamos em aplicar um questionário com os 43 docentes, com o objetivo de entender suas percepções da Lei nº 10.639/03 de maneira que nos dessem subsídios para melhor compreender a nossa amostra. Aplicamos como técnica a analise de conteúdo do currículo da escola, a observação das aulas dos docentes, o questionário com os professores, o grupo focal com os estudantes e uma intervenção formativa com os docentes e estudantes previamente planejada. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise dos Conteúdos Bardin (2004). Os resultados gerais foram: que a Lei nº 10.639/03 não é observada no currículo escrito do CETEP, pois não encontramos a concretização dos Art. 26 alínea A e Art. 79 alínea A e B da citada Lei, como consequência o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana fica aquém do necessário. Em relação ao currículo praticado, a observação da práxis pedagógica nos permite afirmar que existe uma priorização dos conteúdos do núcleo comum e específicos e uma invisibilidade aos conteúdos referentes às questões étnico-raciais. Concluímos que existe uma complexidade para adequar a Lei nº 10.639/03 ao currículo praticado no CETEP – do Sertão Produtivo.
- ItemA profissionalidade dos educadores e educadoras de medida de internação da socioeducação: uma pesquisa-formação na comunidade de atendimento socioeducativo (CASE) – Salvador(2022-02-04) Barboza, Adriana Santos; Pereira, Antônio; Amorim, Ivonete Barreto de; Andrade, Fábio Santos deA pesquisa analisou a profissionalidade dos educadores e educadoras de medida de internação da socioeducação. Teve por objetivo geral compreender a profissionalidade do educador e educadora de medida socioeducativa a partir da pesquisa-formação interventiva, na intenção de potencializar a prática profissional, atendendo às novas demandas da socioeducação. A questão de pesquisa que deu origem a este estudo foi: de que maneira os educadores e educadoras de medida socioeducativa da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) – Salvador percebem a sua profissionalidade diante das novas demandas da socioeducação? A partir da necessidade de encontrar respostas para essa questão, definimos os seguintes objetivos específicos: descrever e analisar as narrativas, reflexões, discursos dos educadores e educadoras sobre sua profissionalidade no contexto da socioeducação; e identificar as relações entre os saberes de formação e experiências no contexto da sua prática. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por intermédio da metodologia da pesquisa-formação com o dispositivo de pesquisa “grupos reflexivos de mediação biográfica – GRMB”, desenvolvido no lócus de pesquisa “Case Salvador”. Os sujeitos colaboradores da pesquisa foram: educadores(as) de medida que atuam pedagogicamente no atendimento aos adolescentes e jovens em privação de liberdade. Da análise emergiram alguns resultados: a) ampliação da consciência crítica dos educadores de medidas, possibilitando-lhes uma autopercepção de que são sujeitos de um fazer educativo e social importante e necessário para a promoção da cidadania dos adolescentes e jovens da socioeducação; b) expansão da compreensão do trabalho socioeducativo e, por conseguinte, um trabalho coletivo de educadores e educadoras, de fortalecimento de vínculos afetivos e construção de novas identidades profissionais; c) colaboração para um retorno reflexivo sobre o que já é desenvolvido como prática profissional, sobre o que pode ser realizado nesse trabalho, repensar atitudes e valores coletivos na socioeducação. A pesquisa também mostrou que a profissionalidade do educador(a) está em construção, a partir de um intenso processo conscientizador do ser educador e educadora de adolescentes em privação de liberdade, considerando a formação potencializadora da sua atividade, apoiando-se uns nos outros como aprendizes; e, no coletivo, a perspectiva da amorosidade, e, no adolescente, os protagonistas na construção de uma sociedade mais humana e igualitária.
