Navegando por Autor "Pereira, Ana Lúcia Nunes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise crítica de um curso de graduação do programa universidade aberta do Brasil em um município do Amazonas: uma abordagem para uma modalidade rural/ ribeirinha(2022-02-28) Gomes, Eduardo de Castro; Lima Junior, Arnaud Soares de ; Silva Neto, Alicio Rodrigues da; Freitas, Eliane Batista de Lima; Pereira, Ana Lúcia Nunes; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese apresenta uma análise crítica sobre o modelo de Educação a Distância para rurais/ribeirinhos do interior do Estado do Amazonas, tendo como recorte um Curso de Graduação do Programa Universidade Aberta do Brasil, a partir do locus dos alunos, com o levantamento de indicadores para a proposta de um Curso Piloto Experimental de Graduação, em uma área de conhecimento mais próxima da realidade/necessidade dos moradores de tal região. A análise se faz no município de Itacoatiara (AM), sob a visão de Arnaud Soares de Lima Junior a respeito da Educação na Contemporaneidade e da Educação como não Ciência, e sob a ótica Freiriana a respeito do homem-sujeito, em comparação com o que se depreende de EaD nos documentos oficiais e institucionais. A questão que se visa responder é: a educação superior a distância, no interior amazonense é adequada à realidade dos moradores de contextos extremamente distintos dos grandes centros? Em um aspecto mais geral, a pesquisa visa contribuir no entendimento de que é necessário um conhecimento mais aprofundado das especificidades dos sujeitos em seu contexto, antes de se elaborar um curso a distância e espraia-lo aceleradamente dos centros urbanos às localidades mais diferenciadas, mais afastadas destes centros, com o mesmo projeto pedagógico, mesma política de financiamento e um mesmo entendimento sobre a noção de EaD para realidades tão distintas. É uma proposta com o fim de contribuir com a Educação Superior para os ribeirinhos, pois trata-se de um trabalho que evidencia o sujeito local e a realidade de seu contexto.
- ItemCoordenação pedagógica: subsídios para atualização da função(2020-10-26) Lima, Joara Porto de Avelar; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Assis, Alessandra Santos de; Fialho, Francisco Antonio Pereira; Pereira, Ana Lúcia NunesEsta pesquisa investigou as possibilidades de reorganização da função Coordenação Pedagógica com um grupo de educadores que atuam no lócus dessa investigação, em uma escola pública, da Rede Estadual de Educação, no Estado da Bahia, especificamente na região do Núcleo Territorial de Educação 26, no município de São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, sobretudo no distrito de Mataripe, comunidade do Caípe onde a Escola está localizada. Foi adotado o Estudo de Caso participante como Metodologia de Pesquisa, por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, entendendo o dinamismo do objeto estudado, mas também as relações e ações que configuram o cotidiano da rotina escolar, da ação pedagógica da função e suas variáveis. Inicialmente a pesquisa apresenta uma introdução que contextualiza minha itinerância acadêmica e profissional, bem como mostra a relação da temática da pesquisa com essas vivências. Os objetivos que nortearam essa pesquisa foram – objetivo geral: Compreender as novas condições em que se dá a Coordenação Pedagógica no contexto das transformações da Sociedade do Conhecimento, contribuindo para uma possível atualização da função na Escola. Além do citado foram organizados os objetivos específicos que visam: Aprofundar criticamente a compreensão acerca da Coordenação Pedagógica no contexto da Sociedade do Conhecimento; a) Entender as bases epistemológicas da Sociedade do Conhecimento e constitui-las como contribuições teóricas para uma possível ressignificação da função do Coordenador Pedagógico; b) Explicitar a compreensão do Coordenador Pedagógico como um Curriculista, Difusor Social do Conhecimento. c) Organizar uma experiência piloto, como contribuição teórico-prática para a Formação do Coordenador Pedagógico. Foi feito também um breve levantamento histórico sobre a origem e transição da função aqui estudada, desde a Supervisão Escolar até a atual Coordenação Pedagógica considerando as particularidades do Estado onde a pesquisa foi realizada. Além disso, consta na investigação uma explanação sobre a relação Modo de Produção, Sociedade e Educação enfatizando a importância da Coordenação Pedagógica enquanto um canal de difusão do conhecimento na escola. O processo formativo do Coordenador Pedagógico, bem como suas fragilidades também foi abordado nessa pesquisa e ao final do trabalho, apresento o resultado da Experiência Piloto formativa que deu subsídios para a compreensão da possibilidade de uma ressignificação da Coordenação Pedagógica, pois a mesma apresenta o Coordenador Pedagógico enquanto o Curriculista ou gestor do conhecimento na Escola. Concluí a pesquisa com as Considerações Finais que tratam das apropriações e conclusões feitas a partir da investigação, além de mostrar os achados que podem contribuir para a formação continuada em serviço dos educadores, em especial Coordenadores Pedagógicos que tiverem acesso a essa tese.
- ItemEducaçâo popular e contemporaneidade: caminhos, desafios e possibilidades(2009-08-27) Pereira, Ana Lúcia Nunes; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Gonçalves, Luíz Gonzaga; Fernandes, Eduardo José NunesNeste estudo, parte-se de reflexões sobre a nova revolução técnicocientífica que traz em seu bojo uma profunda mudança ao abranger não apenas a esfera tecnológica, mas toda a esfera da vida social e política, bem como por interferir nas relações sociais do trabalho, que vêm sofrendo transformações profundas. Diante de tais fatos e visando uma discussão sobre a educação popular (EP) neste novo contexto, desenvolvem-se análises das possibilidades que apontam para a educação popular frente a essas novas lutas localizadas na sociedade contemporânea. Utiliza-se como estratégia metodológica um estudo teórico, que permite colocar em diálogo diferentes teóricos e destaca-se como interlocutor privilegiado Paulo Freire. Assim sendo, apresenta-se, inicialmente, um pequeno memorial no qual se entrelaça a história da EP com os caminhos percorridos pela pesquisadora, ao mesmo tempo tecem-se considerações que justificam a escolha do tema. Em seguida, aborda-se o conceito de Educação Popular estruturada a partir de concepções de vida e histórias construídas pelas classes populares e relacionadas às mudanças e transformações da sociedade. Descreve-se ainda a história da EP no Brasil com vistas a desvelar seu percurso e seus novos desdobramentos e apontar a relação existente entre o trabalho e seus processos formativos. Como síntese propositiva para os caminhos que justificam a vigência da educação popular, relacionam-se três questões cruciais: a reinvenção da utopia e da esperança; a possibilidade de uma episteme do popular; e a reordenação de outros mundos de trabalho. Nas considerações finais, indica-se a formação do educador como elemento fundamental para concretização de novas propostas educativas que despontam no contexto da educação popular na contemporaneidade.