Navegando por Autor "Paz, Juarez da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiálogos formativos com os/as professores/as da EJA e os pressupostos teóricos metodológicos freireanos(2016-06-13) Paz, Juarez da Silva; Dantas, Tania Regina; Boaventura, Edivaldo Machado; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho intitulado Diálogos Formativos com os/as professores/as da EJA e os pressupostos teóricos metodológicos freireanos trata de uma pesquisa que tem como objetivo compreender as interfaces entre a formação dos/as professores/as com os pressupostos teóricos metodológicos freireanos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Edivaldo Machado Boaventura do município de Cabaceiras do Paraguaçu - BA. Esta investigação acadêmica se caracteriza principalmente por ser um projeto de intervenção na referida Escola. Apresentamos ponderações do pensamento de Paulo Freire, bem como o Projeto MOVA-Brasil como uma inspiração freireana. Apontamos alguns destaques da história da Educação de Adultos a partir dos anos 60 até os dias atuais, prosseguindo com discussões sobre a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. O arcabouço teórico que fundamenta esta produção pondera que o/a professor/a, ao participar da formação continuada, amplia a sua perspectiva em refletir sobre sua prática docente, realizando um processo constante de autoavaliação que oriente o seu trabalho. Os procedimentos metodológicos que estão propostos nesta investigação são a revisão de literatura, análise documental do Fórum EJA Recôncavo e do Projeto MOVA- Brasil, realização de entrevista semiestruturada com a equipe gestora e os/as professores/as participantes da modalidade de ensino da escola, realização de encontros com diálogos formativos e avaliação desses encontros. As implicações da pesquisa expõem que a formação para os/as professores/as da Educação de Jovens e Adultos ganha sentido na medida em que contribui para ressignificar sua identidade profissional. Por fim, ao término desta investigação, construímos e potencializamos uma proposta de formação para os/as professores/as da Educação de Jovens e Adultos da escola investigada, assegurando os pressupostos teóricos de Paulo Freire.
- ItemDifusão do conhecimento produzido das pesquisas do mestrado profissional em EJA no território do recôncavo da Bahia(0014-03-24) Paz, Juarez da Silva; Ribeiro , Silvar Ferreira Ribeiro; Dantas, Tania Regina; Soledade, Paulo Gabriel; Nery, Maria Raidalva; Galeffi, Dante Augusto; Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros; Produção do ConhecimentoEsta tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) e ao Grupo de Pesquisa em Gestão, Educação, Ciência e Tecnologias para a Inclusão Social (GEC&TIS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem como questão investigativa: Quais os processos de construção do conhecimento desenvolvidos/consolidados pelas comunidades epistêmicas participantes de projetos de pesquisa realizados pelos egressos do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) no Território do Recôncavo da Bahia? A partir dessa questão, o trabalho tem por objetivo geral analisar o conhecimento produzido das pesquisas do MPEJA da Universidade do Estado da Bahia, realizadas em comunidades do Território do Recôncavo da Bahia, e como objetivos específicos: verificar o que tem sido produzido nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia, no período de 2013 a 2022; analisar o processo de criação e funcionalidade do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia; identificar as motivações em cursar o MPEJA e as impressões dos desdobramentos das pesquisas nas comunidades epistêmicas com os egressos do MPEJA que realizaram suas pesquisas no Território do Recôncavo da Bahia; analisar conhecimentos desenvolvidos/consolidados das pesquisas do MPEJA no Território do Recôncavo da Bahia, com foco na intervenção da realidade local; e produzir uma proposta de Matriz de Análise Cognitiva a partir dos processos cognitivos produzidos na pesquisa. A metodologia do trabalho segue a abordagem qualitativa e apresenta características de uma pesquisa exploratória, na medida em que permite uma familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado. Pela sua especificidade, assume a forma de um estudo de caso múltiplo, com olhar multirreferencial. Como procedimentos para produção do material empírico foi utilizada a pesquisa de campo, e como estratégias de pesquisa a análise documental, a realização de entrevistas e círculos de cultura. A análise documental incidiu sobre as dissertações do MPEJA, as entrevistas foram realizadas com sete egressos do MPEJA que realizaram suas pesquisas no Território do Recôncavo da Bahia durante os anos de 2013-2020 e com as coordenações do MPEJA entre 2013-2022, e os círculos de cultura com uma visão interdisciplinar aconteceram nas comunidades epistêmicas no Território do Recôncavo da Bahia, além de conversas informais com moradores. Como resultado do estudo, concluímos que o MPEJA tem contribuído progressivamente para a Educação de Jovens e Adultos, à medida que amplia as reflexões acerca das propostas para a promoção da melhoria da qualidade do ensino nessa modalidade. Ficou evidente nas pesquisas do MPEJA realizadas no Território do Recôncavo da Bahia, onde os estudantes egressos fazem parte das comunidades epistêmicas nas quais as pesquisas foram desenvolvidas, que a produção do conhecimento e o seu desdobramento acontecem de forma significativa. Ainda, ao término desta investigação, foi produzida uma proposta de matriz de análise cognitiva considerando a interdisciplinaridade, ou seja, as abordagens produzidas na pesquisa, sendo possível constatar que o MPEJA tem se constituído uma opção enriquecedora para a formação docente, fomentando a ampliação de conhecimentos e as possibilidades de trabalho em sala de aula, favorecendo a atuação do professor-pesquisador no campo da EJA.