- ItemRessignificando a África e a cultura afro-brasileira uma pesquisa de intervenção na EJA no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto(2019-11-04) Santos, Nitevaldo Eloi dos; Pereira, Antônio; Correia, Patrícia Carla da Hora; Barreto, Maria Railda Nery; Santos, Jocenildes ZacariasEsta dissertação resulta da pesquisa apresentada ao Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA, da Universidade Estadual do Estado Bahia. Como eixo norteador, o trabalho baseou-se na seguinte questão: qual é a percepção dos alunos da EJA, Tempo de Aprender II, do Centro Estadual de Educação Magalhaes Netto – CEA sobre a África, sua história e cultura afro-brasileira? Como percebem o racismo e o preconceito em seu cotidiano? E de que maneira sua participação em oficinas pedagógicas descolonizadora pode ressignificar essas percepções? Acrescida do objetivo geral: compreender a concepção que os estudantes desta modalidade têm sobre a África sua história e a cultura afro-brasileira, intervindo com uma formação sobre o estudo desse continente e suas relações com a história da cultura afro-brasileira. O projeto foi realizado com uma turma, sala com 14 estudantes, da EJA, Modalidade Tempo de Aprender II (E. M.), da instituição acima mencionada. Foram inicialmente investigados, as concepções e conhecimentos prévios, dos estudantes, sobre a África e da cultura afro-brasileira, após esse processo, foram selecionados, juntamente com os alunos, temas relacionados às demandas apresentadas, em seguida foram preparadas oficinas pedagógicas realizadas num período de seis encontros consecutivos. Foram abordados estudos relacionados à História da África e a existência do preconceito sobre a mesma, a Lei 10.639/03, os conceitos de racismo, preconceito, democracia racial foram tratados à luz de leituras de textos, a exibição de documentários e curtas, poemas e músicas, e produção de atividades escritas com os educandos. Os procedimentos metodológicos aplicados foi a pesquisa de intervenção, escolhido por permitir que o pesquisador compartilhe com os sujeitos da pesquisa, das etapas da investigação. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: questionários aplicados aos discentes, diário reflexivo do pesquisador/observador; oficinas pedagógicas e a escrita da autoavaliação dos alunos. O desfecho das atividades atingiu o objetivo desejado. Os alunos que antes tinham uma visão negativa e estereotipada de uma África selvagem, cheia de miséria, doenças, guerras, negros, amplificados e moldados por uma educação colonizadora e também pela mídia, se surpreenderam com uma África com grandes construções urbana, com tantas personalidades famosas, Prêmios Nobel da Paz, atores/atrizes, músicos, escritores, modelos, negros e brancos africanos com destacados sucessos internacionais, assim como gente simples e comuns, como as que vivem em nossas cidades e constroem as suas/nossas histórias. As mudanças de concepções que repercutiram entre alunos através das respostas escritas e apresentadas em sala, foram visíveis. Resultados que faz recomendar esse tipo de trabalho pedagógico a todos os professores da Educação Básica, incluindo, e principalmente, os alunos da EJA.
- ItemOs sentidos da escola e da educação em prisões para os presos do pavilhão IV da Penitênciaria Lemos Brito: um estudo de intervenção pedagógica(2019-11-11) Santos, Alcimar Meirelles dos; Pereira, Antônio; Correia, Patrícia Carla da Hora; Sá, Maria Rosalli Gomes de Brito de; Moraes, Cândida Andrade deEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual do Estado da Bahia (UNEB), tratou sobre o atendimento educativo de pessoas presas no sistema prisional baiano, apresentando como título: “Os sentidos da escola e da educação em prisões para os presos do pavilhão IV da Penitenciária Lemos Brito: um estudo de intervenção pedagógica” A presente pesquisa apresenta como questões de investigação: “qual o sentido da escola, da educação e educação em prisões para os presos do Pavilhão IV que ainda não ingressaram no processo de escolarização da Penitenciaria Lemos Brito?” “Por que esses presos não participam do processo de escolarização?” e “de que maneira uma intervenção formativa pode ampliar a conscientização dos presos de que a educação é um direito, e de que, portanto, sua participação nesse processo é também condição de reintegração social?” O objetivo geral foi: “compreender os sentidos da escola, da educação e da educação em prisões para os presos, bem como os motivos de sua não inserção no processo de escolarização da Penitenciaria Lemos Brito”. Para seu alcance delineamos os objetivos específicos, os quais foram: “analisar os discursos dos presos do Pavilhão IV sobre a escola, a educação e a educação em prisões, bem como os motivos de sua não participação no processo de escolarização da Penitenciaria Lemos Brito”; “Intervir com oficinas pedagógicas formativas para ampliar a conscientização dos presos sobre a educação e, ao mesmo tempo, que incentive a sua participação no processo de escolarização da Penitenciária”. Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa, que utilizou como técnicas de investigação a entrevista e a observação. Os resultados da pesquisa mostram que os presos do pavilhão IV da Penitenciária Lemos Brito atribuem uma significância à escola e à educação, porém conferem ao trabalho e as condições socioeconômicas o principal motivo da desistência ou impossibilidade de continuação dos estudos. Conhecem a educação fornecida na Penitenciária e as formas de acesso, contudo creditam a possibilidade dos estudos à remição de pena, que, para a maioria, é o principal fator de estímulo para a procura dos estudos na prisão. Os resultados da intervenção pedagógica apontam que, a partir das oficinas educativas realizadas, houve uma gradativa mudança de concepção acerca do valor social atribuído à educação pelos presos participantes. Demostram também que as oficinas pedagógicas proporcionaram uma mudança de entendimento acerca da educação permeada no sentido da remição de pena, despertando o interesse dos presos pelos benefícios oriundos da educação que contribuirão para quando se tornarem egressos do sistema prisional. A construção do conhecimento desdobrada através das oficinas promoveu reflexões diferenciadas entre os presos, gerando um debate em comum giraram em torno dos benefícios que a educação poderia produzir, independente de remição da pena.