Navegando por Autor "Ortiz, Ivanice Teixeira Silva"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA inserção da fé católica no Brasil: uma análise em torno da construção das primeiras igrejas católicas na cidade histórica de Santa Cruz Cabrália(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Alves, Kátia Pinto; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Sá, Charles Nascimento de; Lima, Caroline de AraújoA conquista do território do que hoje chamamos de América pelos europeus em 1492 trouxe inúmeros eventos históricos ao longo dos séculos a frente. Adiante, nos primeiros momentos do século XVI, os portugueses chegaram nas terras que hoje chamamos de Brasil, especificamente na localidade de Coroa Vermelha fixada na região do extremo sul do Estado da Bahia e que compõe a atual Costa do Descobrimento. Com o então iniciado processo de colonização, as mudanças na vida e cultura dos povos nativos se tornaram cada vez mais profundas e passaram a atingir todos os ambientes da vida social, a exemplo o sistema de religiões e crenças ancestrais dos povos que ali viviam desde os temos de outrora. O processo de colonização e catequização rapidamente começou a se disseminar por todas as localidades próximas como na área de Santa Cruz Cabrália, local em que se fundamenta territorialmente essa pesquisa. O erguimento dos primeiros templos religiosos de origem cultural europeia e cristã, como a construção das duas primeiras igrejas na vila colonial de Santa Cruz, deu origem à cidade histórica deste local, resistente ao tempo até os dias atuais. Tendo este histórico como base, este artigo se propõe a analisar o processo de inserção da Igreja Católica na cidade de Santa Cruz Cabrália, transcorrendo um estudo sobre o processo de ocupação do território brasileiro, das terras conquistadas através da colonização imposta pelo Estado Português, associado à participação da Igreja em sua atuação no projeto catequético de evangelização dos povos nativos, com influência na vida social e religiosa, por intermédio da implantação da fé cristã. Para tal a presente pesquisa utiliza-se do método contido no paradigma indiciário de GINZBURG (1989), ao realizar uma revisão bibliográfica de autores e a autoras como CANCELA (2014), FAUSTO (2004), TODOROV (1982) entre outros que versem sobre o tema e observam o processo de colonização pela ótica das Américas, do Brasil e da Bahia, o que ancora este trabalho no campo conceitual da micro história (LEVI, 2016).
- ItemEntre estratégias e resistências: missões assembleianas em Moçambique na Década da Colheita(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-21) Xavier, Laila Ferreira; Cunha, Joceneide; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Silva, Célia SantanaA conquista da independência de Moçambique, foi conseguida através das lutas nacionais, liderada por movimentos nacionalistas, que tinha como objetivo romper com o domínio colonial estabelecido por Portugal. Entretanto, o fim da colonização não resultou na total independência do país, que a anos sofria com a dominação colonial e consequentemente com o cruzamento social, cultura e religiosa (Cruz e Silva, 2016). As missões evangelizadoras, quer católicas ou protestantes, permaneceram em Moçambique, mesmo sobre resistência legal e social. Estas missões vivenciaram processos de transformações no pós-independência, possuindo novas roupagens e com objetivos e estratégias diferentes das missões anteriores, tiveram que mudar a forma que missionavam. A partir dos anos de 1990, o cenário moçambicano sofreu alterações, com a pressão externa para o fim do governo Marxista, foi aprovada uma nova constituição, que possibilitou a intensificação e instalação de novas missões evangelizadoras, como foi o caso da Assembleia de Deus, que nesse momento iniciava o projeto “Década da Colheita”, que contribuiu para intensificação do envio de missionários para todo o continente africano, e em particular Moçambique, país de língua portuguesa. Com isso, o objetivo desse trabalho é analisar o contexto de Moçambique no período de instalação das missões assembleianas, as conceções feitas entre missionários e moçambicanos e as estratégias utilizadas pelos missionários para plantação de igrejas assembleianas no país.
