Navegando por Autor "Oliveira, Webert Ribeiro de"
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- ItemO ensino de filosofia diante do desafio da escola sem partido uma análise à luz do pensamento de Paulo Freire(2019-08-22) Oliveira, Webert Ribeiro de; Santos, Luciano Costa; Sombra, Laurenio Leite; Queiroz, Delcele MascarenhasEsta dissertação aborda o desafio do ensino de filosofia em face do movimento Escola Sem Partido. A partir do contexto colonial latino americano, discute-se o “mito sacrifical” de inferioridade da cultura popular, que promove a imposição normativa da cultura do conquistador sobre povos e grupos oprimidos, consolidando o conformismo cognitivo que oblitera os saberes do Sul e cria obstáculos epistemológicos ao pensamento crítico. Na Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire apresenta de modo crítico essa cultura do conquistador em suas estratégias de invasão cultural, manipulação e massificação das culturas populares, propondo como indispensável o retorno às matrizes populares do fazer educativo. Em um breve recorrido histórico, mostra-se a formação do movimento Escola Sem Partido no Brasil em 2004, e sua forte repercussão nacional a partir de 2014. Em vista das atuais circunstâncias políticas de censura aos educadores e educadoras, propõe-se uma releitura do pensamento fecundo de Paulo Freire enquanto convite à ousadia do pensar. Nesse sentido, Freire, como filósofo andarilho da esperança e patrono da educação brasileira, constitui uma fonte originária de sentido da prática educativa. Com base no pensamento freireano, visa-se a compreensão crítica dos fundamentos da educação através da ética da alteridade, demonstrando os equívocos gnosiológicos da educação bancária, com sua suposta neutralidade na transmissão do conhecimento docente. Tal posição configura uma tentativa de retorno ao antigo modelo colonial da “cultura do silêncio”, expressa, no âmbito do movimento Escola Sem Partido, pela estigmatização da pedagogia subjacente aos movimentos de emancipação social. À luz do pensamento de Freire, reflete-se sobre o desafio do ensino de filosofia, em sua tarefa crítica de interpelação hermenêutica da cultura popular, face ao reconhecimento das identidades de gênero, étnico-raciais e de classes.