Navegando por Autor "Oliveira, Rozilda Vieira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-26) Jesus, Angela Souza De; Oliveira, Rozilda Vieira; Kustner, Rocío Castro; Santos, Moacyr Velame Branco dosA pedologia é de suma importância para a Geografia, já que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e como estes se interligam, dessa forma é indispensável na educação básica. Nesse sentido, é fundamental que seja feita uma análise de como esses conteúdos vem sendo abordados nos livros didáticos, levando em conta a relação teoria e prática do ensino. Esta pesquisa visa analisar como são abordados os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia, tendo em vista a relevância deste tema para o ensino da geografia na educação básica. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados na realização deste estudo ocorreram através de pesquisa bibliográfica, observação, entrevista e questionário. Foram aplicados 30 questionários com 15 questões fechadas, em cada turma, do 6º ao 9º ano nas escolas do espaço rural e urbano, totalizando 155 alunos da rede urbana e 164 alunos da zona rural do 6ª ao 9º ano do Colégio Estadual Renato Machado e da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, respectivamente. Também foram feitas entrevistas com os educadores, num total de 06 professores de Geografia. Para avaliação dos conteúdos de pedologia foram selecionadas duas coleções de livros didáticos: Geografia Homem & Espaço, 6º ao 9º ano LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Ed. São Paulo, Saraiva, 2015, e a coleção Geografia Nos Dias de Hoje, 6º ao 9º ano de Giardino... [et all.], 2.ed. São Paulo: Leyla, 2015, 2019. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) observação direta e análise do livro didático; b) questionários fechados para os alunos; c) entrevista semiestruturada com os professores; d) tabulação, análise de dados e elaboração de gráficos. Para avaliar o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo solos foram realizadas oficinas com o tema Pintando com o solo. Os resultados da pesquisa indicam que os livros didáticos refletem em estudos mecânicos, distanciados do cotidiano dos alunos, os conteúdos são abordados de forma incipiente, não atendendo aos dispostos nas bases normativas dos PCNs e da Base Nacional Comum Curricular. Em função dos resultados obtidos ressalta-se a importância da disciplina Pedologia na formação do professor de Geografia para que este na prática pedagógica esteja preparado para suprir as deficiências e/ou limitações desses conteúdos nos livros didáticos, bem como adequar os conteúdos à realidade dos alunos, tornando as aulas de Geografia mais interessantes, contribuindo para o processo ensino aprendizagem.
- ItemProdução cacaueira do município de jiquiriçá no contexto do seu território de identidade(Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-26) Santos, Mirosmar Silva; Santos, Elba Medeiros Punski dos; Estevam, André Luiz Dantas; Oliveira, Rozilda VieiraNesta pesquisa foi abordada a produção cacaueira e a produção da banana no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, bem como a elaboração do programa de Territórios de Identidade da Bahia. Objetivou-se analisar a participação da produção cacaueira do município de Jiquiriçá em relação aos outros municípios produtores do mesmo território. Para a consolidação desta pesquisa, foi preciso estudar e compreender o programa de Territórios de Identidade do estado da Bahia, analisar a produção cacaueira e da banana dentro deste território e identificar a participação da produção, como também o seu escoamento no município de Jiquiriçá-BA. Para isso, foram utilizados levantamentos de dados documentais e bibliográficos, com autores que discutem os temas propostos na pesquisa, nos quais foram obtidos resultados sobre o programa de territorialização da Bahia e a dimensão da produção cacaueira do município de Jiquiriçá no seu território.
- ItemUso e cobertura da terra no município de Serrolândia, BA: implicações no estoque de carbono no solo em bioma de Caatinga(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-31) Campos, Camila da Silva; Oliveira, Rozilda Vieira; Matos, Mara Rojane Barros de; Rosa, Maria Eloisa Cardoso daCompreender a dinâmica multitemporal de uso e cobertura da terra é fundamental para avaliar o impacto das atividades humanas, principalmente no contexto do bioma Caatinga. O mapeamento do uso da terra e a análise de carbono no solo são fundamentais para entender como as formas de uso da terra e as práticas de manejo do solo alteram os ecossistemas. Essas informações são essenciais para implementar medidas de proteção ambiental e contribuir para a preservação da Caatinga, um bioma muito ameaçado no Brasil. A pesquisa tem como objetivo analisar as mudanças de uso e cobertura da terra no município de Serrolândia-BA, nos anos 1985, 2000, 2010 e 2021, e sua influência no estoque de carbono do solo. Os mapas de uso e cobertura da terra foram elaborados com base nos dados da plataforma MapBiomas e configurados no software QGis. Os mapas de informações ambientais do município foram elaborados a partir de bases de dados do IBGE, USGS e GeoSGB. Para avaliação do estoque de carbono no solo foram coletadas amostras nas profundidades de 0 a 10, 10 a 20 e 20 a 30 cm, no ecossistema de Caatinga (área não antropizada) e nos agroecossistemas: pastagem e agricultura. Nas amostras de solo foram determinados o carbono orgânico, a densidade do solo e a textura. Os resultados indicam que houve aumento das áreas antropizadas, com um ganho significativo de pastagem nos últimos anos, correspondendo a 76,08% da área do município no ano de 2021, e regeneração da área correspondente à vegetação de Caatinga (Formação Savânica) no mesmo ano. A Caatinga apresentou maior estoque de C no solo (0 a 30 cm) de 40,86 Mg ha-1 , seguida pela pastagem (22,34 Mg ha-1 e agricultura (20,71 Mg ha-1 ). A conversão da Caatinga para pastagem e lavoura resultaram em perdas do estoque de C de aproximadamente 45,32% e 49,32%, respectivamente, o que corresponde a 18,52 Mg ha-1 para pastagem e 20,15 Mg ha-1 de C para lavouras, gerando uma emissão total de 141,92 t ha-1 de CO2 para a atmosfera, contribuindo para as alterações climáticas. As atividades agropecuárias predominam no município e são responsáveis por reduzir os estoques de carbono no solo, evidenciando a necessidade de políticas ambientais efetivas e adoção de manejo adequado do solo para equilibrar o uso da terra e proteger a Caatinga.