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Navegando por Autor "Oliveira, Maria das Dores Brandão "

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    Práticas docentes e diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros - Campo Formoso – BA
    (2017-08-01) Oliveira, Maria das Dores Brandão ; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Carvalho, Emanuela Oliveira; Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
    O presente trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida na escola Quilombola de Lage dos Negros, distrito de Campo Formoso- BA. Esta pesquisa teve como tema: Práticas Docentes e Diversidade na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA. Esta ação se desencadeou das discussões em sala de aula com os alunos do Instituto de Educação Manancial Quilombola de Lage, onde atuo como professora do Curso de Pedagogia. O projeto desta pesquisa se firmou junto às orientações e apoio dos professores do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado da Bahia - PPED e Mestrado em Educação e DiversidadeMPED. Esta pesquisa teve como objetivo geral: Conhecer as práticas docentes dos professores que atuam na Escola Quilombola de Lage dos Negros, Campo Formoso – BA, observando se estas ações consideram a pluralidade cultural da comunidade quilombola de Lage, tal como definido pela Lei 11645/08. Em suas especificidades buscou: a)Diagnosticar nos documentos oficiais da Escola, a presença ou não, das culturas e manifestações culturais da comunidade de Lage dos Negros, com o intuito de descobrir se as práticas se coadunam com as informações trazidas nos documentos; b)Descobrir como se dão as práticas dos professores que lecionam na Escola Quilombola de Lage dos Negros; c) Oportunizar a articulação entre os docentes da Escola Rural Quilombola de Lage, para a realização de uma Tertúlia Dialógica Cultural, com a finalidade de fazer um levantamento das demandas de formação dos professores da escola, sobre a história e cultura Afro-brasileira em Lage; d) Potencializar as Tertúlias Dialógicas Culturais na Escola Quilombola a partir das demandas de formação com a intenção de que seja possível futuramente, a construção coletiva de um acervo histórico1 cultural do lugar, para ser usado pelos professores da escola e amplamente divulgado na comunidade. A metodologia se firmou numa pesquisa participante com abordagem de análise do conteúdo, trazendo como dispositivos de pesquisa: observação, entrevista semiestruturada, exame de documentos e diário de bordo, assim como a proposta de trabalho coletivo: oficina preparatória e a 1ª Tertúlia Dialógica Cultural, como meio de alcançar os objetivos esperados. A fundamentação teórica está amparada em contribuições significativas de especialistas na área temática, que desenvolveram ou desenvolvem grandes estudos e pesquisas na área da educação, transitando pelo contexto da diversidade, cultura, identidade, práticas docentes e educação quilombola. A Tertúlia veio com a introdução de uma oficina preparatória e se concretizou com um grande encontro dialógico com educadores, representantes da comunidade e presidentes das associações.
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