Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Marly Batista Chagas de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Narrativas de professoras da educação infantil no contexto da pandemia
    (2025-05-08) Oliveira, Marly Batista Chagas de; Miguel, Antonieta; Bastos, Adson dos Santos
    O Produto Educacional “Narrativas de Professoras da Educação Infantil no Contexto da Pandemia” foi pensado no sentido de deixar registrados os relatos de experiências e práticas educacionais das professoras de educação infantil durante a pandemia, com o objetivo de historiografar um momento difícil na história da educação brasileira. Este livro é uma forma de relatar o perfil das professoras, mas também os saberes docentes que surgiram durante esse contexto, em meio aos medos, angústias e insegurança. Partindo desse pressuposto, elaborar um Produto Educacional com narrativas de professoras no cenário pandêmico, é permitir que futuras gerações tomem conhecimento sobre esse momento histórico, por meio de memórias. Destinado para professores, este Produto Educacional permite reflexões sobre a identidade docente, medos, resistências, além de ajudar a compreender como as pessoas aprenderam, ensinaram e se adaptaram em meio aos desafios do período pandêmico, buscando diferentes estratégias de aprendizagens. Toda narrativa apresenta e descreve histórias que estão presentes na memória daqueles que vivenciaram e experienciaram momentos que foram construídos nas relações com seus pares. Este é um livro construído por narrativas de professoras da Educação Infantil no contexto da pandemia, resultado de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, da Universidade do Estado da Bahia. Nesse sentido, este livro foi escrito com o objetivo de historiografar as histórias e memórias das professoras de Educação Infantil durante a pandemia, para que os leitores possam tomar conhecimento de um momento difícil pelo qual passou as escolas, que foi trabalhar no contexto pandêmico. Portanto, é com muita alegria e encantamento que escrevo a apresentação desta obra, Produto Educacional, resultado de uma pesquisa de campo realizada com professoras de Educação Infantil da cidade de Matina- Ba, em grupos de Museu da Memória, por meio das narrativas autobiográficas. Os encontros realizados com as professoras, possibilitaram a escrita de narrativas que foram organizadas e descritas nos capítulos que compõem este livro. O primeiro capítulo, intitulado Quem sou eu? Quem somos nós? Narrativas do perfil das docentes, evidencia as histórias de vida 06 das professoras participantes da pesquisa, cada uma com sua especificidade, narra os caminhos da docência, as motivações e as resistências para tornar professoras de Educação Infantil. No segundo capítulo, as professoras trazem narrativas sobre Medos e resistências de educadoras no cenário pandêmico, com relatos sobre o medo de serem contaminadas e transmitir para as famílias. Neste capítulo, é evidenciado também sobre o adoecimento mental das professoras. O terceiro capítulo, intitulado Pandemia da COVID-19 e práticas pedagógicas. Houve reinvenção? são narradas histórias e memórias sobre o uso das tecnologias durante o cenário pandêmico nas turmas de educação infantil, com alguns questionamentos de como essas tecnologias eram utilizadas e se realmente atendia os objetivos de aprendizagem das crianças. São apresentados também, relatos sobre a formação de professores para atuar neste cenário e sobre as formações adquiridas anteriormente. Elas foram suficientes? Atenderam às expectativas? Dessa forma, ao folhear cada página, será possível perceber o quanto os relatos das histórias e memórias de professoras da Educação Infantil trazem vivências de um cenário triste da nossa história que afetou todas as esferas, dentre elas, a educação. Este cenário que foi marcado por medos, incertezas, desafios, mas também resistência. Este livro é o resultado dessas vozes de resistência que não desistiu, e narra para nós, essas experiências.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Narrativas de professoras da educação infantil no contexto da pandemia
    (Universidade do Estado da Bahia , 2025-05-08) Oliveira, Marly Batista Chagas de; Miguel, Antonieta; Rehem, Fani Quitéria Nascimento; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Bastos, Adson dos Santos
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar as narrativas de professoras da Educação Infantil no contexto da pandemia, por meio de suas histórias e memórias sobre identidade, medos, resistências e práticas pedagógicas desenvolvidas durante a pandemia da COVID – 19. As colaboradoras da investigação foram cinco professoras da Escola Municipalizada Luís Eduardo Magalhães da cidade de Matina-BA. A base epistemológica do estudo fundamenta-se na pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, colocando em evidência as histórias e memórias das professoras de Educação Infantil, tendo como recorte temporal, o período pandêmico. A pesquisa ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica. Utilizou-se como dispositivos para produção de dados as narrativas autobiográficas as quais foram produzidas em um espaço nomeado de Museu da Memória. Cada participante teve a oportunidade de narrar suas histórias e memórias, por meio de objetos biográficos trazidos pelas professoras participantes. Durante todo o texto, trago essas narrativas das colaboradoras da pesquisa para ilustrar os estudos e a base teórica utilizada. No último capítulo, são evidenciadas as histórias e memórias das professoras de Educação Infantil no contexto da pandemia, a saber: memórias sobre identidade, formação e carreira docente; saberes docentes e trabalho docente. A partir dos resultados obtidos, nota-se que, o trabalho docente no contexto da pandemia foi marcado por medo, angústia e adoecimento mental de professoras que tiveram que reinventar para desenvolver as práticas pedagógicas, incluindo o uso das tecnologias, mesmo sem ter domínio sobre elas.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais