Navegando por Autor "Penha, Graciélia Novaes da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino de literatura: o ensino de literatura dos colégios Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e Modelo Luís Eduardo Magalhães e a formação de leitores(2019-07) Sena, Fernanda Oliveira de; Brasileiro, Rosiane Silva; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Penha, Graciélia Novaes daO presente estudo buscou investigar os métodos de ensino utilizados na disciplina de Literatura nos Colégios Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e Modelo Luís Eduardo Magalhães, com o objetivo principal de analisar se esses métodos contribuem para a formação de leitoresliterários, haja vista que a referida formação é fundamental para o desenvolvimento do educando, pois contempla não apenas a formação escolar, mas sobretudo a formação integral do ser humano. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiaberto, o qual possibilitou aos colaboradores (dois professores de Língua Portuguesa e quarenta alunos do 3º ano do ensino médio) uma reflexão acerca dos métodos de ensino de literatura, apontando sua relação com a literatura. Como aporte teórico, priorizamos os estudos de Candido (2002), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e Gil (2010). Os resultados da pesquisa surpreendem, uma vez que, ao contrário da maioria dos estudos nessa área, apresenta uma situação positiva, pois apontam que os métodos de ensino de literatura utilizados pelas instituições mencionadas colaboram com a formação de leitores literários.
- ItemO ensino aprendizagem da língua inglesa na 8° série da escola Armando Xavier de Oliveira(UNEB, 2008) Souza, Eunilde Lima de; Penha, Graciélia Novaes da; Freitas, Celeste; Félix, José CarlosEste trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo "o ensino e aprendizagem da língua inglesa na 8ª série do ensino fundamental de uma escola municipal em Jacobina, BA. A problemática foi investigar como acontece o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, qual a metodologia utilizada pela professora e qual a motivação dos sujeitos para aprenderem uma língua estrangeira. A pesquisa teve como lócus a Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, e a metodologia adotada foi o estudo de caso através do método qualitativo, utilizando como instrumento de" coleta de dados"', entrevistas abertas, observações e questionário. O resultado do trabalho traz uma breve reflexão a respeito do método utilizado e da motivação para que a aprendizagem aconteça de forma significativa.
- ItemAs relações Multimodais nos Compartilhamentos feitos pelos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no Facebook.(2013-12-15) Silva, Georgton Anderson da; Santos, Michelle Alves dos; Santos, Thaís Nascimento Santana; Penha, Graciélia Novaes da; Barreto, Iraídes da SilvaA partir do desenvolvimento global a tecnologia começou a ser inserida no cotidiano, fazendo com que as informações chegassem de forma instantânea por meio do computador e das ferramentas disponíveis na internet. Dessa forma, os relacionamentos passaram a ocorrer também de forma virtual e nesse contexto tecnológico, surgem às redes sociais. Considerando essas novas propostas de linguagem que circulam no cenário do século XXI, este trabalho monográfico discute a importância do uso dessas redes sociais, (facebook), como recurso no processo ensino/aprendizagem, tendo por objetivo refletir a importância das mesmas, no sentido de favorecer um aprendizado crítico, analítico e participativo. Levando em consideração o discurso multimodal que se faz presente nas publicações e compartilhamentos dos seus usuários, o facebook, rede em expansão e rica em gêneros textuais, contém ferramentas interativas e sociais que torna possível a produção de informação coletiva através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos como base para fundamentação teórica Bakhtin (1997), Marcuschi (2003, 2005 e2008), Dionísio (2005 e 2011), (2006), Mayer (2001), Moran (2012) dentre outros. O método de pesquisa adotado baseou-se em: levantamento bibliográfico, observações, coleta de dados in lócus e análise dos dados coletados. As Redes Sociais fazem parte de um novo contexto em que, estão sendo cada vez mais utilizadas nas diversas áreas, inclusive, na educação. Vale ressaltar também que ao desenvolvermos esse trabalho estaremos contribuindo na diversificação das práticas pedagógicas, a fim de acrescentar força à discussão já existente.