Navegando por Autor "Oliveira, Valter Gomes Santos de"
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- ItemCultura escolar e ensino de história: usos das memórias na Escola Municipal João Belo Jacobina-BA(2017-08-03) Vieira, Daniela Nunes Silva; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Oliveira, Valter Gomes Santos de; Ferreira, Carlos Augusto LimaEste Trabalho Final de Conclusão de Curso – TFCC apresenta os resultados da nossa pesquisa que teve como objetivo investigar a cultura escolar e o ensino de história através dos usos da memória, possibilitando conhecer o fazer cotidiano dos professores e alunos da Escola Municipal João Belo, do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. Características do ambiente, normas institucionais e espaço escolar foram percebidos como elementos da cultura escolar, permitindo uma melhor compreensão da cultura do ensino de história na referida unidade escolar. Através da análise de fontes orais, escritas e iconográficas, bem como de rodas de conversa,observamos como a memória tem sido usada na referida escola que está localizada no município de Jacobina-BA. Esse estudo que ora apresentamos se configura como um estudo de caso voltado para questões intrínsecas e particulares de uma determinada escola e seu cotidiano. O jeito particular com que os sujeitos pesquisados fazem uso de suas memórias dentro do espaço escolar, em específico nas aulas de história. Entendemos a memória, tanto individual quanto coletiva, enquanto elemento que contribui para a construção da identidade institucional, pessoal e local. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e alunos da Escola Municipal João Belo. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de tipo exploratório, que teve como categorias de análise a cultura escolar, a memória e o ensino de história. Utilizamos como referências teóricas básicas: Nora (1993), Certeau(1982,1994), Pollack (1992), Halbwachs(2004), Hall (2006), Fenelon (1987), Fonseca (2003, 2009), Guimarães (2003), Silva (2007), Zamboni (1993), Julia (1995) e Forquim (1989). Nos resultados da pesquisa empírica verificamos uma cultura de solidariedade na escola e que se reflete em ações dentro da instituição. Por sua vez, na análise do espaço e do cotidiano escolar percebemos que a escola apresenta um espaço de convivência limitado, dificultando o lazer e os momentos coletivos, o que impacta diretamente na qualidade da educação. Observamos, também, que o ensino de história dá pouca prioridade à história local, com uma maior ênfase a um ensino voltado para o nacionalismo, o que contribui para uma ausência de contextualização do ensino de História para os discentes da instituição. Nossa ação interventiva, que consta neste Trabalho Final de Conclusão de Curso – TFCC, foi a construção coletiva de um projeto de centro de memória para a Escola João Belo, que deverá colaborar para uma melhor qualidade do ensino de história e ser um lugar de memória, onde se possa estabelecer uma relação de identidade e de pertencimento para os docentes e para os discentes.
- ItemFotografia para preservação da memória: revelando sujeitos através da fotografia de Lázaro Roberto e do arquivo fotográfico Zumvi (1980-1999)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-28) Santos, Maurício Roque Souza; Oliveira, Valter Gomes Santos de; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Rabelo, Elson de AssisEsta pesquisa desenvolve uma análise da trajetória do fotógrafo Lázaro Roberto, idealizador e responsável pela guarda do acervo Zumvi, um arquivo fotográfico iniciado nas décadas de 1980 a 1990 que reuni fotógrafos para pensar e fazer fotografia, a partir dessa união, surge um acervo com mais 30 mil negativos tendo como temáticas a cultura negra, os blocos afros, o cotidiano e os movimentos sociais na Bahia. Para tanto, a pesquisa iniciou-se com um panorama das representações dos sujeitos negros na fotografia brasileira e seus desdobramentos no século XX, bem como a visão de fotógrafos que atuaram na Bahia no período. Buscou-se dessa forma perceber como a fotografia de Lázaro Roberto se insere nesse contexto. O objetivo transversal da pesquisa foi investigar as condições de guarda do acervo e sua pertinência enquanto repositório da imagem da memória negra, bem como relatar o percurso social dessas imagens. Estas fotografias do negro na Bahia no século XX, compreendem registros que podem colaborar com a manutenção de aspectos de uma memória e de uma identidade negra. Deste modo, este projeto parte do princípio que a fotografia no Brasil, como instrumento de documentação, foi utilizada nos séculos XIX e XX como elemento de disputa simbólica, atuando para perpetuar elementos do racismo e balizando um discurso do negro como subalterno. Neste sentido, para uma maior compreensão do percurso do artista e de suas imagens, recorremos à pesquisa bibliográfica, entrevistas, e em maior parte, a fotografias já publicadas pelo Zumvi, buscando analisar por meio das representações imagéticas e referências históricas, discrepâncias ou concordâncias com o percurso destas imagens. Assim sendo, ao realizarmos o presente estudo, procuramos contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a fotografia de sujeitos negros no Brasil, lançando outros olhares sobre a temática.
- ItemFotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial(2022-03-30) Miranda, Vasti Sampaio de; Gomes, Antenor Rita; Brazão, José Paulo Gomes; Oliveira, Valter Gomes Santos deA pesquisa intitulada Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial tem como objetivo geral compreender de que forma as memórias estimuladas pela fotografia do patrimônio contribuem para a educação de jovens estudantes do Ensino Médio. Para tanto, apresentamos como objetivos específicos: descrever as experiências pelas quais as fotografias possibilitam o acesso às memórias e às informações sobre o patrimônio; identificar contribuições das memórias motivadas pelas fotografias da Educação Patrimonial e proporcionar o diálogo entre gerações a partir dos registros fotográficos e das memórias. Desse modo, elegemos a seguinte questão norteadora: de que forma as memórias despertadas pela fotografia contribuem para a Educação Patrimonial de jovens estudantes e favorecem o diálogo entre as gerações? Os principais referenciais teóricos foram centrados, principalmente, em: Halbwachs (2013), Bosi (1994), Pollak (1989), Nora (1993), na abordagem da categoria memória; Sontag (2004), Flusser (1985) e Kossoy (2001, 2002, 2005), no estudo sobre fotografia e, por fim, Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Tolentino (2012), Florêncio (2019) e Scifoni (2017), no aporte do eixo educação patrimonial. Pautamo-nos nessa última categoria teórica, a fim de transcender a perspectiva tradicional, buscando uma educação de cunho dialógico, reflexivo e plurissignificativo, que considere a coletividade, o território, a diversidade cultural e os saberes de cada um. O percurso metodológico se baseia na abordagem qualitativa e se inspira no paradigma epistemológico fenomenológico, tendo como método a pesquisa-ação colaborativa. Para a construção dos dados, utilizamos os seguintes dispositivos: entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras e grupo focal com os estudantes; análise documental; fotografias dos patrimônios histórico e cultural da cidade de Jacobina, Bahia, e as narrativas tecidas nos encontros virtuais com o grupo de discussão. Como produto final, propomos a construção de um Museu Virtual. Os estudos e relatos comprovaram o quanto as fotografias condensam uma sucessão de dados, fatos e manifestações enriquecedoras para uma educação nos ambientes formal e informal.
- ItemSer do semiárido baiano: construções identitárias entre jovens rurais estudantes da Escola Família Agrícola de Jaboticaba – EFAJ, em Quixabeira–Bahia(2020) Rodrigues, Vanessa Ionara dos Santos; Oliveira, Valter Gomes Santos de; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Moura, Milton AraújoA presente dissertação apresenta como temática central uma análise sobre os delineamentos que a educação contextualizada vem assumindo na contemporaneidade, no cenário de convivência com o semiárido baiano, especificamente na cidade de Quixabeira – Bahia, tomando a formação técnico-profissionalizante da EFAJ enquanto uma potencial ferramenta de manutenção de diversos âmbitos da realidade social. Partindo da seguinte questão: qual a contribuição da EFAJ, através da Educação Contextualizada, para a construção das identidades dos jovens da zona rural? Cumprimos o objetivo de compreender os desafios e o desenvolvimento deste modelo educacional, observando sua influência nas construções identitárias dos jovens que forma. A análise tem uma abordagem qualitativa, adotando o paradigma Eco-Sistêmico e a Metodologia de Desenvolvimento Eco-Sistêmico, tomando como perspectiva de construção e análise de dados a Entrevista Compreensiva, baseada em uma “escuta sensível” direcionada ao reconhecimento de unidades de sentido. Como instrumentos de construção de dados, além das pesquisas bibliográfica e documental, planejamos a aplicação do TALP e de questionários de identificação socioeconômica, a realização de entrevistas semiestruturadas e de círculos de cultura e os registros audiovisuais dos encontros periódicos com os sujeitos colaboradores da pesquisa. A proposta de intervenção contém encontros formativos para produção coletiva de materiais digitais informativos e de um documentário. Como resultados apontamos que a atuação da EFAJ relaciona-se com o Paradigma Eco-Sistêmico, influenciando direta e positivamente a identidade rural - dentre as múltiplas, processuais e fluidas identidades observadas - e a responsabilidade afetiva e social dos jovens que forma, além de contribuir com questões como a promoção da igualdade de gênero no campo e a sucessão familiar rural, a partir de uma educação que não prepara apenas para a lida sustentável e para a diversidade produtiva e a lucratividade no campo, mas para a vida em sociedade, ao exercitar a importância da busca pelo conhecimento enquanto caminho para o sucesso, a autonomia, a cooperação e a criticidade.