Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Monaliza Novais Rodrigues de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Olhares da colonização: África e africanos entre representações - Moçambique (1929)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-10-27) Oliveira, Monaliza Novais Rodrigues de; Mattos, Wilson Roberto de; Severs, Suzana Maria de Sousa Santos; Pena, Patricia Carla Alves
    O crescimento do campo historiográfico impulsionado por novas abordagens, olhares e concepções, possibilitou, consequentemente, a descoberta de novos objetos de estudo, novas fontes, assim como, novos métodos de interpretação e exploração das mesmas. Diante desse universo de fontes emergiu-se a fotografia, que não se trata apenas do congelamento de uma imagem através de atributos técnicos e mecânicos. Ela traz consigo uma carga de informações de um determinado tempo e espaço, representa uma produção social. Neste sentido, a fotografia é um produto histórico que sugere realidades, situações, memórias e representações, pois, a imagem fotográfica está imersa em uma condição histórica que perpassa pela relação entre quem fotografa e quem está sendo fotografado, em que tempo, em que momento, em que circunstâncias, com que finalidade. Assim, o presente trabalho pretende discutir como Moçambique foi representada através dos registros iconográficos e textuais dos Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colônia de Moçambique, produzidos em 1929, editado e coordenado por José Santos Rufino, tendo em vista o contexto da política da propaganda colonialista portuguesa da década de 1920, tratando de que maneira as ligações entre o discurso da propaganda colonial e o discurso fotográfico contribuiu para criar representações do território moçambicano. As fotografias e descrições que compõem os álbuns servirão de guia para compreender a política colonialista portuguesa implantada em Moçambique e seus mecanismos de dominação, que tinham como propósito construir e organizar, na linguagem colonialista, um mundo perfeito, civilizado, cristão, europeu, culto e urbano.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais