Navegando por Autor "Pereira, Aliger dos Santos"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCartografia turística: uma análise do mapa do Centro Histórico da cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-26) Peretti , Juliane Natal; Oliveira , Neivinara; Pereira, Aliger dos Santos; Silva, Emília Maria Salvador; Fernandes, Rosali BragasO tema dessa pesquisa é a análise da qualidade da informação cartográfica do mapa do Centro Histórico da cidade de Salvador disponibilizado pelos Postos de Informações Turísticas (PITs) da BAHIATURSA. A pergunta da pesquisa foi: até que ponto, o mapa do Centro Histórico contém informações de qualidade para o turista? A hipótese para o problema apresentado nesse trabalho é que as informações contidas nos mapas do Centro Histórico fornecidos pelos Postos de Informações Turísticas da BAHIATURSA não são informações de qualidade. O objetivo geral é o de avaliar a qualidade das informações cartográficas do mapa do Centro Histórico disponibilizado nos PITs da BAHIATURSA. A metodologia da pesquisa inclui o levantamento de dados bibliográficos e a pesquisa de campo, através da aplicação de questionários a turistas que utilizaram o mapa do Centro Histórico, e a observação sistemática não participante dos atendimentos nos Postos de Informações Turísticas da BAHIATURSA. Conclui–se que os turistas consideram as informações apresentadas no mapa do Centro Histórico disponibilizado pela BAHIATURSA de qualidade, mesmo o mapa apresentando falhas e erros dentro dos procedimentos cartográficos. Com relação aos atendimentos observados foi possível identificar a falta de padronização nas rotinas de atendimentos, ainda assim os turistas afirmaram que os atendimentos e as informações são de qualidade.
- ItemClusters de Veículo em Salvador: Geoprocessamento e Gestão de Negócio para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs)(2019) Pereira, Aliger dos SantosAs cidades brasileiras vivem atualmente grandes desafios em sua organização espacial. Entre os elementos estruturantes que desenham as cidades, encontram-se redes de comércio que se organizam oficial ou espontaneamente ao longo de suas vias. Essa organização gera proximidade e estruturação em rede de determinados tipos de comércio e/ou serviços. Podemos chamar essas redes de clusters.
- ItemEfeitos do programa de aceleração do crescimento (PAC) na economia baiana (2007-2010)(Eduneb, 2016-03) Pereira, Aliger dos SantosO Programa de Aceleração do Crescimento (PAC} é uma iniciativa do governo federal que contribui modestamente para o crescimento da economia baiana. Este livro aborda a contribuição do PAC para o crescimento econômico da Bahia entre 2007 e 2010 (PAC-1}, examinando os projetos de infraestrutura (logística, energética e social e urbana} que foram planejados e executados. Conclui-se que em média 76,93% das obras não foram realizadas, em virtude da interferência de alguns fatores que atrasaram (ou mesmo impediram} seu andamento, tais como desatenção às questões ambientais, a desistência de participação na licitação pelos entes privados, intervenção do TCU, greves do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit} e da construção civil, burocracia e lentidão dos processos, corrupção e desvios de verbas, falta de recursos, falta de qualificação e de perícia dos gestores envolvidos e interferência política no planejamento e na execução de obras de infraestrutura. O PAC não teve um real planejamento territorial, uma vez que os empreendimentos previstos são, em sua maioria, continuações de obras de governos passados, mirando apenas interesses econômicos e políticos e desprezando o cuidado com a preservação do ambiente.
- ItemEmpreender através da segmentação de mercado: o caso da Felicity Viagens e Turismo(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-05) Nascimento, Isabela Valadares da Silva; Silva, Marina Leão Costa da; Bandeira, Ariadna da Silva; Pereira, Aliger dos Santos; Silva, Emilia Maria SalvadorA atividade turística pode ser segmentada tanto pela oferta quanto pela demanda, sendo esta a mais recente tendência no mercado. Dentro desta perspectiva, os empresários do trade turístico têm buscado se especializar em determinados grupos sociais, sendo esta uma forma de fidelizar o cliente e assim manter o seu negócio no mercado. Por este ângulo, esta pesquisa estudou a segmentação de mercado pela demanda no turismo, cujo objetivo específico foi analisar os elementos que possibilitaram a criação da Felicity Viagens e Turismo – uma agência de viagens voltada para o público batista. Para a coleta de informações, foi utilizada, por exemplo, a pesquisa bibliográfica e de campo, com a realização de entrevistas com representantes de órgãos institucionais – Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Sindicato das Empresas de Turismo (SINDETUR) -, representante da Igreja Batista, proprietários da agência de viagens em estudo, além de questionários aplicados com os clientes assíduos da mesma. Assim, a partir deste estudo foi evidenciada uma forma de empreendedorismo em um mercado saturado, bem como os elementos que possibilitaram a criação da Felicity Viagens e Turismo, além de explanar características de seus clientes.
- ItemHospitalidade e hotelaria hospitalar: estudo de caso do Hospital São Rafael em Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-18) Araújo , Ana Paula da Cruz; Xavier , Naiara Corôa; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Reis, Rosana Santana dos; Pereira, Aliger dos SantosA hospitalidade é uma prática que se faz presente desde tempos remotos em diversas instituições, a exemplo da hotelaria. A partir da década de 1980, ganha força um novo conceito de hotelaria dentro de ambientes de cuidados à saúde: a hotelaria hospitalar. O estudo proposto traz como tema a análise da Gerência de Hospitalidade do Hospital São Rafael em Salvador/BA e a possível relação entre os princípios da hospitalidade aplicados pela mesma e as características da hotelaria hospitalar. Parte-se da necessidade de responder ao seguinte questionamento: em que medida a Gerência de Hospitalidade do Hospital São Rafael aplica os princípios da hospitalidade, e como estes se relacionam com as características da hotelaria hospitalar? Portanto, tem-se como objetivo geral analisar a Gerência de Hospitalidade do Hospital São Rafael em Salvador/BA e a possível relação entre os princípios da hospitalidade aplicados pela mesma e as características da hotelaria hospitalar. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e documental, assim como visitas técnicas nas quais foram realizadas entrevistas e observações de campo. Considera-se que a aplicação dos princípios da hospitalidade e das características da hotelaria hospitalar nas instituições hospitalares, tanto privadas quanto públicas, pode contribuir para o processo de cura dos pacientes e um melhor atendimento dos usuários/clientes de saúde. Entretanto, existe a necessidade do desenvolvimento de novos estudos nesta área, assim como de uma maior atenção por parte dos estudantes de Turismo e Hotelaria da Universidade do Estado da Bahia e de outras instituições, como também dos profissionais atuantes, a fim de que este recente nicho do setor hoteleiro possa se desenvolver, oferecendo aos seus usuários/clientes serviços cada vez mais humanos.
- ItemInteligência competitiva: micro, pequenas e médias empresas Salvador (Brasil) e Bragança (Portugal)(UNEB, 2024-10-01) Pereira, Aliger dos SantosEste livro visa trazer os resultados obtidos em uma pesquisa conjunta entre o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que aplicou a metodologia da inteligência competitiva (IC), com o uso do geoprocessamento e do georreferenciamento, em algumas atividades empresariais de comércio e de serviço de micro, pequenas e médias empresas na cidade de Bragança (Portugal) e em três bairros da cidade de Salvador (Bahia, Brasil), a partir da seguinte problemática: o que foi modificado nessas atividades quando analisadas as micro, pequenas e médias empresas dessas duas cidades antes (ano de 2020) e após a pandemia (ano de 2023)? O objetivo geral é comparar, por meio de mapas, como estavam essas atividades empresariais de comércio e de serviço relacionadas a micro, pequenas e médias empresas na cidade de Bragança (Portugal) e em três bairros da cidade de Salvador no ano de 2020 (antes da pandemia) e no ano de 2023 (após a pandemia). Ao fim, percebe-se a importância da IC para a elaboração de um diagnóstico empresarial com o uso da análise de SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats) das quatro localidades. A cidade de Bragança teve índices de sobrevivência empresarial melhores do que os três bairros de Salvador. Entretanto, é necessário melhorar a questão da acessibilidade, do uso de aplicativos e redes sociais para as localidades estudadas no Brasil e em Portugal. A análise teve maior foco na área de administração, mas é necessário que outros ramos avaliem os mapas e as redes de conexões das empresas por tipo de atividade organizacional de cada cluster para gerar novas visões que possam auxiliar as políticas públicas de cunho local, pois a IC possui aplicação inter e transdisciplinar. Todas as quatro localidades se destacaram em algum índice, de modo que não é possível fazer uma hierarquia do local que teve as melhores condições pós-pandemia.
