Navegando por Autor "Oliveira, Maria da Paixão de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPráticas pedagógicas e tecnologias digitais móveis: entrelaçando saberes e fazeres(2017-09-22) Oliveira, Maria da Paixão de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Santos, Edméa Oliveira dos ; Alves, Lynn Rosalina GamaA inserção das tecnologias digitais móveis nas escolas (tablets e smartphones) ampliou a problematização de como criar novas práticas pedagógicas que valorizem a autoria, a produção, o compartilhamento, a colaboração dentro e fora dos espaços escolares. Este novo movimento nos leva aos estudos da pedagogia dos multiletramentos como base para a ampliação e difusão desses processos nas escolas. Diante deste contexto, trazemos como objetivo desta pesquisa: compreender quais são os sentidos e significados que os professores do Ensino Fundamental II dão às tecnologias digitais móveis em sua vida e como isso reverbera em sua prática pedagógica, de modo a ajudálos a ressignificar os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual enveredamos pela etnopesquisa-formação (MACEDO, 2006; 2012) e pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008). O referencial teórico que nos orientou sobre a formação de professores (NÓVOA, 1995 e MACEDO, 2006), mobilidade (LEMOS 2003;2004;2009 e SANTAELLA, 2007) e multiletramentos (ROJO 2012; 2013 e SILVA, 2017). A experiência formativa com os professores da Escola Municipal Elysio Athayde revelou a importância de práticas formativas para a inserção das tecnologias digitais móveis nas práticas pedagógicas e a necessidade de aplicação da pedagogia dos multiletramentos para favorecer os processos de criação, compartilhamento e colaboração no processo de ensino e aprendizagem. Revelam-se como destaques nesta pesquisa o fazer pedagógico do professor como processo de mobilização para novas formas de ensinar e aprender.
- ItemPráticas pedagógicas na educação infantil: questões e desafios apontados no estado da arte(2017-03-30) Oliveira, Maria da Paixão de; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Soares, Leila da França; Pimentel, Edna Furukawa; Souza, Elizeu Clementino deEsta presente pesquisa estabelece um estado da arte sobre práticas pedagógicas na educação infantil, tendo por objetivo mapear a produção científica do tema a partir de um recorte teórico e temporal dos últimos 10 anos (2006 a 2016), para isso utilizou-se as plataformas online do IBICT, Anped e SBPC. A problematização da pesquisa propõe uma análise e discussão sobre o distanciamento entre o que conhece teoricamente sobre práticas pedagógicas na educação infantil e as suas várias formas de acontecerem no contexto educativo. Para que esse trabalho possa atender ao que se preconiza sobre coerência teórica seus estudos estão voltados para a abordagem sócio histórica fundamentada nos estudos de Bakhtin (1993) e Vygotsky (2005). Como resultados a pesquisa revelou que o discurso sobre práticas pedagógicas está fortemente atrelado ao discurso sobre currículo e formação continuada, bem como o desenvolvimento de práticas docentes coerentes com o que vem sendo direcionando nos documentos oficiais.