Navegando por Autor "Orrico, Nanci Rodrigues"
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- ItemDa leitura de si para a leitura em si: narrativas e práticas leitoras de professoras de classes multisseriadas do município de Amargosa/BA(2016-02-12) Orrico, Nanci Rodrigues; Souza, Elizeu Clementino de; Pinho, Ana Sueli Texeira de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fornari, Liege Maria SitjaA presente pesquisa tem como objetivo investigar percursos de formação e atuação de professores, no âmbito da constituição de leitores em escolas rurais, a partir da articulação entre memórias, docência e narrativas. Contextualiza-se no debate contemporâneo sobre ruralidades e formação de professores e intenciona apreender, a partir das narrativas de vida e de leitura, pistas que caracterizam os percursos formativos de leitura de quatro professoras de classes multisseriadas que atuam no município de Amargosa/Bahia. Espera-se relacionar as trajetórias e práticas docentes de leitura das colaboradoras, no entendimento de como estas profissionais se formam como leitoras e como formam leitores. O estudo pauta-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorando-se metodologicamente nos pressupostos da abordagem (auto)biográfica, com ênfase nas narrativas docentes. Como dispositivos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas narrativas e observação de experiências pedagógicas com a leitura no contexto das classes multisseriadas. A análise foi realizada na perspectiva interpretativa-compreensiva, a partir de princípios da hermenêutica (RICOUER, 1976) e das contribuições de Schütze (2010) e conclui o quanto é relevante a escuta dos docentes e das suas histórias de vida e de leitura para que as universidades repensem os currículos dos cursos de licenciatura, no que diz respeito especialmente à formação leitora dos professores, pois esta tem sido insuficiente para que o professor assuma a responsabilidade com a mediação pedagógica de seus alunos em torno da leitura. Fica evidente, ainda assim, que os professores das classes multisseriadas criam estratégias de enfrentamento diário aos desafios relacionados ao ato de ler e reconstroem suas práticas de modo que estas valorizem os processos identitários de quem habita, estuda e trabalha na roça. Reconhece-se, ainda, que a leitura de si promoveu, nas professoras colaboradoras, (auto)conhecimento e ressignificação das suas concepções e práticas, implicando-as no repensar dos seus percursos como docentes e leitoras.
- ItemEducação infantil do/no campo no município de Tucano-BA: formação, práticas pedagógicas e aprendizagens de crianças de escolas rurais(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-22) Maciel, Arlete Miranda Amancio; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Torres, Claudia Regina de Oliveira Vaz; Orrico, Nanci RodriguesEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa a trajetória de vida e formação de professoras da Educação infantil. Teve como locus o Núcleo escolar Arlindo Dantas, no município de Tucano-BA, interior da Bahia, Território do Sisal. Intentou compreender como os processos de formação continuada das professoras de Educação Infantil, referenciados no Documento Curricular Referencial de TucanoBA, reverberam nas práticas pedagógicas de uma escola pública do campo e dialogam com as experiências socioculturais das crianças de localidades rurais. Esta pesquisa objetivou também analisar o Referencial Curricular do Município de Tucano; realizar um Curso de extensão, de caráter formativo-investigativo, com as professoras da Educação Infantil do/no campo em uma escola nucleada do município de Tucano-BA; discutir proposições e estratégias para a participação efetiva das professoras do campo da educação infantil na construção de seu currículo, de forma articulada com o DCRMT para as Escolas do Campo; e produzir, com as professoras da Educação Infantil, um roteiro didático para a Educação infantil do campo. Para tanto, buscando compreender as concepções de infância e infâncias do campo, subsidia-se nos estudos de Coelho (2010;2019), Silva e Paschu (2010; 2012), Corsaro (2011) e Sarmento (2006). Currículo e Formação continuada em Macedo (2004; 2009; 2013; 2020) e Arroyo (2007; 2008; 2013; 2021) e metodologia (auto)biográfica em Souza (2004; 2014), Josso (2004; 2006; 2007) e Nóvoa (2002, 2014), e para a análise interpretativa-compreensiva, em Ricoeur (1976; 1988; 2002; 2010; 2014), entre outros teóricos que subsidiaram as discussões e a análise. O desenvolvimento desta pesquisa, ancorado na abordagem (auto)biográfica, teve as narrativas de nove professoras da Educação infantil do campo como dispositivo formativo e método investigativo, com a perspectiva que num ato reflexivo de sua trajetória de vida, formação e atuação, as concepções de infâncias do campo possam reverberar na construção de um currículo escolar que dialogue com as infâncias presentes nas escolas do campo. A pesquisa interventiva foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o número CEP – Autorização 5.937.397. Os resultados que ecoaram de um curso de extensão foram estruturados em cinco eixos temáticos, a saber: Infâncias rurais; Ser professora da Educação Infantil do Campo; Currículo escolar e prática pedagógica para a Educação infantil do Campo; Livro didático, políticas públicas de formação continuada e o ato curricular para a Educação Infantil do Campo; e Narrativas formativas das professoras da Educação Infantil do Campo. Desses eixos temáticos emergiu o produto desenvolvido com as colaboradoras da pesquisa, por meio de suas narrativas de vida/formação, intitulado Roteiros Didáticos: do cultivo das pequenas plantações à cultura do letramento no contexto de localidades rurais de Tucano-BA”, evidenciando que este se constitui uma opção de material didático para as escolas públicas do campo do município de Tucano, inaugurando uma prática inovadora de formação continuada, ao passo que as professoras, ao final de sua formação, construíram coletivamente propostas curriculares, tendo a empiria como ponto de partida para vivenciar os conhecimentos da matemática e da palavra escrita, sobretudo para vivenciar uma prática de valorização e pertencimento da identidade das crianças e suas comunidades.