Navegando por Autor "Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância das atividades lúdicas na séries iniciais e ensino fundamental(UNEB, 2001) Santos, Iêda Matos; Oliveira, Paula Déa Santos; Santos, Valdelice Ferreira dos; Moreira, Vanusa Lima; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deA presente pesquisa se propôs a analisar a importância da brincadeira para a vida dos seres humanos, tanto crianças, como adolescentes e adultos, dando maior ênfase as brincadeiras do cotidiano, pois, através do brincar, o homem, mais especificamente, a criança, adquire relação de afetividade com o mundo, com os objetos, desperta sua imaginação, favorecendo assim seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, foi desenvolvida a construção teórica sobre a atividade lúdica, aspectos sobre sua importância e a relação com o desenvolvimento da criança. Foram realizadas observações com crianças, jovens e adultos sobre as brincadeiras que eles vivenciavam fora da escola. Os dados levantados para a realização da pesquisa foram coletados por meio de observações dos próprios professores, que eram pesquisadores deste estudo e trabalhavam nas séries iniciais durante o ano letivo 2001. As observações foram realizadas com roteiro preestabelecido. Os dados foram reunidos e analisados através de referências teóricas e das práticas realizadas. Os resultados obtidos revelaram que as observações tentavam desenvolver um trabalho eficiente e inovador com relação a utilização das atividades lúdicas, sugerindo assim que outros professores refletissem sobre a utilização mais frequente desses recursos lúdicos em seus cotidianos escolares.
- ItemAvaliação como prática escolar(UNEB, 2001) Guimarães, Moema Pereira; Lima , Rozianeide Paixão; Souza, Vanúzia Lima de; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deNa presente pesquisa abordou-se o tema Avaliação como prática escolar na qual foram utilizados como fonte de pesquisa: questionários com os professores e análise das provas escritas realizadas pelos mesmos. O referencial teórico abordou as funções da avaliação na escola. Este trabalho foi realizado com a ajuda de professores da rede pública de ensino de 1º a 4º séries do povoado de Umbuzeiro e do distrito de Alto Bonito Bahia. E, através das provas emprestadas pelas professoras concluiu-se que, apesar das mesmas alegarem que utilizam instrumentos variados para avaliar os alunos, seus instrumentos ainda estão centrados em avaliações tradicionais que não possibilitam que eles possam expressar suas emoções, seus sentimentos e seu próprio conhecimento de uma forma criativa em relação aos conteúdos trabalhados.
- ItemO sentido da escola: um estudo sobre as representações da escola, na perspectiva de alunos de escolas rurais(UNEB, 2001) Silva, Hélio Pires; Santos, Maria de Jesus dos; Oliveira, Maria Luêde Santos de; Alves, Tania Oliveira; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deEsta pesquisa teve como objetivo principal realizar um estudo sobre as representações que alunos de escolas rurais da Bahia, possuíam sobre o sentido da escola. A proposta da monografia, não era encontrar respostas para possíveis questionamentos e sim pensar sobre o cotidiano escolar e fatores sócio- econômicos que interferem ou influenciam no desempenho escolar dos alunos e no papel que a escola exerce em suas vidas.