Navegando por Autor "Oliveira, Telma Maria"
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- ItemA influência do apoio espiritual a pacientes em diálise peritoneal(Universidade do Estado da Bahia, 2017-11-22) Santos, Quezia Nunes Frois dos; Ramos, Tercio Carneiro; Portela, Sandra Dutra Cabral; Oliveira, Telma MariaIntrodução- Apesar de substituir parcialmente a função renal, nenhum tratamento da Insuficiência renal crônica possibilita cura. Assim, alguns pacientes de doenças incuráveis muitas vezes se apegam a fé como parte do tratamento. Objetivo- Analisar os efeitos da oração como uma intervenção adicional em pacientes em Diálise Peritoneal (DP), Averiguar a repercussão da oração intercessória sobre os parâmetros que evidenciam a disfunção renal, verificar se oração influencia na qualidade de vida dos pacientes em DP. Métodos- Trata-se de um ensaio clínico randomizado, com abordagem quanti-qualitativa. O estudo foi em um Instituto de Nefrologia e Diálise e os sujeitos foram 39 participantes, divididos em 3 grupos: Controle (1), Grupo que recebeu orações e sabiam que estavam recebendo (2) e um Grupo que recebeu oração e não sabia (3). Todos em tratamento com DP. A coleta de dados foi dividida em 3 momentos. Os instrumentos de coleta de dados foram: o SF 36 e dados de bioquímica típica de pacientes dialíticos através dos prontuários de cada paciente. A intervenção foi a oração intercessória. Resultados- Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos para os dados de qualidade de vida, já a creatinina do G3 variou significativamente e no grupo 2 não foi detectado morte, peritonite, ou saída de programa para a hemodiálise dos participantes. Conclusão- Podemos concluir que a oração intercessória apresentou diferença estatística em um dos principais avaliadores da função renal no G3 e podemos observar fatores de proteção e benefício da oração intercessória no Grupo 2, sugerindo que novos estudos sejam conduzidos com essas práticas.
- ItemAções educativas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em salvador-bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santana, Taiana Santos; Santos, Cristina Campos dos; Santos, Denise Santana Silva dos; Oliveira, Telma MariaO aleitamento materno é foco de diversos estudos de interesse multiprofissional por seu valor nutricional, imunológico e por estreitar o vínculo entre mãe e filho, o que influencia no desenvolvimento psicológico e emocional do recém-nascido, sendo essencial para redução da morbimortalidade. As práticas educativas são indispensáveis às práticas assistenciais de saúde, com objetivo de desenvolver no indivíduo/grupo a capacidade de analisar de forma crítica a sua realidade. Trata-se de um estudo de campo de natureza exploratória, descritiva e abordagem qualitativa sobre ações educativas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em Salvador- Ba. O objetivo geral é analisar as ações educativas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em Salvador- Ba. Como objetivos específicos adota-se: a) Listar as ações educativas desenvolvidas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em Salvador- BA; b) Identificar as dúvidas mais frequentes referidas pelas gestantes e puérperas aos profissionais de saúde acerca da amamentação em maternidade referência de Salvador- Ba; c) Descrever como as ações educativas podem contribuir para a prática correta da amamentação; d) Identificar facilidades e dificuldades para o desenvolvimento das ações educativas acerca da amamentação em uma maternidade referência de Salvador- Ba. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com 08 profissionais que atuam na maternidade. Para a análise das entrevistas, utiliza-se a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade de análise temática. Identificou-se que, as ações educativas voltadas à amamentação acontecem de forma não planejada, através de rodas de conversa, palestras, atividades lúdicas e orientações individuais que possibilitam o esclarecimento de dúvidas e desmistificação de mitos, utilizando-se de recursos para melhor compreensão das gestantes e puérperas acerca dos benefícios e manejo correto da amamentação; as ações educativas realizadas são prejudicadas por não haver recursos tecnológicos e espaço físico adequados; as ações desenvolvidas contribuem para a prática correta da amamentação. Evidenciou-se uma fragilidade quanto à conscientização dos profissionais sobre seu papel educativo na promoção da saúde e do fortalecimento do trabalho multiprofissional na Maternidade. Quanto às facilidades para a realização de ações educativas acerca da amamentação na Maternidade, identificou-se o apoio da direção da instituição e o tempo de espera das consultas e quanto às dificuldades a falta de espaço físico. A análise aponta para a necessidade de aprofundamento da temática de ações educativas voltadas à amamentação em Maternidades, instituição de espaço físico adequado, planejamento das ações educativas e conscientização dos profissionais quanto ao seu papel de educador. Deste modo, poderá contribuir para a promoção e incentivo ao aleitamento materno e redução da morbimortalidade infantil.
