Navegando por Autor "Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de"
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- ItemA importância das atividades lúdicas na séries iniciais e ensino fundamental(UNEB, 2001) Santos, Iêda Matos; Oliveira, Paula Déa Santos; Santos, Valdelice Ferreira dos; Moreira, Vanusa Lima; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deA presente pesquisa se propôs a analisar a importância da brincadeira para a vida dos seres humanos, tanto crianças, como adolescentes e adultos, dando maior ênfase as brincadeiras do cotidiano, pois, através do brincar, o homem, mais especificamente, a criança, adquire relação de afetividade com o mundo, com os objetos, desperta sua imaginação, favorecendo assim seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, foi desenvolvida a construção teórica sobre a atividade lúdica, aspectos sobre sua importância e a relação com o desenvolvimento da criança. Foram realizadas observações com crianças, jovens e adultos sobre as brincadeiras que eles vivenciavam fora da escola. Os dados levantados para a realização da pesquisa foram coletados por meio de observações dos próprios professores, que eram pesquisadores deste estudo e trabalhavam nas séries iniciais durante o ano letivo 2001. As observações foram realizadas com roteiro preestabelecido. Os dados foram reunidos e analisados através de referências teóricas e das práticas realizadas. Os resultados obtidos revelaram que as observações tentavam desenvolver um trabalho eficiente e inovador com relação a utilização das atividades lúdicas, sugerindo assim que outros professores refletissem sobre a utilização mais frequente desses recursos lúdicos em seus cotidianos escolares.
- ItemO sentido da escola: um estudo sobre as representações da escola, na perspectiva de alunos de escolas rurais(UNEB, 2001) Silva, Hélio Pires; Santos, Maria de Jesus dos; Oliveira, Maria Luêde Santos de; Alves, Tania Oliveira; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deEsta pesquisa teve como objetivo principal realizar um estudo sobre as representações que alunos de escolas rurais da Bahia, possuíam sobre o sentido da escola. A proposta da monografia, não era encontrar respostas para possíveis questionamentos e sim pensar sobre o cotidiano escolar e fatores sócio- econômicos que interferem ou influenciam no desempenho escolar dos alunos e no papel que a escola exerce em suas vidas.