- ItemO perfil profissional dos recepcionistas em hotéis de negócios na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-17) Mascarenhas, Carina; Campos, Emanuela; Brandão, Jailson Braga; Pereira, Aliger dos Santos; Reis, Rosana Santana dosEste é um trabalho de conclusão do curso de Turismo, cujo objetivo foi traçar o perfil profissional dos recepcionistas em hotéis de negócios na cidade de Salvador. Para isso, foram propostos alguns objetivos específicos, tais como: identificar as atividades exercidas pelos recepcionistas; compreender quais os critérios de seleção de recepcionistas de hotéis; verificar com que frequência o setor de RH realiza o treinamento e desenvolvimento dos recepcionistas. Este trabalho permitiu observar como os hotéis exigem o perfil de seus profissionais, se dão ou não condições de crescimento pessoal e profissional aos funcionários. A qualificação humana é um fator importante na prestação de serviços hoteleiros, até porque a qualidade dos bens e serviços depende da atuação das pessoas, seja individualmente ou em grupo. Trata-se de um trabalho descritivo, cuja metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, bibliográfica, com auxílio da pesquisa de campo. Os resultados propostos foram concluídos com a aplicação de entrevistas no setor de recursos humanos em 10% dos hotéis de negócios em Salvador. Conclui-se que a qualidade do serviço depende do perfil profissional do recepcionista hoteleiro aliada ao bom atendimento, sendo considerada crucial nos empreendimentos hoteleiros. Esta qualidade nos serviços vai depender do investimento da empresa no elemento humano. E o perfil profissional da função vai além do processo de recrutamento e seleção, pois recruta pessoas de diversas áreas do saber e o exercer da profissão que vai determinar se o candidato escolhido tem o perfil profissional ideal para o cargo.
- ItemO turismo em Amargosa: possibilidades de novos produtos turísticos(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Silva, Alonso Barbosa da; Costa , Felipe Ferreira; Lima, Carmen Lúcia Castro; Pereira, Aliger dos Santos; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho analisa a festa do São João de Amargosa-Ba no ano de 2015, entendendo o turismo local como base, bem como avaliando sua sustentabilidade e possibilidade de diversificação. Para alcançar este objetivo foi necessário investigar como o turismo cultural e das festas populares se relaciona com a economia, destacando sua importância dentro da comunidade, avaliando como o turismo esta inserido na cidade e observando o impacto da festa de São João sobre a cidade e sua sustentabilidade na localidade. Assim, objetivou-se verificar como o evento junino está inserido na cidade de Amargosa e analisando os pontos críticos do modelo de turismo e suas possibilidades de diversificação na cidade. A pesquisa é de abordagem qualitativa e fundamentada por metodologia do tipo etnográfica, privilegiando como instrumentos a amostra intencional não probabilística e entrevistas semiestruturadas. Os resultados das análises apontam que o turismo na cidade é realizado tendo apenas o seguimento cultural como atrativo, que é efetivado através da realização do evento da festa de São João. Almeja-se com os resultados apresentados a possibilidade de se criar estratégias de diversificação do turismo na cidade, sendo que o município possui patrimônio cultural e natural com potencial de atratividade turística. Um dos principais resultados obtidos foi a observação que o município de Amargosa-BA possui especificações necessárias para segmentação da atividade turística.
- ItemA Ouvidoria como Agente de Interlocução nas Universidades Públicas e Privadas(2017-09-15) Oliveira, Thaís Deiró Urpia Lasse; Hetkowski, Tânia Maria; Pereira, Aliger dos Santos; Benevides, Tânia Moura; Souza, Constância Maria Borges; Pimenta, Lidia BoaventuraO presente trabalho tem por objetivo é analisar o papel das ouvidorias, no contexto universitário, através das estratégias de atuação adotadas pelas Instituições de Ensino Superior para o fortalecimento da cidadania e aperfeiçoamento democrático, em instituições públicas e privadas, destacando elementos que auxiliem na potencialidade à melhoria e qualidade dos serviços oferecidos, mobilizando a adoção de métodos e técnicas mais eficazes de planejamento estratégico destas instituições. Para tanto faremos uso também de objetivos específicos como compreender a missão e os processos formativos educacionais da Universidade às comunidades, contextualizando os canais de comunicação entre sujeitos universitários; pesquisar a função e o papel do Setor de Ouvidoria de duas Universidades de Salvador, a partir dos conteúdos dirimidos pelos sujeitos da comunidade acadêmica; investigar a relação Universidade x Ouvidoria e verificar como se estabelece o diálogo entre esse setor e a comunidade universitária e os mecanismos para ampliação dos canais de comunicação; compreender como a ouvidoria pode ser um instrumento de gestão em uma Instituição de Ensino Superior. As Ouvidorias são agentes de interlocução entre o cidadão e as instituições de ensino, pautando-se nos princípios constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, atuando como instrumento de participação na gestão democrática e como representantes legítimas dos interesses destes, portanto um lócus privilegiado para o exercício da democracia participativa, conquista da cidadania e controle social. O estudo de abordagem qualitativa é de caráter exploratório. Na coleta de dados, utiliza-se análise documental e entrevistas semiestruturadas com os ouvidores. A interpretação dos dados será feita através da análise descritiva.