- ItemAleitamento materno: desafios que as primíparas enfrentam ao amamentar(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-27) Miranda, Maria Virgínia Pires; Santana, Joana Angélica Teles; Oliveira, Telma Maria; Regebe, Célia Maria CostaO presente estudo objetiva descrever os desafios que as primíparas enfrentam ao amamentar, tendo como objetivos específicos identificar as facilidades e/ou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres puérperas do primeiro filho na hora de amamentar e avaliar se as mães foram orientadas sobre a amamentação durante o pré-natal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo estudo de campo foi realizado em um Centro de Saúde pertencente à 1ª Diretoria Regional de Saúde, Distrito Sanitário Cabula-Beirú, com cinco informantes, puérperas, primíparas todas amamentando. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada para a coleta de dados, os quais foram gravados, transcritos e analisados. Após análise e interpretação das falas das entrevistadas surgiram as categorias: recebimento de orientações sobre amamentação durante o pré-natal, na qual se descrevem se as puérperas-primíparas foram orientadas durante o pré-natal; utilidade das orientações recebidas no pré-natal na qual se discute se as informações recebidas ajudaram na vivência com a amamentação; dificuldades e facilidades relatadas pelas puérperas-primíparas quanto à amamentação na qual aparecem como facilidade: conforto pela ausência de dor, integridade mamilar, produção de leite satisfatória, informações adequadas, ausência de desconforto e como dificuldades: desconhecimento sobre a ordenha manual, fissuras mamárias, desconforto pela presença de dor, amamentação não é um ato puramente instintivo e formação de pega incorreta. Observou-se que mesmo as informantes que receberam orientações dos profissionais de saúde apresentaram dificuldades em amamentar; o profissional enfermeiro foi o mais citado nas orientações recebidas; também cabe ressaltar que ainda existem profissionais utilizando-se de orientações ultrapassadas sobre amamentação. Conclui-se que ainda são muitos os desafios enfrentados pelas puérperas durante a amamentação, havendo necessidade de melhoria na assistência prestada às puérperas-primíparas na assistência pré-natal, no qual o profissional seja capacitado para orientar corretamente a puérpera na prevenção de complicações advindas do aleitamento materno.
- ItemCausas e fatores relacionados ao óbito fetal: revisão de literatura(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Oliveira, Yolanda Silva de; Barbosa, Tânia Santana Menezes; Bispo, Tânia Christiane Ferreira; Oliveira, Telma MariaTrata-se de um estudo bibliográfico de análise descritiva, exploratória e quantitativa, que tem como objetivo principal avaliar as causas e fatores de risco relacionados aos óbitos fetais. Foram selecionados 15 artigos sobre a temática óbito fetal com enfoque nos fatores relacionados e causas da morte, e segundo estes os possíveis fatores de risco estão associados aos determinantes: sócio-econômicos (cor branca e baixa escolaridade); maternos antes da gestação (20 a 29 anos e antecedentes patológicos); e fetais e maternos durante gestação (20 a 36 semanas de gestação, peso fetal de 750 a 1705 gramas, número de consultas pré-natais insatisfatórias e patologias maternas). Dentre as causas de morte a infecção apareceu com maior incidência nos estudos, e ainda trazem que algumas causas não puderam ser determinadas. Concluiu-se que, a importância da Enfermagem ocorre tanto na elaboração, implementação e execução de ações que visem reduzir e controlar suas causas e fatores associados, durante assistência pré-natal e obstétrica, quanto à fiscalização no preenchimento correto da Declaração de Óbito.
