Navegando por Autor "Paz, Maria Glória da"
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- ItemAvaliação Escolar: Um Elemento Traumatizante na Relação Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente trabalho discute sobre as reações dos estudantes ao ato avaliativo, à luz de sua própria história, buscando identificar origens e causas, tomando como base alguns fundamentos da teoria psicanalítica, realçando a importante relação existente entre a pedagogia e a psicanálise. As reflexões são feitas com base em pesquisa qualitativa, realizada com 10 estudantes de ensino médio, aos quais foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados 3 questionários fechados e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados após selecionados e ou agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, bem como, através do cruzamentos das informações. Discute as concepções e praticas avaliativas e os seus efeitos sobre o comportamento dos estudantes trazendo autores como Hoffmann(1988, 2001), Luckesi (2003, 2005) Vasconcelos (2000) e outros. Foram encontradas diversas reações ao momento avaliativo tais como: estados de dor de cabeça, cólicas, sudorese, ansiedade, esquecimento, palpitações, que aqui são discutidas sob um viés psicanalítico, apoiando-se em autores como Freud(1912, 1913), Jung(1946), Winnicott(1971) entre outros.
- ItemCuidado e saúde no terreiro Bandalecongo: orientando uma proposta de educação afrocentrada para a saúde no município do Juazeiro-BA(2018) Regis, Keith Emanuelle Matias; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Paz, Maria Glória da; Soares, Cecília Conceição Moreira; Conceição, Joanice SantosEsta pesquisa tem como objetivo compreender como os princípios e as concepções sobre saúde e cultura dos povos afrodescendentes de terreiro podem subsidiar processos de educação afrocentrada para a saúde. Acredita-se que esse caminho aponta possibilidades para o desenvolvimento de espaços de formação e afirmação da história, cultura e saberes da população afro-brasileira, auxiliando na construção de um projeto de ensino que assuma a função social da escola enquanto espaço de transformação e formação de sujeitos capazes de intervir em suas realidades, além de potencializar a condução de práticas educativas que promovam saúde para a população negra. Para isso, utilizaremos, como pressuposto epistemológico, a afrocentricidade, uma vez que ela tem se apresentado como recurso para o agenciamento e a valorização da história e cultura africana. O processo de pesquisa foi desenvolvido no Terreiro Bandalecongo, localizado no Bairro Palmares, no município de Juazeiro-BA, através da articulação com as instituições de educação em saúde (escolas e unidades de saúde) localizados nesse bairro e em bairros circunvizinhos. Assim, optamos pela pesquisa do tipo qualitativa, e nos baseamos no método conduzido pela pesquisa participativa e na teoria fundamentada em dados. A referida metodologia interage com o pesquisador e com o espaço de estudo, possibilitando a realização de uma pesquisa coletiva que, ao mesmo tempo, se configura como um processo educativo conscientizador, que também auxilia na produção de conhecimento que referenciada na história e nos saberes dos povos africanos e da diáspora. Para tanto, utilizamos, como dispositivos de produção de dados, fotografias, círculos de cultura e entrevistas sínteses, que foram analisadas segundo o processo de codificação da teoria fundamentada em dados e servirão para produção de um curta-metragem, que poderá ser utilizado como ferramenta mediadora em processos educativos. Nesse movimento, a afrocentricidade e as produções teóricas em torno da cosmovisão e práticas de saúde dos povos de terreiro nos auxiliaram com conceitos sensibilizantes para o desenvolvimento pde processos de comparação entre as categorias produzidas. No processo de análise, identificouse a existência de um processo de manutenção e resistência de um sistema de saúde africano e ancestral no Terreiro Bandalecongo, que promove estratégias de avaliação e cuidado para a população negra, enraizados na vivência comunitária, relação com a natureza, práticas de cuidado através de plantas e ervas medicinais, acolhimento e fortalecimento espiritual, provocando processos de promoção de saúde da população negra, fortalecimento de identidade africana, (re)orientação nos caminho e posição diante da vida e incentivo à organização e participação política na luta pela libertação e emancipação da população negra. Para isso, são desenvolvidas estratégias de educação que possibilitam autonomia, participação e vivência em rituais afro-brasileiros, promovendo condições de saúde e luta para a população africana da diáspora brasileira. Diante disso, planejou-se uma intervenção, de modo que as ações possibilitem a ampliação e divulgação do conhecimento produzido durante a pesquisa e fortaleça o movimento incentivado durante a aplicação da metodologia proposta. Destaca-se, por fim, que a intervenção foi planejada e realizada de forma coletiva junto aos participantes, durante o processo de pesquisa.