- ItemEscravidão e liberdade: disputas nos tribunais entre senhores e homens e mulheres escravizados durante a segunda metade dos oitocentos em Canavieiras(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Wemis Pires; Santos, Joceneide Cunha dos; Santos, Cristiane Batista da Silva; Ortiz, Ivanice Teixeira SilvaA Bahia apresenta uma considerável produção de estudos referente a escravidão durante o século XIX, mas ainda temos uma escassez de produções na historiografia baiana que verse sobre a escravidão no Litoral Sul. Visando contribuir para o preenchimento desta lacuna, pretendemos analisar algumas trajetórias de homens e mulheres escravizados que visavam suas alforrias e dessa forma entender alguns aspectos da escravidão em Canavieiras, Província da Bahia, no período compreendido entre 1850 e 1888. Foram analisadas como fontes, documentos referentes a correspondências de Juízes e da Câmara Municipal, relatórios dos presidentes da Província, Censo Demográfico do Império de 1872, processos cíveis de ações de liberdade, Cartas Precatórias e Cartas de alforria. Empregamos o método indiciário de Ginzburg, que permite que o historiador conduza uma investigação por meio de pequenas pistas e vestígios, sendo cruzadas com outras informações obtidas no processo investigativo. Também usamos o método onomástico do mesmo autor com o foco em conceder uma compreensão e aproximação das vivências dos escravizados na Vila durante este período. A partir dos documentos analisados, notamos que a Vila de Canavieiras possuía um número reduzido de escravizados e escravizadas, mas que conseguiram construir diversas redes de sociabilidades e solidariedades. Identificamos, no aspecto econômico, uma economia voltada tanto para a produção exportadora quanto uma agricultura voltada para o consumo interno já consolidado.
- ItemMulheres na política em Eunápolis (2010-2020)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Silva, Sirlane Oliveira; Lima, Caroline de Araújo; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Vielmo, PaulaEste artigo tem como objetivo analisar a participação das mulheres na política de Eunápolis, odo de (2010-2020), apresentando uma descrição e a análise da participação feminina nas disputas políticas institucionais, indicando estatisticamente o número de mulheres que foram eleitas vereadoras e prefeitas, neste período, evidenciando o perfil e o campo político que as mesmas representavam. O artigo apresentará um breve histórico da luta das mulheres para ocupar os espaços públicos.
- ItemO ensino de História durante as aulas remotas e híbridas: uma análise a partir dos cadernos de apoio à aprendizagem das escolas públicas da Bahia entre os anos de 2020-2021(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Batista, Amanda Dias; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Silva, Célia Santana; Silva, Geovani de JesusA pesquisa analisa o que foi proposto no Ensino Remoto e Híbrido do componente de História a partir dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, com o intuito de observar através do currículo as sequências didáticas e os conteúdos destes cadernos criados na Bahia entre os anos 2020 e 2021. Frente aos percalços do quadro social, em que houve a suspensão total das aulas no Brasil, devido à pandemia mundial de coronavírus (Covid-19), viu-se a possibilidade de implementar o ensino virtual de forma remota e híbrida ao criar ferramentas como o Caderno de Apoio para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, o qual aguçou as inquietações para a elaboração desse trabalho centrado em explorar este material didático disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação. A primeira proposta deste estudo se dedicou à coleta das fontes, que foram os cadernos de apoio dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, os vídeos pedagógicos, a LDB de nº 9.394/96, BNCC de 2017 e PNE nº 13.005/14 para a discussão sobre as legislações que regulamentaram a criação desse material. No segundo momento, deu-se atenção ao plano de capítulo para melhor distribuição do que se pretendia discutir através dos objetivos geral, específicos e estruturação bibliográfica. No terceiro momento, efetuou-se a escolha bibliográfica partindo dos conceitos centrais que permearam a pesquisa. Com isso fez-se necessário discutir como os conteúdos contidos nesses Cadernos de Apoio foram abordados, ou seja, se seguiam uma linha eurocêntrica dada pela história oficial, ou propunham uma visão decolonial. Para a análise estruturou-se um caminho a partir dos seguintes elementos: sujeitos históricos, especificamente, os indígenas e suas representações; proposições temáticas; conteúdos e conceitos propostos; sequência didática; referencial teórico e bibliográfico.
- ItemO uso da literatura afro-brasileira nas aulas de história: uma análise da obra “Quarto de despejo – diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Nascimento, Camila Sousa; Lima, Caroline de Araújo; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Vielmo, PaulaO Brasil é um país enorme onde a riqueza e a pobreza são vizinhas que se digladiam diariamente. Uma das maiores provas disso são as comunidades (anteriormente conhecidas como favelas), que é um espaço onde os ex escravizados foram despejados após a abolição e é também o espaço onde nossa protagonista Carolina Maria de Jesus narra seu cotidiano narrando em seus diários a vida na favela do Canindé, onde ela era odiada pelos seus vizinhos por ser letrada demais e odiada pelos não favelados por ser uma favelada. Mãe, preta, poetisa e leitora eram suas qualidades que muitos, anos depois a admiraram. O foco desse trabalho é ressuscitar Carolina Maria em um projeto educacional voltado para jovens do Ensino Médio, fazendo-os refletir. através da Literatura Periférica de Carolina Maria de Jesus, sobre a realidade dos anos 50 até os dias atuais. Se percebendo como Carolina Maria, seres históricos produtores de conhecimento e informações para as futuras gerações.