Navegando por Autor "Oliveira, Maria Olivia Matos"
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- ItemLetramento digital: contribuições para potencializar a aprendizagem em leitura e escrita na EJA(2016-12-15) Gonçalves, Paulo César da Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Oliveira, Maria Olivia Matos; Silva, Obdália Santana FerrazNesta pesquisa intitulada Letramento digital: contribuições para potencializar a aprendizagem em leitura e escrita na EJA, partimos da concepção da Educação Online como potencializadora de aprendizagens, com ênfase na modalidade Semipresencial, tomando como parâmetro as atividades educacionais fomentadas nos encontros presenciais e online com discentes da EJA. Como objetivo geral, buscamos compreender como os conhecimentos relativos à leitura e à escrita, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Moodle, em atividades semipresenciais, potencializaram a aprendizagem na EJA. Como objetivos específicos, procuramos investigar, através das práticas de leitura e da escrita, no ambiente virtual de aprendizagem, se os alunos da EJA, constroem autonomia leitora; também identificar ações colaborativas e interativas, nas atividades de leitura e de escrita desenvolvidas no AVA, pelos alunos da EJA; apresentar, por meio de uma pesquisa aplicada, o quanto a aprendizagem pode significar transformação coconstruída, a partir de novos desafios, a exemplo de atividades no AVA. Ademais, criar ações pedagógicas que possam resultar em aprendizagens, por meio da interatividade proporcionada pelas interfaces de conteúdo e de comunicação do AVA. A questão-problema desta pesquisa foi: como os conhecimentos relativos à leitura e à escrita, através Moodle, potencializam a aprendizagem na EJA? Os capítulos foram fomentados e construídos acerca de concepções de Educação Online, modalidade semipresencial, práticas de letramentos, história da EJA, suas implicações e possibilidades de mudanças através de práticas pedagógicas engajadas como políticas públicas no viés do autor Paulo Freire. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, em Lauro de Freitas, Bahia. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e seis alunos da turma III, do 3º Tempo Formativo, Eixo 6, do Ensino Médio, da área do conhecimento em Humanas. A abordagem metodológica de pesquisa contemplou as análises qualitativa e quantitativa, pela instrumentalização do estudo de caso. Como base teórica, exploramos e entrecruzamos vários caminhos, a saber: reflexões sobre as experiências formativas das professoras online, (FERREIRA, 2008); possibilidades de leitura e produção textual nos cenários digitais (SILVA, 2006); perfil cognitivo do leitor imersivo (SANTAELLA, 2004); cenário, formação e questões didático-metodológicos da Educação Online (SILVA, PESCE & ZUIN, 2010); interatividade em sala de aula (SILVA, 2014); inclusão digital (BONILLA e PRETTO, 2011); letramentos sociais (STREET, 2014); multiletramentos e TIC na escola (ROJO, 2013); hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos (ROJO & BARBOSA, 2015), entre outros. Como resultado, percebemos que as categorias Educação online, interatividade, cocriação, inteligência coletiva, intratextos e hipertextos foram fundantes para a potencialização da leitura e escrita no AVA pelos estudantes da EJA. Ratificamos, também, que as práticas e os eventos dos multiletramentos escolares e não escolares são imprescindíveis à formação daqueles sujeitos. Notamos, ainda, que os discentes desenvolveram autonomia na coletividade, ao construírem, no AVA, textos com unidade em diversas interfaces, a exemplo do wiki, do fórum e do chat. Além disso, vimos que as aulas dialógicas, com ênfase no bidirecionamento emissor/receptor, são empoderadoras. Ademais, percebemos que os sujeitos, desta pesquisa, tiveram voz em todos em espaços comunicativos, descortinando, assim, a teoria de comunicação funcionalista que postula a comunicação como via de mão única.
