Navegando por Autor "Penha, Gracielia Novaes da"
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- ItemALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial(2020) Mendes, Naiane Rocha; Salvadori, Juliana Cristina; Andrade, Elciana Roque de Souza; Penha, Gracielia Novaes da; Gomes, Maria de Fátima Lantyer Belo Araújo; Bueno, Roberto RodriguesO presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “ALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial”, narra os percursos da minha trajetória acadêmica realizada no Departamento de Ciências Humanas (DCH-IV), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), rememorando os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados. Dentre os temas, destaca-se o ensino de língua estrangeira em diálogo com conceitos de comunicação, para além da fala, entrelaçado ao debate sobre inclusão educacional de pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contextos da escola regular. Assim, o presente trabalho está organizado em 5 capítulos: no primeiro capítulo, “Introdução”, partilha-se as vivências e caminhos que guiaram a autora como professora em formação e pesquisadora na graduação; no segundo capítulo, intitulado “Percursos Metodológicos” , apresenta-se os pressupostos que sustentam o desenvolvimento e escrita desse memorial; no terceiro capítulo, intitulado “A arte de ensinar: um passeio pelos bosques da educação” discorre-se sobre os estágios curriculares supervisionados e a sua importância na formação da identidade docente; no quarto capítulo, intitulado “A arte de pesquisar: Ações Afirmativas (PROAF)”, aponta-se como foi o percurso da autora como pesquisadora PROAF e as contribuições do Programa Afirmativa na formação do professor pesquisador; no quinto e último capítulo, intitulado “Considerações Finais” , apresenta-se um resumo mediante reflexão dos caminhos percorridos, pensando a minha formação docente como um caminho contínuo, em construção. Como referencial teórico utilizamos: Candau (2012), na perspectiva da educação na diversidade; Bersch (2017), sobre o conceito de Tecnologia Assistiva; Deliberato (2017), a respeito da Comunicação Alternativa e Ampliada como recurso para aquisição de competências comunicacionais; Figueiredo (2008), Pimentel (2012), para abordar formação de professores na perspectiva da educação inclusiva; Novóa (2017), sobre os possíveis caminhos para repensar a formação de professores; Lopes (2018), Zanolla (2012), sobre mediação, o papel do mediador e sua importância na escola regular inclusiva, entre outros.
- ItemCrenças na formação inicial de professores de língua inglesa: análise do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) no curso de Licenciatura, Letras Língua Inglesa da UNEB Seabra(2020) Oliveira, Larissa Teixeira de; Salvadori, Juliana Cristina; Juranda, José Carlos Félix; Penha, Gracielia Novaes daA pesquisa intitulada “Crenças na formação inicial de professores de língua inglesa: análise do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) no curso de Licenciatura, Letras Língua Inglesa da UNEB Seabra”, buscou identificar as crenças dos estudantes de Letras Língua Inglesa e suas Literaturas, professores em formação inicial, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à docência. Essa pesquisa caracteriza-se por sua natureza exploratória de abordagem qualitativa, tendo como objeto de investigação o impacto das crenças nas concepções sobre ensino de língua inglesa de professores em formação. A problemática dessa pesquisa configurou-se em entender como as crenças dos professores em formação do curso de Língua Inglesa interferem nas suas concepções sobre ensino de língua e como a formação inicial aliada ao PIBID impactam nessas concepções. Os objetivos são: identificar as crenças sobre ensino de língua inglesa dos professores em formação; refletir sobre como as crenças de professores em formação interferem em suas concepções sobre ensino de Língua inglesa e analisar como formação inicial aliada ao PIBID impactam nessas crenças. Para realização dessa pesquisa utilizamos revisão sistemática da literatura (RSL) para compreender como crenças e ensino de língua tem sido abordados na pós-graduação brasileira, análise documental do Projeto Pedagógico do curso de Letras Língua Inglesa e o Subprojeto do PIBID; survey disponibilizado no google forms. O survey foi elaborado em quatro categorias sendo elas: I- Ensino de Língua Inglesa; II- Formação Inicial para professores de Língua estrangeira; III- PIBID; IV- Atuação profissional com 34 perguntas. A análise de dados foi baseada na análise temática de conteúdo. Os participantes dessa pesquisa foram selecionados pelos seguintes critérios: 1- participante do PIBID de Letras Língua Inglesa pelo edital 07/2018; 2- matriculado no curso de Letras de Língua Inglesa; 3- Não vinculado a essa pesquisa e 4- aderente ao convite para participar. Dentre os resultados encontrados destacamos que para os participantes a formação inicial apresenta uma concepção positiva sobre o curso de Letras, Língua Inglesa, o papel do PIBID ainda é confundido com a disciplina de estágio supervisionado, as habilidades estão sendo substituídas por competências e o lúdico começa a ganhar espaço mesmo que a gramatica ainda continua valorizada.
