Navegando por Autor "Oliveira, Vera Lucia Pedreira Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO brincar nas aulas de educação física escolar na educação infantil: uma revisão sistemática.(2019-02) Oliveira, Vera Lucia Pedreira Santos; Santos, Claudemir Araujo; Lacerda, Gleiciane da Silva; Nova, Jéssica Vitorino da Silva TerraA presente pesquisa, buscou por meio de um estudo de revisão sistemática de cunho qualitativo descritiva exploratória, compreender o BRINCAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Partindo do seguinte problema: qual a implicação do brincar nas aulas de Educação Física Escolar para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil? Tendo como objetivo geral analisar a produção acadêmica referente ao brincar nas aulas de Educação Física Escolar na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem da criança e como objetivos específicos: 1) refletir sobre a Educação Infantil, o brincar e a Educação Física Escolar; 2) compreender a perspectiva do brincar na Educação Infantil; 3) analisar a relevância da Educação Física Escolar na Educação Infantil. Houveram restrição nos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos artigos. Para os critérios de inclusão foram utilizados base de dados da Scielo e do Lilacs, somente artigos de idiomas nacionais, pesquisas publicadas nos últimos cinco (05) anos, pesquisas envolvendo crianças, textos completos e disponíveis gratuitamente e para os critérios de exclusão foram utilizados a aplicação de filtros base de dados, monografias, teses, texto de qualquer idioma que não fosse nacional, ano de publicação e duplicidade de artigos. A busca foi realizada no mês de setembro de 2018. O resultado da análise do conteúdo dos quatros (04) artigos evidenciam que o brincar tem ampla relevância na Educação Física Escolar por ser promotora do desenvolvimento e da aprendizagem da criança na Educação Infantil, no entanto, constatou-se que ainda existe fragmentação no ensino pedagógico na Educação Infantil.
- ItemEfeitos do exercício físico sobre a hipertensão arterial sistêmica.(2017-07-03) Souza, Gildison Alves de; Costa, Laura Emmanuela Lima; Santos, Lucas da Silva; Silva, Lucas Lopes da; Oliveira, Vera Lucia Pedreira SantosO objetivo desse estudo é identificar os efeitos do exercício físico sobre a hipertensão arterial sistêmica em adultos. Estudos realizados no Brasil apontam que grande parcela da população não atinge as recomendações atuais quanto à prática de atividades físicas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o sedentarismo seja a responsável, anualmente no mundo, por 1,9 milhões de mortes. Utilizamos como método a revisão sistemática, realizada nas bases de dados indexadas Lilacs, Scielo. Na busca inicial foi possível encontrar 984 artigos, restando 14 artigos na análise final. Com base nos dados encontrados pudemos perceber que um estilo de vida sedentário e maus hábitos alimentares contribuem para o desenvolvimento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).