- ItemCuidados da enfermeira às crianças com doença falciforme: pesquisa bibliográfica(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Mendes, Fabiana Maria dos Santos; Santos, Denise Santana Silva Dos; Lessa, Andréa Broch Siqueira Lusquinhos; Oliveira, Telma MariaA doença falciforme é uma enfermidade genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante denominada hemoglobina S ou (Hb S), a qual, quando submetida à baixa concentração do oxigênio , adquire o formato de uma foice, obstruindo o fluxo sanguíneo, afetando vários órgãos. Objetivo geral desse estudo foi analisar por meio de uma pesquisa bibliográfica, em publicações nacionais, quais os cuidados da enfermeira às crianças com doença falciforme. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. A busca eletrônica ocorreu nos meses de agosto a dezembro de 2014, mediante consultas às bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF) que foram acessadas por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores utilizados nessa pesquisa foram doença falciforme, criança, enfermagem, os quais constam nos descritores de ciência da saúde (DeCS). A partir dessas buscas e através de critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 22 artigos para análise e interpretação dos dados. Os resultados foram apresentados inicialmente por meio de caracterização das publicações analisadas e por 3 categorias temáticas. A primeira categoria definiu o perfil dos eventos agudos que ocorrem em crianças com doença falciforme, os quais são determinantes para a morbimortalidade das mesmas. A segunda categoria identificou ações como imunização, profilaxia e tratamento como medidas eficazes na qualidade de vida das crianças com essa patologia. A terceira categoria aborda os cuidados da enfermeira às crianças com doença falciforme e ressalta que essa profissional deve oferecer cuidados peculiares às crianças com doença falciforme, com base no conhecimento científico, relacionando a teoria com a prática. Conclui-se que a enfermeira exerce papel fundamental no cuidado às crianças com doença falciforme, prestando assistência de forma qualificada tanto para essas crianças, como para os seus familiares.
- ItemDepressão em estudantes do curso de graduação em enfermagem: revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santos, Renaci Rosa dos; Souto, Maria de Fátima Brazil Santos; Teixeira, Cristiane Purificação de Oliveira; Oliveira, Telma MariaA depressão é definida como um distúrbio psíquico que manifesta-se através de quadros depressivos frequentes em geral de episódios que duram de meses a anos. Dados estatísticos demonstram que a depressão atinge entre 15% a 20% das mulheres e de 5% a 10% dos homens, sendo apontada como um fenômeno que chama bastante atenção pelos avanços de sua ocorrência no mundo. Objetivo: Verificar a prevalência de depressão entre estudantes de graduação em enfermagem discutindo os aspectos e impactos na qualidade de vida com perspectiva para o desenvolvimento de ações preventivas a partir de publicações nas bases de dados SCIELO e LILACS entre o período de 2006 a 2017. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, através da busca em base de dados do LILACS e SCIELO sobre a depressão em estudantes de graduação do curso de enfermagem no Brasil. Foram estabelecidos os seguintes descritores (DeCS): “Depressão, Estudantes, Enfermagem”, incluindo apenas trabalhos completos de acesso gratuito e em português sobre a depressão entre estudantes de graduação de enfermagem de Instituições de Ensino Superior no Brasil (IES). Resultados: A amostra final para análise foi constituída por 14. Observando os instrumentos utilizados por alguns autores para estabelecer manifestações da depressão ou qualidade de vida foi elaborada seis categorias para discussão dos resultados: Abordagem da depressão entre estudantes de graduação em enfermagem; Fatores contribuintes para depressão entre os estudantes; Qualidade de vida e relação com a depressão dentre estudantes de graduação em enfermagem; Sintomas de depressão apresentados pelos estudantes; Adesão ao tratamento e automedicação entre estudantes de graduação em enfermagem; Programas e suporte nas IES. Existe controvérsia entre os autores quando a frequência de depressão entre estudantes de enfermagem porem a depressão é mais prevalente entre os estudantes do sexo feminino. Os estudantes reconhecem que a saúde mental como não boa e ainda relatam as diferenças de intensidade dos sintomas nos diferentes anos ou semestre de curso de graduação em enfermagem. São adotados tratamentos com medicamentos antidepressivos em alguns casos. São apontadas a necessidade de implantação de estratégias clinicas de orientação, programas educacionais e de suporte psicológico aos alunos para dar suporte prevenindo a possíveis disfunções além de diagnóstico precoce. Conclusão: Até o momento existe uma grande preocupação sobre o tema da depressão por trata-se de um distúrbio psíquico desenvolvido por uma relação complexa de fatores psicológicos, orgânicos, espirituais e ambientais, caracterizada por ansiedade, humor rebaixado devido à ausência de prazer e interesse pela vida.
