Navegando por Autor "Pedreira, Lucia Alvares"
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- ItemExperiências formativas e laborais de jovens aprendizes de Salvador: um estudo de caso(2019-12-12) Pedreira, Lucia Alvares; Nascimento, Antônio Dias; Corrochano, Maria Carla; Faria, Maria da Graça Druck de; Costa, Lívia Alessandra Fialho daA partir dos anos de 1980, vivencia-se profundas mudanças no mundo do trabalho. A nova era da acumulação flexível, ao romper com o padrão fordista, gerou outro modo de trabalho e de vida pautado na flexibilização e na precarização do trabalho, instaurando-se novos tempos. Estudos apontam a população de 15 a 24 anos como sendo o segmento etário mais afetado negativamente pelo processo de flexibilização das relações de emprego, pelo desemprego, pela precarização do trabalho e pela violência. A preocupação com a empregabilidade se torna o foco central das políticas públicas voltadas para a juventude no Brasil. A política de aprendizagem profissional passa a ser uma das principais alternativas no quadro das políticas públicas de juventude, constituindo em eixo fundamental da política de promoção ao ingresso de adolescentes e jovens no mercado de trabalho formal de forma qualificada e protegida. Nos últimos anos tem crescido o número de jovens inseridos no mercado de trabalho, na condição de jovem aprendiz, constituindo-se numa das principais portas de acesso ao primeiro emprego de jovens no Brasil. Essa tese tem por objetivo compreender como os jovens aprendizes vivenciam a experiência formativa e laboral no Programa Jovem Aprendiz, no município de Salvador, de forma a refletir que tipo de formação vem sendo ofertada a esses jovens, se esta constitui uma formação na perspectiva de uma educação emancipadora ou de sujeição à lógica do mercado de trabalho capitalista. Compreende-se que apesar de a educação, na sociedade capitalista, ter a reprodução do capital como meta central de seu desenvolvimento, predominando a submissão à sua lógica, dada a contradição entre capital e trabalho, abre-se uma possibilidade real para experiências educativas que se oponham à hegemonia do capital. A tese central desse estudo é de que a Lei da Aprendizagem, ao possibilitar que entidades socioassistenciais com uma trajetória de luta pelos direitos das crianças e adolescentes possam atuar na formação profissional de jovens aprendizes, abriu uma fresta de luz para pensar uma educação para além do capital. Essa investigação se delineia nos marcos da pesquisa qualitativa, na perspectiva da pesquisa crítica e se constitui em um estudo de caso. A pesquisa, realizada na Associação Ação Mosteiro de Salvador (AASMOS), uma das entidades formadoras de Salvador que atende jovens do Subúrbio Ferroviário, utilizou-se da observação participante, acompanhando duas turmas de formação durante o período de 2017-2019, e de entrevistas narrativas com quatorze jovens aprendizes, além de conversas informais com alguns jovens egressos do Programa. Uma das conclusões que esse estudo chega é de que algumas instituições sociais que tem ofertado formação profissional dos novos trabalhadores, a exemplo da experiência aqui estudada, tem buscado desenvolver práticas educativas ancoradas nos princípios de uma educação emancipadora. Se estas não podem romper totalmente com uma formação para o capital, podem ao menos representar a possibilidade de uma educação que vá além de uma mera formação instrumental para treinar trabalhadores para o mercado de trabalho.
- ItemPeti: de(sen)volvendo a infância perdida?(2006) Pedreira, Lucia Alvares; Nascimento, Antonio Dias; Santos, Stella Rodrigues dos; Pepe, Alda Muniz; Ramos, Alba Regina NevesO objetivo dessa dissertação é refletir o que significou para a região sisaleira baiana a experiência do trabalho desenvolvido nas Jornadas Ampliadas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti tendo como foco central compreender o que tem representado para as crianças beneficiárias ter sido retiradas do trabalho nos campos de sisal e participar das atividades sócioeducativas desenvolvidas nas Jornadas Ampliadas desse Programa. Busca ainda, apreender as repercussões no processo de desenvolvimento das crianças, o que representou para elas em termos de abrir novos horizontes no sentido de viver plenamente a sua infância e ao terem acesso a uma educação integral, romper com a sina do fracasso escolar. Neste sentido, buscando conhecer os sujeitos da pesquisa, as crianças e adolescentes participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no cotidiano das jornadas ampliadas e também da escola, optou-se por um estudo de caso, em um município da região sisaleira, a cidade de Nova Fátima. A pesquisa, basicamente de cunho qualitativo, utilizou-se de entrevistas com crianças e adolescentes de uma jornada ampliada, suas famílias, professores e monitores do Peti, além da observação direta de uma jornada e de uma sala de aula em duas escolas do Município. Dialogar com alguns teóricos foi fundamental para a compreensão da noção da infância como uma construção social, entre eles Ariès, Sirota, Maria Carmem Barbosa, entre tantos outros. Os pesquisadores portugueses Sarmento e Pinto trouxeram pistas importantes, a necessidade de um olhar plural sobre a criança, apontando que estudos sobre a infância devem pautar-se nas distintas culturas infantis, recusando a hipótese de uma única cultura da infância. Será que as crianças sisaleiras entraram no bonde do futuro, ou continuam “à margem do futuro”?; o Peti trouxe a possibilidade de viver a plenitude da infância?. De fato, o Peti tem possibilitado às crianças dessa região, o acesso, a permanência e a melhoria do desempenho escolar? Essas são algumas das indagações que pautaram essa pesquisa.