Navegando por Autor "Penha , Gracielia Novaes da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO uso de atividades lúdicas pelos docentes de língua inglesa nas 5ª séries do Colégio Gilberto Dias de Miranda(UNEB, 2008) Lima , Rita de Cássia Moreira de; Penha , Gracielia Novaes daCom o objetivo de identificar as concepções, as contribuições e o uso de atividades lúdicas por parte dos professores de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, mais especificamente na 5ª série, realizou-se um levantamento junto ao colégio Gilberto Dias de Miranda na cidade de Jacobina no Estado da Bahia. Sete professores que lecionavam a disciplina de Língua Inglesa nesta instituição responderam a um questionário, elaborado a partir de um estudo piloto que incluiu entrevistas com alguns docentes que não fizeram parte da amostragem. O número elevado de alunos por turmas e o receio a indisciplina dos alunos, a carga horária excessiva foram algumas das dificuldades levantadas pelo estudo para a utilização de metodologia lúdica no Ensino Fundamental, enquanto que as aulas mais dinâmicas, motivadoras que possibilitam maior integração dos alunos e fixação dos conteúdos foram algumas das contribuições percebidas pelos professores da amostra. A análise dos dados evidenciou uma relação direta entre número de contribuições que o docente acreditava ter o uso desse tipo de tarefa e, inversa, entre a idade e o número de contribuições percebidas. O número de dificuldades percebidas estava diretamente relacionado com a carga horária semanal. Dessa forma, acredita-se que a inclusão do lúdico e as discussões sobre o seu papel nas aulas de inglês na 5ª série poderiam propiciar situações que favoreceriam o uso destas atividades no ensino de linguas, possibilitando a expressão e a comunicação da lingua estudada de modo mais natural, dinâmica e, principalmente, prazerosa.