Navegando por Autor "Oliveira, Rosângela Moreira de"
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- ItemA utilização do Instagram como instrumento de marketing digital em uma empresa de cosméticos e serviços(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Jesus , Alessandra Santos Rosario de; Oliveira, Rosângela Moreira de; Gomes, Almerinda Andrea Pontes Silva; Sousa, André Luis Santos deO Instagram se tornou uma peça fundamental no marketing digital das empresas, consolidando-se como uma das principais estratégias no cenário atual, e mudando a forma como as empresas promovem seus produtos e serviços. O objetivo do presente trabalho é analisar as estratégias de marketing digital de uma empresa de cosméticos e serviços no desenvolvimento de conteúdo das suas postagens no Instagram, no período de 2019 a 2023. O procedimento metodológico adotado foi uma pesquisa quali-quantitativa, exploratória e de natureza básica. Ao analisar, categorizar e quantificar 1.261 postagens do Instagram da empresa de cosméticos e serviços, evidencia que a empresa de cosméticos e serviços apresentou um grande volume de postagens no Instagram, com destaque para a estratégia de marketing de conteúdo (662 postagens). Em 2021, a marca teve o maior número de publicações, enquanto 2020 registrou o menor. A pandemia de COVID-19 possivelmente pode ter influenciado o volume de postagens, com uma redução significativa em 2020, especialmente entre os meses de maio e junho. A análise também mostra o predominante uso de mídia paga na estratégia de marketing de influência e o crescimento do vídeo marketing em 2021. Diante disso, conclui-se que a empresa tem se destacado nas estratégias de marketing digital, principalmente no marketing de conteúdo, influência e vídeo marketing. Sendo a estratégia de marketing de conteúdo a mais utilizada, refletindo a importância de criar e compartilhar informações que não apenas promovem produtos, mas também constroem um relacionamento duradouro com o público.
- ItemAnálise comparativa de estratégias de marketing digital no Instagram e iFood(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Nascimento, Tainá Santos do; Oliveira, Rosângela Moreira de; Oliveira, Rosângela Moreira de; Souza, Sofia; Bomfim, FelipeO marketing digital tornou-se uma ferramenta indispensável nas estratégias das micro e pequenas empresas, principalmente no fortalecimento de sua imagem, visibilidade no mercado e estabelecimento de relacionamentos com o seu público-alvo. A crescente popularidade das redes sociais e do uso dos aplicativos de deliveries mudou a forma como as pessoas interagem com o produto, principalmente nos setores ligados ao ramo alimentício. O presente trabalho tem como objetivo analisar comparativamente as estratégias de marketing digital utilizadas por dez hamburguerias nas plataformas Instagram e Ifood. A pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa, com objetivo descritivo e utilizando-se como procedimentos, pesquisa de referencial teórico, documental e levantamento de dados a partir da observação dos perfis das hamburguerias a respeito de postagens, engajamento, tipos de conteúdo e avaliações dos clientes. Os dados analisados foram coletados no período de 6 semanas. Os resultados da pesquisa apontam que o Instagram é considerado o meio mais efetivo para a construção da marca e engajamento do público e o IFood como um canal de vendas que aumenta a visibilidade dos estabelecimentos. Ao fim do estudo conclui-se que as hamburguerias que combinam as suas estratégias de forma equilibrada em ambas as plataformas conseguem melhorar a sua presença, resultados e proporcionar uma competitividade em um cenário dinâmico.
- ItemInovação na Bahia: perfil das organizações instaladas no Parque Tecnológico da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Anjos Neto, Francisco Assis dos; Oliveira, Rosângela Moreira de; Gomes, Almerinda Andréa Pontes Silva; Sousa, André Luís de SantosHoje em dia, as empresas, principalmente de base tecnológica, estão se apropriando de ferramentas tecnológicas avançadas com o intuito de incorporar nos processos organizacionais para aperfeiçoar seus produtos ou serviços. Isto é tão verdade que 313 negócios fechados voltados a startpus, tecnologia e inovação ocorreram entre janeiro a setembro de 2024 mostrando que, além de ser um mercado promissor também é um mercado lucrativo. Por entender que o parque tecnológico possui uma filosofia de incentivo intensivo a inovação e acaba comportando diversos tipos de empresas inovadoras as quais serão mencionadas no decorrer do presente trabalho, o objeto de pesquisa foi o Parque Tecnológico da Bahia onde as empresas inovadoras estão instaladas com a intenção de desenvolver seus produtos ou serviços inovadores. Este trabalho acadêmico, de caráter qualitativo, buscou elaborar objetivos com planejamento de levantar dados sobre as empresas instaladas para conhecer as áreas das quais as organizações atuam identificando os tipos de inovação propostos pelas instituições, paralelo a isto, diferenciando os estágios de desenvolvimento que as empresas atingiram por meios de seus feitos. Utilizou-se de livros, artigos científicos, relatórios institucionais para embasamento metodológico com o intuito de coletar as informações publicadas pela Secti e AeptecBA a respeito das organizações pondo-as em uma planilha de Excel para, posteriormente, analisar a trajetória das startups com o objetivo de evidenciar quais empresas atingiram os estágios de desenvolvimento. Os quadros foram usados a fim de alinhar os conceitos teóricos e editoriais com os modelos de negócios das empresas inovadoras de forma didática. Com os resultados obtidos, entendeu-se que a maioria das organizações instaladas no Parque Tecnológico enquadra nos conceitos teóricos e boa parte das organizações enquadra nos conceitos editoriais. Além disso, foi possível verificar, para fins de pesquisa, que há empresas que apresentaram feitos realizados durante a estadia no Parque, porém, por falta de informações, elencou-se 5 empresas inovadoras que atenderam estes critérios. Portanto, constatou-se que há empresas incubadas e residentes, inclusive, associadas – como é o caso do IFBA – presentes no Parque aumentando ainda mais sua visibilidade. Houve empresas incubadas que, demonstradas pelas suas trajetórias, apresentaram acompanhamento significativo do programa de incubação resultando em convites para eventos e premiações.