- ItemReceptivo turístico no carnaval de Salvador: o projeto guias e monitores(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Costa, Camila Pereira da; Lima, Vânia da Cruz Barradas; Silva, Emilia Maria Salvador; Pereira, Aliger dos Santos; Souza, Sofia Silva deO presente artigo teve por objetivo realizar um estudo do receptivo turístico do carnaval de Salvador através do Projeto Guias e Monitores no período de 2008 a 2016. A problemática da pesquisa consiste em questionar se O Projeto guias e Monitores é um fomentador do receptivo turístico de Salvador. O Projeto Guias e Monitores faz parte do receptivo turístico do Carnaval de Salvador e ele foi criado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia com o intuito de recepcionar turistas / foliões dando informações referentes ao Carnaval de Salvador, os atrativos turísticos da cidade e informações em geral que auxiliem na estada do turista, tais informações são dadas dentro e fora do circuito, contando com locais de apoio como aeroportos, hotéis e porto marítimo. De acordo com a tipologia da pesquisa foi utilizado o enfoque qualitativo. Quanto ao objeto de estudo, pode-se classificar este trabalho como uma pesquisa exploratória. No que se refere às técnicas de pesquisa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram efetuadas duas entrevistas com agentes da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR, além de questionários aplicados a um monitor do projeto, a guias de turismo e turistas / foliões. Das dez amostras da população que fizeram parte da pesquisa, ambas foram unânimes e homogêneas quanto à avaliação do projeto, o considerando benéfico para a imagem da cidade. Assim, a partir da coleta de dados foi possível identificar através da amostragem não probabilística por julgamento, que o Projeto Guias e Monitores contribui de forma positiva para a formação da imagem da capital baiana, sendo um potencial fomentador para o receptivo turístico.
- ItemTurismo de aventura: uma possibilidade de inserção deste segmento na cidade de Santo Amaro- Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2015-11-11) Lima, Cíntia dos Santos de; Santos, Tadeu Bello dos; Pereira, Aliger dos Santos; Silva, Emília Maria SalvadorO presente trabalho em forma de monografia procura tornar perceptível o Turismo de Aventura em Santo Amaro - BA, contextualizando-o e identificando seus potenciais e atrativos existentes, avaliando assim a possibilidade da inserção deste segmento e seus impactos na promoção do desenvolvimento local, visando o aproveitamento das práticas e atividades já desenvolvidas nas áreas naturais. Com este estudo se obterão as respostas necessárias para a percepção de quais os pontos positivos e negativos que o segmento do Turismo de Aventura trará para a cidade de Santo Amaro. A metodologia utilizada baseou-se de um estudo de caso, pesquisa bibliográfica, abordagem qualitativa e pesquisa de opinião, e as técnicas de pesquisa foram como fontes primárias a documentação direta com pesquisa de campo, e como fontes secundárias utilizou-se a pesquisa documental, com relatórios de pesquisa e pesquisa bibliográfica em bibliotecas e meios eletrônicos. A partir das entrevistas realizadas, opiniões e imagens apresentadas observa-se o leque de opções que o segmento disponibilizará para a cidade. Verificou-se ainda a existência da precariedade, o mau aproveitamento dos atrativos naturais e o abandono do turismo por parte dos órgãos responsáveis. Concluiu-se que a cidade necessita de um grande incentivo, propondo assim uma completa infraestrutura que possa viabilizar a inserção do segmento em Santo Amaro de maneira eficaz.