Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paim, Marcio Antonio Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Um Objeto de Aprendizagem como Proposta Didática para a Aprendizagem das Expressões Numéricas com Decimais .
    (2018-07-13) Paim, Marcio Antonio Souza
    PAIM, Marcio Antonio de Souza. Um Objeto de Aprendizagem Como Proposta Didática Para a Aprendizagem das Expressões Numéricas com Decimais. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, Universidade Estadual da Bahia, 2018 Este trabalho busca potencializar a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do primeiro semestre do curso em Segurança do Trabalho no IFBA, campus de Santo Amaro, quando resolvem expressões numéricas com números decimais por meio de um Objeto de Aprendizagem. Como suporte teórico, partimos das ideias da Etnomatemática, por D`Ambrósio (2002), do Letramento Matemático, por Fonseca (2012), e da Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud (2009), para construir uma ferramenta tecnológica na forma de um Objeto de Aprendizagem (OA) que tem relação com os problemas sociais enfrentados pela EJA. O OA, intitulado “O Baleiro Joãozinho”, tem o propósito de construir e resolver expressões numéricas simulando a venda de produtos nas ruas de uma cidade por um vendedor. Utilizando o modelo da Engenharia Didática de Artigue (1988) como método de pesquisa para validar a utilização do nosso OA, realizamos uma análise preliminar (para avaliar a aquisição de conhecimentos dos alunos da turma antes de ingressarem na instituição), uma análise a priori (para identificar e analisar as dificuldades que os estudantes apresentaram), uma experimentação (utilizando o OA), uma análise a posteriori (para analisar os dados recolhidos durante a experimentação). Diante dos obstáculos à aprendizagem dos estudantes que se concentram na operacionalização das operações básicas da matemática que compõem as expressões numéricas e na prioridade de resolução das operações que as constituem, acreditamos que as atividades propostas no OA contribuíram para a aprendizagem das expressões numéricas com números decimais, atenuando as dificuldades descritas. Palavras-Chave: EJA; Objeto de Aprendizagem; Expressões Numéricas; Números Decimais
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais