Navegando por Autor "Oliveira , Célia da Cruz"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistórias em quadrinhos no livro didático de português: contribuições para a formação do leitor crítico(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Oliveira , Célia da Cruz; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Brito, Rogério Soares; Brasileiro, Aparecida de FátimaO presente trabalho analisa as Histórias em Quadrinhos (HQs) presentes no livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Vontade de Saber Português” do 8° ano e suas contribuições para a formação do leitor crítico. As HQs são gêneros discursivos multimodais por natureza, com características e linguagem própria e atrativa para seus leitores. Dessa forma, nos interessou pesquisar como as histórias em quadrinhos são abordadas nos livros didáticos e quais as contribuições desse gênero textual para a formação do leitor crítico. Para responder a pergunta norteadora, buscamos identificar os temas dos quadrinhos bem como as reflexões que podemos ter acerca deles, além do conhecimento do conteúdo para o aprimoramento do aprendiz. Para tanto, recorremos ao suporte teórico de Freire (1989), Yunes (2002), Zilberman (2003), Vergueiro (2012), dentre outros. A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa bibliográfica e documental fundamentada no estudo qualitativo. Os resultados evidenciam que os quadrinhos são utilizados no livro didático para abordar conceitos gramaticais, leitura e produção textual. Portanto, para que haja a formação do leitor crítico por meio das HQs presentes no do livro didático de Língua Portuguesa, o professor precisa ampliar e redimensionar suas atividades.