- ItemImagem e Discurso: estudo de Imagens da Campanha Eleitoral Jacobinense em 2012(2014-12-15) Cruz, Joel de Jesus; Penha, Gracielia Novaes da; Nascimento, Thais; Barreto, IraídesO objetivo do presente trabalho monográfico é identificar como são constituídos os discursos políticos através das imagens veiculadas durante a campanha eleitoral nas eleições municipais de Jacobina em 2012. Para isso, foram escolhidas imagens estáticas de propagandas políticas produzidas pelos três candidatos a prefeito de Jacobina – Bahia em disputa eleitoral naquele ano: Amauri Teixeira, do PT, Rui Macedo, do PSDB, e Valdice Castro, do PP. Esse estudo possibilitou a identificação do uso discursivo das imagens em propagandas políticas eleitorais; analisar o modo como os discursos imagéticos são produzidos e reproduzidos; relacionar o discurso das imagens com o discurso dos textos verbais. O trabalho tem embasamento teórico em autores como: Joly (1996), Tasso (2008), Gomes (2008) para subsidiar a discussão em torno de imagem, além de Michel Foucault (1986), Eni Orlandi (1999, 2010), Fernandes (2008), entre outros, para compreensão de conceitos referentes a discurso. As analises discursivas das imagens estão fomentadas no aporte teórico – metodológico – arqueológico, proposto por Foucault (1986), baseado na descrição e interpretação. O texto divide-se em dois capítulos. No primeiro abordamos os temas Imagem e Discurso. No segundo fizemos uma breve abordagem acerca das formas de disputas eleitorais em vigor no Brasil na atualidade e fizemos a análise do corpus da pesquisa.
- ItemO sertão nordestino nas telenovelas: uma abordagem das representações televisivas(2013-12) Santana, Jerriana Silva Santos; Gomes, Antenor Rita; Penha, Gracielia Novaes da; Silva, Núbia Oliveira da; Silva, Patrícia Vilela daEste trabalho teve como propósito o estudo das representações visuais de seis telenovelas exibidas por canais abertos de TV entre os anos 2007 e 2012 que abordam a temática do sertão nordestino e foram ambientadas total ou parcialmente nele; foram elas: Cordel encantado, Avenida Brasil, Aquele beijo, Caras e bocas, Cheias de charme e Gabriela. O trabalho resulta da analise de cinco horas de gravação visando identificar e nomear as representações do sertão e do sertanejo, bem como relacionar os discursos verbais e imagéticos com a construção das representações sobre o sertão e sua gente. Utilizamos referenciais teóricos que definem o nosso objeto de pesquisa, além de uma análise hermenêutica para o tratamento dos dados. No primeiro momento realizamos um apanhado histórico e conceitual sobre a história da TV e das telenovelas brasileiras. Na segunda etapa tratamos de dados conceituais sobre o sertão, mídia e representações. Produzimos também uma breve discussão acerca dos estereótipos e por fim, realizamos análises identificando representações e estereótipos produzidos pela mídia televisiva.