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Navegando por Autor "Peixoto, Poliana de Jesus"

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    Análise de aspectos culturais e linguísticos nas letras de canções do rapper afro-americano Tupac Shakur: o Black English em foco
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Peixoto, Poliana de Jesus; Nunes, Alyxandra Gomes; Borges, Cíntia Bárbara Silva; Guimarães, Tassila Ferreira Valle
    Neste artigo, analiso e discuto os aspectos culturais e linguísticos do Black English (BE) a partir das canções do revolucionário rapper Tupac Shakur. Para entender a importância da variedade do BE para seus falantes, a sua relevância para a cultura do povo afro-americano e os contextos históricos que o cercam foram utilizados referenciais teóricos como Kovac (2022) e Silva (2004) para um maior embasamento sobre as características culturais e linguísticas do BE presente nas canções. Ressalta-se que as canções, mais especificamente o rap, são utilizadas como registro histórico e cultural, refletindo a luta contra o racismo e a desigualdade social. Além disso, o BE é visto como uma variedade do inglês americano (AmE) e suas características merecem ser respeitadas e estudadas, assim como a gramática do AmE. Durante a análise das letras de “Keep Ya Head Up” e “All Eyez On Me", observo elementos distintivos do BE, incluindo o uso do verbo auxiliar “ain't” e a ausência do verbo “to be”. Neste sentido, o reconhecimento e valorização do BE está diretamente ligado à valorização da história e da resistência da comunidade negra nos Estados Unidos.
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    Análise de aspectos culturais e linguísticos nas letras de canções do rapper afro-americano Tupac Shakur: o Black English em foco
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Peixoto, Poliana de Jesus; Nunes, Alyxandra Gomes; Borges, Cíntia Bárbara Silva; Guimarães, Tassila Ferreira Vale
    Neste artigo, analiso e discuto os aspectos culturais e linguísticos do Black English (BE) a partir das canções do revolucionário rapper Tupac Shakur. Para entender a importância da variedade do BE para seus falantes, a sua relevância para a cultura do povo afro-americano e os contextos históricos que o cercam foram utilizados referenciais teóricos como Kovac (2022) e Silva (2004) para um maior embasamento sobre as características culturais e linguísticas do BE presente nas canções. Ressalta-se que as canções, mais especificamente o rap, são utilizadas como registro histórico e cultural, refletindo a luta contra o racismo e a desigualdade social. Além disso, o BE é visto como uma variedade do inglês americano (AmE) e suas características merecem ser respeitadas e estudadas, assim como a gramática do AmE. Durante a análise das letras de “Keep Ya Head Up” e “All Eyez On Me", observo elementos distintivos do BE, incluindo o uso do verbo auxiliar “ain't” e a ausência do verbo “to be”. Neste sentido, o reconhecimento e valorização do BE está diretamente ligado à valorização da história e da resistência da comunidade negra nos Estados Unidos.
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