- ItemFatores que influenciam a implementação das boas práticas de assistência ao parto institucional sob ótica da enfermeira(Universidade do Estado da Bahia, 2018-07-03) Novaes, Cleidiane dos Anjos; Oliveira, Telma Maria; Galvão, Mary Lúcia Souto; Bispo, Tânia Christiane FerreiraA fim de garantir condições saudáveis ao nascimento, o ato de parir passou do ambiente doméstico ao hospitalar. A partir de então o processo do nascimento que antes era conduzido pela fisiologia humana e mediado pelas emoções e aconchego doméstico, passa a ser uma prática passiva de intervenções médicas muitas vezes desnecessárias, considerando as inflexíveis rotinas do ambiente institucional, que configura o parto num processo patológico e fragmentado. Buscando resgatar a fisiologia do parto, é proposto uma assistência baseada em evidências científicas através de estudos realizados no mundo todo. Contudo, muitas práticas rejeitadas pela ciência continuam sendo realizadas na assistência ao parto hospitalar. Face a esta realidade, este trabalho tem como objetivo, revelar quais fatores influenciam a implementação das Boas Práticas de Atenção ao Parto Institucional, sob ótica das enfermeiras, as quais são prestadoras de cuidados integrais no ciclo gravídico. A metodologia se deu através de uma pesquisa de campo, descritiva e de natureza qualitativa que, orientada pela análise de conteúdo temática sob perspectiva de Bardin, direciona, nesta pesquisa, os fatores favoráveis e contrários a implementação desse modelo de assistência preconizado pela ciência. Os resultados da pesquisa, que considera as práticas de atenção ao parto realizadas na instituição pesquisada, apontam para a falta de estruturas física e hegemonia do modelo biomédico como principais fatores dificultadores no processo e implementação das boas práticas de atenção ao parto, bem como faz referência da assistência da enfermeira como favorável para mudança desse cenário. Concluiu-se que a efetivação da mudança rumo ao atendimento humanizado, perpassa pelos processos de educação continuada, conscientização da equipe médica, bem como nas ações decisivas de profissionais de enfermagem como condutor do modelo humanístico, o qual considera o parto como evento natural inerente a natureza humana.
- ItemO enfermeiro frente à assistência hospitalar noturna(Universidade do Estado da Bahia, 2007) Saiuri, Kuwano; Costa, Eliana Auxiliadora Magalhães; Silva, Mary Gomes; Oliveira, Telma MariaEste trabalho teve como objeto de estudo a assistência de enfermagem no serviço noturno, cujo objetivo principal foi analisar os fatores intervenientes na assistência hospitalar prestada pelo profissional enfermeiro e definir um perfil diagnóstico das enfermeiras do serviço noturno em um hospital público da cidade de Salvador.Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, que utilizou para a análise, referências relacionadas ao tema abordado. A amostra se constituiu de 8 enfermeiras que prestam assistência de enfermagem no serviço noturno de um hospital público da cidade de Salvador- Bahia. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora, através da aplicação de um questionário semi-estruturado. As respostas das enfermeiras foram analisadas e concomitantemente foram articuladas com referencial teórico. Com os resultados obtidos pode-se observar que no serviço noturno predominam, os profissionais do sexo feminino, entre 20 e 29 anos de idade, variou entre 1 a 10 anos o tempo decorrido após a graduação do profissional enfermeiro do serviço noturno, com menos de 1 ano de serviço noturno, que tem 3 plantões na semana e possuem vínculo de emprego com outro hospital. Muitas têm mais de um emprego por questões econômicas, e apontam a melhor condição salarial e a diminuição de recursos humanos como os pontos positivos e os negativos, respectivamente. Muitas referem alteração na saúde, cansaço, e negam dificuldade de manter-se alerta. Há um equilíbrio entre as que conseguem e não conseguem repor o sono e as principais atividades realizadas no turno da noite são os procedimentos invasivos.