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Navegando por Autor "Oliveira, Thiago Freire de"

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    Condições de deslocamento e acesso dos ciclistas visando à integração física com o transporte metroviário de Salvador
    (Universidade do Estado da Bahia, 2013) Oliveira, Thiago Freire de; Delgado, Juan Pedro Moreno; Ribeiro, Denise Maria da Silva; Santos, André Luís Cardoso
    A gestão pragmática fez com que Salvador se abdicasse do planejamento territorial e incorporasse as estratégicas imediatas, resultando em grandes investimentos inovadores, mas sem viabilidade econômica e social, por conta de barreiras físicaespaciais e operacionais. O Sistema de Transporte Metroviário que está sendo implantado na cidade de Salvador não leva em consideração as futuras viagens não motorizadas que serão produzidas no entorno. Neste contexto a presente pesquisa visa analisar as condições de acessibilidade através da avaliação da rede cicloviária integrada às estações metroviárias de transporte público. A construção do referencial teórico permitiu a identificação de 7 (sete) fatores e 18 (dezoito) indicadores potenciais a serem considerados em percursos realizados por bicicleta. A ponderação destes fatores e escolha de seus respectivos indicadores de acordo com a percepção de especialistas (ciclistas) foi determinante para a organização hierárquica e identificação daqueles mais relevantes. A rede cicloviária do entorno da Estação Metroviária Acesso Norte, localizada no Centro Municipal Retiro Acesso Norte da cidade do Salvador-BA foi eleita como estudo de caso, onde foram realizadas medições relativas ao nível de serviço das vias utilizadas para o acesso à estação. As avaliações conduziram a construção de mapas individuais que representaram o nível de serviço de cada fator avaliado em toda a rede, permitindo observar que a real condição de deslocamento oferecida pelas eventuais ciclorrotas da região é predominantemente regular. Foram identificados alguns trechos críticos que obtiveram classificação péssima, considerados como os pontos de maior impacto negativo para os ciclistas que visam à integração com o transporte público. A conclusão que se chega é de que a rede cicloviária que abrange a área de estudo não pode ser considerada favorável para a integração com a estação metroviária em estudo, constituindo-se em uma condicionante espacial e estrutural para a implementação do projeto de mobilidade sustentável: o metrô. As estratégias públicas dirigidas à promoção dos modos de transportes sustentáveis deverão considerar principalmente as barreiras configuradas no espaço urbano, principalmente nas regiões próximas às estações de integração intermodal, garantindo assim a viabilidade socioeconômica e inserção urbana.
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