Navegando por Autor "Paim, Maria Avani Nascimento"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de erros realizados por estudantes do curso de licenciatura em letras com Espanhol(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-08) Conceição, Caroline dos Santos; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Mariano, Luciana Vieira; Paim, Maria Avani NascimentoO presente estudo teve como objetivo geral, desenvolver e analisar os principais erros cometidos por estudantes do curso de Licenciatura em Letras com Espanhol em seu processo de produção escrita. A metodologia empregada trata-se de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de caráter qualitativa/quantitativa. Esta pesquisa fundamentou-se na análise dos principais erros cometidos pelos discentes de Língua Espanhola (LE), no seu processo de produção escrita. Utilizamos o questionário estruturado, seguido da produção de um texto escrito em língua espanhola com o tema único, “O impacto da pandemia COVID-19 na sua vida’’, onde pudemos analisar e classificar os erros cometidos por esses aprendizes, verificando até que ponto a influência da língua materna (LM), pode interferir no ensino e aprendizado em uma língua estrangeira. Para tanto se fez necessário a discussão de fatores relacionados à aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, a interlíngua e análise de erros. O local de investigação foi a Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - Campus V do Colegiado de Letras- Língua Espanhola e Literaturas. Os sujeitos da pesquisa foram as graduandas do 8º semestre do curso de Espanhol que estavam no nível avançado da língua Espanhola.
- ItemContribuições da fonética e fonologia na aprendizagem da pronúncia da língua espanhola(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-09) Sodré, Queila dos Santos; Brandão, Thaísa Alves; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Paim, Maria Avani NascimentoO interesse por desenvolver esta pesquisa surgiu através da curiosidade de entender o motivo das dificuldades dos aprendizes brasileiros na pronúncia da língua espanhola, e por notar que mesmo em níveis mais avançados nas Licenciaturas de Letras-Espanhol as dificuldades permanecem. Dessa forma surge a pergunta dessa pesquisa: Em que medida a aprendizagem do componente fônico contribui na pronúncia da língua espanhola? Portanto, foi estabelecido como objetivo geral evidenciar a contribuição do componente fônico para aprendizagem da pronunciação da língua espanhola para estudantes brasileiros, assim, foram determinados os seguintes objetivos específicos: 1. Apresentar as bases teóricas responsáveis por explicar a aprendizagem fônica 2. Evidenciar as dificuldades de percepção e produção dos sons vocálicos de E/LE por brasileiros e 3. Verificar como pesquisas recentes se utilizaram da fonética e ou fonologia, para resolver dificuldades de pronúncia de brasileiros aprendendo espanhol. Para conseguir alcançar tais objetivos foi escolhida a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória como proposta metodológica. Através do estudo realizado foi concluído que a aprendizagem do componente fônico quando feita de modo assertivo contribui muito na pronúncia da língua espanhola, uma vez que permite que o aprendiz tenha conhecimentos suficientes que o possibilite perceber características da LE que são diferentes da LM. O que é essencial na aprendizagem da língua espanhola por brasileiros por conta da interfonologia existente entre o PB e o espanhol.
- ItemO currículo dos cursos de letras da UNEB campus V: reflexões sobre a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos.(2018-12-21) Paim, Maria Avani Nascimento; Alves, Érica Valéria; Conceição, Ana Paula Silva da; Viñal Júnior, José Veiga; Barreto, Denise Aparecida BritoO currículo apresenta-se como um elemento constitutivo do cenário educacional visto que o processo pedagógico e epistemológico do saber é determinado pelas ações curriculares e pelos sujeitos implicados neste cenário. A partir desta compreensão de currículo este estudo que versa sobre “O currículo dos cursos de Letras da UNEB Campus V: reflexões sobre a formação dos professores para Educação de Jovens e Adultos” foi norteado pelo seguinte questionamento: Quais as ações desenvolvidas nos currículos dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas, Espanhol e Inglês que corroboram no processo formativo dos discentes para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos? Na busca de elementos elucidativos para a questão apresentada traçamos como objetivo geral investigar as reflexões e ações propostas no currículo dos cursos de Licenciaturas em Letras do DCH, Campus V, UNEB que corroboram na formação dos seus discentes para o exercício da docência na modalidade da EJA. Para o desenvolvimento desta investigação optamos por uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa com base nos escritos de Chizzotti (2006) e a escolha da pesquisa colaborativa amparada nos estudos de Ibiapina (2005, 2008, 2016). A técnica escolhida foi o grupo focal, pelas reflexões críticas que suscita a partir do diálogo e da interação entre os partícipes e o pesquisador em prol de um objetivo comum, conduzido por um processo de análise, interpretação e ação a fim de contribuir com possíveis transformações da realidade educativa investigada. Foram utilizados como dispositivos de coleta de dados a Observação Participada, o Diário de Campo e a realização de Oficinas de Formação oferecidas aos docentes e discentes dos cursos de letras, durante as quais aconteceram os encontros do grupo focal. Como suporte teórico, contamos com o apoio de autores como Paulo Freire (1987, 1996); Arroyo (2016, 2017); Barcelos (2006, 2012); Haddad e Di Pierro (2000, 2015); Macedo (2009, 2014); Tardif; Lessard (2005) entre outros. A partir das reflexões realizadas com os dados coletados, observamos que existe uma omissão no currículo dos cursos de letras do Campus V no que se refere à formação dos futuros professores para a docência na EJA. Como produto final, pautada nas narrativas dos sujeitos colaboradores da pesquisa, coletivamente, foi proposto a inserção de elementos curriculares que contemplem uma ação mais definida e direcionada à formação do educador para a docência na Educação de Jovens e Adultos assim como a introdução de discussões mais frequentes no Campus sobre esta modalidade de ensino através de oficinas de formação, rodas de conversas, seminários.