- ItemProtótipo de um ambiente virtual como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem no curso técnico de informática do Instituto Federal Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa(2016) Oliveira, Hudson Barros; Oliveira, Maria Olivia Matos; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Matta, Alfredo Eurico RodriguesEste trabalho teve como objetivo propor o desenvolvimento de um sistema web colaborativo e interativo, através da construção do protótipo de um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, como ferramenta de apoio ao ensino presencial no processo ensinoaprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido nas turmas do Curso Técnico em Informática do IFBAIANO, Campus Bom Jesus da Lapa, onde os agentes da pesquisa foram um grupo de vinte discentes e dez docentes selecionados aleatoriamente nos turnos matutino e noturno do referido curso. O estudo analisa a relevância da utilização das TIC, principalmente do AVA, no processo pedagógico na EJA. Também aborda todo o arcabouço teórico e as ferramentas tecnológicas necessárias ao processo de planejamento, desenvolvimento e implementação do sistema proposto, bem como avalia os resultados da utilização deste protótipo por parte dos alunos envolvidos na pesquisa. Ao longo da investigação foram realizadas entrevistas com alunos e professores das disciplinas do curso e aplicados questionários para a geração de dados, além de pesquisa documental e da própria observação do autor no espaço onde ocorriam os fenômenos pesquisados. A escolha deste tema se deu a partir das dificuldades encontradas e vivenciadas pelo próprio autor, que também é docente na Instituição alvo da pesquisa. A aplicação e testes do protótipo do ambiente virtual agradaram e no geral teve resultados positivos, o que faz atentarmos para as potencialidades da utilização destas ferramentas para a melhoria da qualidade do ensino e também do aprendizado, incentivando uma maior colaboração e interatividade entre educandos e educadores. Espera-se que as estratégias desenvolvidas e a aplicação de um AVA na EJA sejam ferramentas auxiliares na melhoria do ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno adquirir mais conhecimento e possibilitando ganhos para a aprendizagem dos alunos.
- ItemRobótica educacional e o processo de (re)construção da autonomia dos sujeitos educativos: uma experiência na educação de jovens e adultos(2016-12-13) Cavalcante, Tarsio Ribeiro; Oliveira, Maria Olivia Matos; Rezende, André Luiz A.; Ferreira, Maria Conceição AlvesEsse estudo investiga a utilização da robótica educacional como possibilidade pedagógica no auxílio ao processo de (re)construção da autonomia dos sujeitos educativos da educação de jovens e adultos (EJA). De acordo com algumas abordagens epistemológicas, a autonomia é condição indispensável aos educandos por lhes oportunizar a sua assunção como ser social, pensante e transformador, características fundantes na EJA por possibilitar ao público de uma modalidade de ensino marcada por negações, a autoria e não apenas a coadjuvância no mundo que o cerca, o despertar da capacidade crítica, a aquisição da segurança em si, caminhos para a construção do conhecimento e o empoderamento para participação nos processos sociais de construção do mundo que o cerca, emancipando-se assim de uma condição de alienação e opressão. Nesse contexto, a robótica educacional apresenta-se como uma abordagem adequada à EJA possibilitando a experimentação, a inventividade, a criatividade e a interação entre os educandos e entre esses e o professor. Assim, através de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, onde a pesquisa-ação foi operacionalizada por meio de um projeto de intervenção sob a forma de curso de extensão utilizando a robótica educacional, foi trabalhada a questão de pesquisa que surge a partir da seguinte inquietação: a robótica educacional pode contribuir no processo de (re)construção da autonomia dos sujeitos educativos da EJA? Para trabalhar essa questão de pesquisa foi traçado como objetivo geral investigar se a robótica educacional constitui-se em uma possibilidade pedagógica no auxílio ao processo de (re)construção da autonomia desses sujeitos educativos e, como objetivos específicos: a) delinear o perfil dos participantes da pesquisa, na consciência de ser este um recorte representativo do universo da EJA, possibilitando conhecê-los e conceber uma percepção sobre o grau de autonomia desses sujeitos educativos previamente à participação na pesquisa; b) analisar se os ideais defendidos em Freire (2015) podem ser trabalhados na EJA, mediados pela robótica educacional em auxílio ao processo de (re)construção da autonomia dos seus sujeitos educativos e, por fim, c) desvelar as percepções dos participantes da pesquisa em relação ao projeto de intervenção. Os achados da pesquisa permitiram concluir que a robótica educacional, quando utilizada na EJA observando as características do seu universo singular, respeitando a identidade cultural dos seus educandos e considerando os saberes adquiridos ao longo de suas vidas, contribui no processo de (re)construção da autonomia dos seus sujeitos educativos apresentando-se como uma possibilidade pedagógica a ser utilizada para este fim.