Navegando por Autor "Oliveira , Valdineide Jesus de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstratégias didáticas como componente facilitador no ensino e aprendizagem de língua inglesa para alunos surdos na educação básica na cidade de Caetité(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-31) Oliveira , Valdineide Jesus de Oliveira; Carvalho , Eliana Márcia dos Santos; Carneiro, Bárbara Cristina dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de AraújoA história da educação de surdos no Brasil é marcada por trajetória de evolução, desafios e conquistas significativas. Desde os tempos coloniais até os dias atuais, a maneira como a sociedade brasileira lida com a educação de surdos passou por várias mudanças e abordagens pedagógicas. A inclusão de alunos surdos no ensino regular vem ganhando crescente atenção nas últimas décadas, principalmente com a implementação de políticas de educação inclusiva como a Lei n.º 10.436/2002 que oficializou a Língua Brasileira de Sinais -Libras como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda e o Decreto n.º 5.626/2005 que regulamentou seu uso na educação. No entanto, o ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos ainda apresenta desafios consideráveis. Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória sobre o ensino de língua inglesa para alunos surdos, com foco em apresentar a importância do uso de estratégias didáticas pedagógicas que favoreçam a inclusão desses alunos no processo de ensino e aprendizagem de uma terceira língua (L3) em uma escola pública de Caetité como uma forma de visibilidade e inclusão social, além de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores no contexto da educação básica como foco no Ensino Fundamental Anos Finais. A pesquisa é qualitativa de abordagem metodológica exploratória, utilizando como instrumentos a aplicação de questionários com o professor (a) de língua inglesa, aluno surdo e intérprete de Libras. Também foram realizadas observações em sala de aula, visando analisar como as práticas pedagógicas tradicionais atendem (ou deixam de atender) às necessidades específicas desses alunos. Os resultados da pesquisa revelaram uma série de dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos no processo de aprendizagem da língua inglesa. Entre os principais desafios está a falta de materiais didáticos acessíveis, como livros, atividades e plataformas digitais adaptadas, além da escassez de professores capacitados para trabalhar com este público.