Navegando por Autor "Paraguassu, Ingridy De Jesus"
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- ItemAs possibilidades do ensino à distância para conciliar trabalho e ensino noturno em EJA e reduzir a evasão/abandono escolar(2021-12-16) Paraguassu, Ingridy De Jesus; Martins, Adeilda Ana da Silva; Martins, Adeilda Ana da Silva; Lima, Irailde Gonçalves deO escopo da presente pesquisa é tecer reflexões a cercada modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência a questão do abandono escolar e as razões que se relacionam diretamente com as dificuldades de conciliação do trabalho e a manutenção dos estudos por parte desse público específico. Objetiva-se ainda responder ao questionamento: Quais são as razões do abandono/evasão dos alunos de EJA? Questionamento que serviu de fio condutor para esse estudo. O abandono escolar dos alunos de EJA requer atenção particular por se tratar de um grupo que, por motivos diversos não puderam ou não quiseram estudar antes, no período mais adequado à sua faixa etária. Contudo, resolveram retornar e dar continuidade aos estudos. Porém, outros entraves surgem, dificultando a permanência desses alunos na escola. Um desses obstáculos é a conciliação entre trabalho e estudo. É justamente por esse motivo que boa parte desses jovens e adultos opta por estudar à noite, o que não garante a continuidade dos seus estudos, visto que algumas pessoas precisam trabalhar até mais tarde, adentrando inclusive no horário que eles já deveriam estar na escola. A pesquisa foi exploratória e de cunho bibliográfico, utilizei a abordagem qualitativa. Para embasar o estudo, foi analisada a legislação brasileira, livros, trabalhos e revistas científicas que abordam a temática. Como resultado, percebeu-se que a necessidade de trabalhar, figura como o principal motivo da evasão escolar dos alunos dessa modalidade de ensino. Apesar de constatar que já houve alguns avanços na legislação educacional, ainda há muito caminho a ser percorrido para que os jovens, adultos e idosos possam ingressar na escola e permanecer, pelo menos até a conclusão do ensino médio. O trabalho pedagógico consciente e comprometido com a aprendizagem, considerando suas necessidades nas suas relações sociais, que, inclusive motivam a retomada dos estudos desses alunos, pode contribuir, para alterar os índices de analfabetismo e contribuir para o pleno exercício da sua cidadania.