Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira , Célia da Cruz"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Histórias em quadrinhos no livro didático de português: contribuições para a formação do leitor crítico
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021) Oliveira , Célia da Cruz; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Brito, Rogério Soares; Brasileiro, Aparecida de Fátima
    O presente trabalho analisa as Histórias em Quadrinhos (HQs) presentes no livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Vontade de Saber Português” do 8° ano e suas contribuições para a formação do leitor crítico. As HQs são gêneros discursivos multimodais por natureza, com características e linguagem própria e atrativa para seus leitores. Dessa forma, nos interessou pesquisar como as histórias em quadrinhos são abordadas nos livros didáticos e quais as contribuições desse gênero textual para a formação do leitor crítico. Para responder a pergunta norteadora, buscamos identificar os temas dos quadrinhos bem como as reflexões que podemos ter acerca deles, além do conhecimento do conteúdo para o aprimoramento do aprendiz. Para tanto, recorremos ao suporte teórico de Freire (1989), Yunes (2002), Zilberman (2003), Vergueiro (2012), dentre outros. A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa bibliográfica e documental fundamentada no estudo qualitativo. Os resultados evidenciam que os quadrinhos são utilizados no livro didático para abordar conceitos gramaticais, leitura e produção textual. Portanto, para que haja a formação do leitor crítico por meio das HQs presentes no do livro didático de Língua Portuguesa, o professor precisa ampliar e redimensionar suas atividades.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais