Navegando por Autor "Ovídio, Madryracy Ferreira Coutinho Medeiros"
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- ItemA educação de jovens e adultos no plano municipal de educação de Serrinha/Bahia: desafios e perspectivas(2018) Ovídio, Madryracy Ferreira Coutinho Medeiros; Amorim, Antonio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Laffin, Maria Herminia Lages FernandesEsta dissertação, sob a forma de pesquisa aplicada, apresenta os resultados de uma investigação sobre a Educação de Jovens e Adultos no Plano Municipal de Educação de Serrinha, analisando as políticas públicas voltadas para EJA. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: quais as ações e políticas públicas desenvolvidas pelas redes municipal e estadual no município de Serrinha na oferta da EJA para o atendimento ao direito à educação para jovens, adultos e idosos no Plano Municipal de Educação? O objetivo geral foi o seguinte: analisar as ações do Plano Municipal para implementação das políticas educacionais locais para a garantia da oferta de EJA. Como encadeamento tem-se os seguintes objetivos específicos: investigar as ações e políticas públicas desenvolvidas pelas redes municipal e estadual no município de Serrinha para o atendimento ao direito à educação para jovens, adultos e idosos; analisar como foi concebido no atual Plano Municipal de Educação de Serrinha, à Educação de Jovens e Adultos e o possível alcance deste plano junto à população de jovens, adultos e idosos; construir coletivamente junto aos professores, estudantes, gestores, vice gestores das escolas pesquisadas uma proposta de intervenção com estratégias e ações que possam: a) promover a ampliação e divulgação pública do PME/ Serrinha e, por consequência maior compreensão dos seus objetivos e metas para Educação de Jovens, Adultos e idosos no município; b) contribuir para a compreensão e análise do Plano Municipal de Educação e os desafios para sua viabilização. Trata-se de uma pesquisa aplicada e para tecer a investigação, foi escolhida a abordagem qualitativa. Como procedimento estratégico foi selecionado a pesquisa participante e como instrumentos de coleta de dados e informações: a observação participante, a entrevista e a análise documental. O corpus da pesquisa, captado pelos instrumentos destacados, foi interpretado e trabalhado através da triangulação dos dados. Os resultados da pesquisa aplicada indicam que o Plano Nacional de Educação incumbiu estados e municípios de elaborarem seus respectivos planos decenais de educação; lhes possibilitou planejar suas políticas públicas educacionais em âmbito local, favorecendo a prática de planejamento e a compreensão da participação social e do poder local; ficaram demonstrados os desafios em relação a participação, sobretudo da sociedade, das famílias dos estudantes, dos professores da rede estadual e particular do município de Serrinha; o Plano Municipal foi entendido por grande parte da população serrinhense, como uma política de governo e não como política de Estado; o cumprimento das metas destinadas a Educação de Jovens e Adultos figuram como desafios para o município, especialmente pelo limite de investimentos públicos imposto pela aprovação da Emenda Constitucional nº 95 de 2016. Enfim os achados da pesquisa referenciam a sugestão de formação e possibilidades de ação que, instituídas, podem ser estendidas a avaliação e ao monitoramento das outras metas ou mesmo de Planos de outros municípios.