- ItemEducação em saúde na comunidade quilombola de Tijuaçu, Senhor do Bonfim – Bahia(2016-07-21) Almeida, Eliana do Sacramento de; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Paz, Maria Glória da; Lima, Carla Moura PereiraEsta dissertação discorre sobre a comunidade quilombola de Tijuaçu, grupo étnico de maior representatividade da região de Senhor do Bonfim-Bahia, em virtude da sua dimensão territorial e do seu contingente populacional; compreendida como um projeto político e coletivo de liberdade, onde permanece uma sociedade relativamente autônoma e com marcante presença das tradições africanas. A pesquisa apresentou como objetivo realizar um estudo investigativo sobre as práticas preventivas e curativas em saúde na comunidade de Tijuaçu, a fim de promover ações interdisciplinares, a partir das demandas da comunidade. Tratou-se de uma pesquisa-ação, de caráter exploratório, inspirada na abordagem fenomenológica Husserliana e contou com a participação de integrantes da comunidade, lideranças políticas e religiosas, professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Escola Municipal Antônio José de Souza e profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família da localidade. Como instrumentos para construção dos dados foram utilizados questionário estruturado, entrevista semi-estruturada e grupo focal com intervenção na comunidade através do desenvolvimento de oficinas formativas para aprofundar as discussões. Para o tratamento dos dados quantitativos, foram utilizados os programas estatísticos Epi-Info 7 e BioEstat 5.3, além de planilhas e gráficos do Microsoft Excel; para os dados qualitativos, utilizou-se a análise textual e o software Tagul para confecção das nuvens de palavras. Realizou-se análise de conteúdo, segundo Bardin, através da triangulação de dados com discussões argumentadas à luz dos conhecimentos produzidos sobre identidade cultural, saúde da população negra e educação popular em saúde. Os resultados dos dados socioepidemiológicos apontaram para uma coerência entre a visão dos líderes e dos integrantes da comunidade em relação aos determinantes de vida e as condições de vulnerabilidades persistentes na comunidade, contudo demonstram divergência quanto às práticas preventivas e curativas de saúde envolvendo a utilização de ervas medicinais, rezas e benzeções. O conteúdo das oficinas foi analisado a partir de três categorias: cultura e tradição quilombola, saúde da população negra e de Tijuaçu, e educação popular em saúde como estratégia para melhoria das condições de vida. Foram constatados os seguintes aspectos: a comunidade quilombola de Tijuaçu vive, em sua maioria, em condições de vulnerabilidades persistentes e é privada de condições básicas de vida, a exemplo de moradias adequadas e saneamento e esgotamento sanitário; apresenta padrões alimentares inadequados; há ameaça de perda da identidade cultural; os integrantes da comunidade apresentam não somente, dificuldades de acesso aos serviços de saúde, mas integralidade da assistência comprometida por precariedade e/ou inexistência de serviços estruturados para referência; e a escola enfrenta dificuldades para atender aos discentes da comunidade em suas especificidades sociais e étnico-raciais. Acredita-se ser necessário intensificar ações de conscientização acercada cultura afro-brasileira e das práticas de medicina tradicionais, bem como na capacidade transformadora da educação em saúde para promover melhorias nas condições de vida e saúde da população de Tijuaçu. Deste modo, propomos, como desdobramentos da pesquisa, o monitoramento e apoio na execução e avaliação dos planos de intenções desenvolvidos nas oficinas formativas a serem implementados pelos professores e profissionais de saúde em parceria com a comunidade.
- ItemEducar para sexualidade: dialogando estratégias com professores /as do ensino médio(2018) Linhares, Tatiane Pina Santos; Pinho, Maria José Souza; Paz, Maria Glória da; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoEste trabalho final de conclusão de curso de mestrado profissional procurou compreender as concepções, opiniões, crenças e atitudes referentes à Educação Sexual (ES) no cotidiano de professores do ensino médio de uma escola pública, no município de Senhor do Bonfim-BA. A investigação sustentou-se no campo das Representações Sociais (RS), possibilitando a articulação com os referenciais de Foucault (1992, 2017). Para atingir o objetivo proposto, no campo empírico, realizou-se uma pesquisa exploratória, com a aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, utilizando a metodologia de Associação Livre de Palavras (ALP), pautando-se nos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa colaborativa - a qual propõe um equilíbrio entre pesquisa e formação - e nos pressupostos epistemológicos, os quais incorporaram a competência prática e reflexiva do ator em seu contexto natural, com base nos estudos de Ferreira-Ibiapina (2007). Utilizaram-se como instrumento de construção de dados os questionários e as sondagens das necessidades, ponto de partida para o segundo instrumento: os Ciclos de Estudos Reflexivos (CER). Para tratamento desses dados, realizou-se a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), através da triangulação à luz da teoria das relações de poder, em todas as instâncias: classe, gênero, saber e instituições. As informações obtidas nas sondagens das necessidades configuram duas categorias de preconceito: evidente e sutil. Com uma proposição reflexiva nas práticas educativas, realizaram-se os encontros dos ciclos reflexivos, a saber: orientação sexual nas vivências escolar segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); gênero na prática educativa e o produto da pesquisa. Nesse contexto, a combinação de várias lógicas de ação e de vivências múltiplas das relações sociais levou as colaboradoras à manutenção do preconceito sutil relacionado às questões de orientação sexual e relações de gênero. A manutenção dos preconceitos sutis se deve ao desconhecimento em decorrência da carência desse tema na formação inicial e continuada, e outras questões, tais como: as convenções religiosas. Dessa forma, oportunizou-se a construção de conhecimentos na área, dos quais se infere, conforme análise dos relatos, que os tentáculos dos preconceitos (representações manifestadas nas análises da ALP), mesmo que complexos, podem ser detectados e minimizados. Todavia, para tanto, necessita-se de ações coletivas e práticas sociais inovadoras, que sejam susceptíveis à decodificação da estrutura e da dinâmica do preconceito sexual e suas implicações para a conservação dos mecanismos de subordinação de grupos e sujeitos na sociedade. Considerando tais resultados, construiu-se, colaborativamente, uma proposta de formação docente na temática. Proposta que visa construir e reconstruir conceitos de forma reflexiva, no âmbito escolar, com inserção de uma política de educação continuada para promover a desconstrução dos preconceitos evidentes e sutis sobre sexualidade e gênero.
- ItemExperiência de uma Educação Contextualizada: Limites e Avanços da Educação do Campo.(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Luci Cláudia Alves de; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira de Souza; Paz, Maria Glória daEstudar sobre a educação do campo é romper antigos conceitos e consolidar esta nova etapa como atendimento educacional, por meio de uma prática que reconheça os povos do campo como sujeitos de direitos. Neste trabalho discuti se os limites e avanços da educação do campo em nosso semi-árido, trazendo uma reflexão a respeito de uma experiência contextualizada e alternativa, desenvolvida pelos docentes da região de Antônio Gonçalves. A pesquisa foi feita através de uma metodologia com caráter qualitativo, por considerar que ela apresenta aspectos técnicos metodológicos que possibilitam uma melhor apropriação dos elementos a serem estudados neste trabalho. O trabalho encontra-se pautado pelos instrumentos de coleta de dados, questionário fechado e aberto para professores (as); observação do cotidiano dos (as) alunos (as) na escola, assim como a prática dos educadores e diário de bordo, utilizado para anotações dos acontecimentos observados nos espaços investigados. Para fundamentarmos os conceitos adotados durante a produção deste trabaho e as opções metodológicas, buscamos aportes teóricos de autores como Arroyo (2008), Bof (2006), Brandão (1980), Baptista (2003), Dias (2006), Fernandes (2004), Fiorentini (2006), Freiri (1997), Leite (2002), Martins (2006), Reis (2004). Os resultados da pesquisa permitiram destacar a importância de pensar numa proposta de educação já experenciada e contextualizada alicerçada nas raízes que tecerão a história de vida e luta dos sujeitos que compõem o “universo” chamado campo brasileiro.
- ItemA história da educação de Valença – segunda metade do século XX: memória de professoras negras(2015-11-10) Mariano, Maria José; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Dorneles, Malvina do Amaral; Motta, Diomar das Graças; Santana, Elizabete Conceição; Paz, Maria Glória daEsta tese tem como objetivo principal compreender como se deu historicamente o processo de entrada e permanência de professoras negras nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Valença- BA. Tendo como objetivos específicos buscar discutir questões que expressem novos olhares acerca da educação em Valença; dar visibilidade às trajetórias das professoras negras no campo educacional; produzir conhecimento com vistas ao fortalecimento da rede de pesquisa sobre a História da Educação da Bahia. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, optando pelo o uso da História Oral, na modalidade relatos orais. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semiestruturadas. A escolha das entrevistadas foi norteada por critérios qualitativos se atendo a nossa opção metodológica. Realizamos dez entrevistas, incluindo a autora desse estudo, seguindo os critérios previamente definidos, ou seja: informantes que se autodeclarassem negras; que fossem professoras do ensino fundamental em Valença e que demonstrassem interesse em participar, como informantes, da pesquisa. Dentre os aspectos que conseguimos apreender a partir da análise dos depoimentos das entrevistadas, ficou evidente que a história da educação da cidade de Valença foi marcada pela a ausência do Estado no sentido de empreender políticas públicas com vistas a garantir acesso e permanências dos filhos das famílias valencianas; também pode se perceber a grande luta das entrevistadas que, à custa de grandes sacrifícios das suas famílias e de si próprias, ―transformaram‖ a falta de condições socioeconômicas e a sua condição de pessoa negra em estratégias de resistência de enfrentamento e de construção de identidade, conseguindo permanecer na escola, galgar a carreira do magistério, aprendendo a serem professoras no processo permanente de educar-se e reeducar-se que, ocorre em diversos espaços que antecedem a entrada na escola, como na família, nas experiências como estudantes, na constante luta por formação docente.
- ItemHistória de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Dias, Eliene Gonçalves; Paz, Maria Glória da; Santos, Gilberto Lima dos; Barros, Beatriz de SouzaO Trabalho de Conclusão de Curso, História de Mulheres Negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu, teve como objetivo refletir sobre a mulher e sua contribuição, enquanto mulher trabalhadora e elemento transmissor da cultura popular da comunidade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a história oral, utilizando a entrevista direcionada por um roteiro previamente estruturando, para coleta de relatos, que foram gravados e posteriormente transcritos. As fontes utilizadas neste estudo foram sete mulheres negras de diferentes faixas etárias, que desenvolvem atividades como vendedora de acarajé, vendedora de milho, dançarina do Samba de Lata e dona de casa, residindo seis na comunidade de Tijuaçu e uma na comunidade de Quebra Facão. As fontes escritas que ajudaram na construção deste trabalho foram: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga e Gomes (2006), Nascimento e Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), dentre outros autores que fundamentaram nosso trabalho. Concluímos que, os resultaods alcançados revelam o quanto as mulheres lutaram e lutam, participando ativamente na costrução e desenvolvimento de Tijuaçu, mantendo viva as tradições, levando a história e o nome da comunidade para diversas cidades, através da manifestação cultural do Samba de lata.
- ItemRelações étnico-raciais no contexto das práticas pedagógicas do Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira em Aguada Nova, Lapão (BA).(2016-07-20) Pires, Tânia Cavalcante; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Paz, Maria Glória da; Sousa, Ione Celeste Jesus deA pesquisa intitulada: “Relações Étnico-Raciais no Contexto das Práticas Pedagógicas do Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira em Aguada Nova, Lapão (BA)”, resultou da minha interação nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental II, como professora e coordenadora pedagógica dessa instituição, lócus da pesquisa. Como questão problema, temos sido provocadas a pensar como a educação das relações étnico-raciais expressas a partir da promulgação das Leis n.º 10.639/03 e n.º 11.645/08, tem se efetivado nas práticas pedagógicas do Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira. Assim, temos como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas, analisando-as sob a perspectiva étnico-racial, considerando a predominância da cultura quilombola entre os discentes. Especificamente, pretendemos identificar a relação de pertencimento étnico-cultural dos(as) alunos(as) enquanto quilombolas e a influência na aprendizagem; por conseguinte, investigar o predomínio da cultura existente nas comunidades quilombolas em relação às práticas pedagógicas desenvolvidas na unidade escolar. A metodologia configura-se numa pesquisa do tipo etnográfica, com abordagem de análise compreensiva e interpretativa, a partir da utilização dos seguintes dispositivos de pesquisa: observação participante, questionário, entrevista semiestruturada e grupos dialogais. Para a fundamentação teórica, utilizamos as contribuições de pesquisadores, a exemplo de Gomes (2008), Hall (2005), Munanga (1996, 2012), Santos (2006), Silva (2005), por considerá-los indispensáveis para as discussões na temática pesquisada, além de documentos legais como, por exemplo, a Lei 11.645/08. O Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira atende um público composto por: adolescentes, jovens, adultos e idosos, moradores de comunidades quilombolas que se encontram em processo de escolarização e aprendizagem da educação formal, com contexto socioeconômico agrário e cultura de matriz africana. Esta pesquisa apresenta, enquanto proposta de intervenção, a implantação de um Grupo de Estudos e Trabalhos em Educação e Relações Étnico-Raciais – MAAFRO, que visa a formação continuada docente, objetivando fomentar a promoção de práticas pedagógicas que valorizem a educação com respeito à diversidade cultural.