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Navegando por Autor "Paixão, Elisa Mara Lima Costa"

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    Desafios e possibilidades de inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista em processo de alfabetização: o que revelam as produções acadêmicas?
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-22) Paixão, Elisa Mara Lima Costa; Melo, Leidiane das Neves; Teixeira, Sirlene Prates Costa; Teixeira, Anna Donato Gomes; Malheiros, Miriã Lima
    A inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente no processo de alfabetização, ainda é marcada por desafios no contexto educacional brasileiro. A ausência de condições adequadas nas escolas, como formação docente, estrutura física adaptada e metodologias compatíveis com as necessidades dos alunos com TEA, traz implicações ao processo de aprendizagem inicial da leitura e da escrita destes. Diante da problemática: Como se dá o processo inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no que se refere às condições de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita? Realizou-se este estudo com o objetivo primário de compreender como se dá o processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, propôs-se, especificamente, analisar as percepções docentes acerca dos desafios relacionados ao processo de alfabetização das crianças com TEA e as possibilidades de inclusão escolar e de aprendizagem inicial da leitura e da escrita destas, com base nos resultados apontados por 17 produções acadêmicas, publicadas no período de 2015-2024; nos documentos normativos/orientadores e nas contribuições de autores-referência na área da Educação Especial Inclusiva e da alfabetização. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que o processo de alfabetização de crianças com TEA é complexo e exige estratégias pedagógicas específicas, formação continuada dos professores, adaptações curriculares e participação ativa da família. Práticas que se apoiam no uso dosjogos e na brincadeira, recursos visuais, plataformas digitais, tecnologias assistivas e o planejamento individualizado favorecem o aprendizado da leitura e da escrita e promovem a inclusão. Evidencia-se que a efetivação da inclusão escolar não se limita ao acesso das crianças com TEA na escola, mas decorre das condições reais de permanência, participação e aprendizagem destas.
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