Navegando por Autor "Oliveira, Lucinete Chaves de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA avaliação no ensino fundamental(UNEB, 2001) Sobreira, Cláudia Santos; Souza, Evaneide Conceição; Santos, Ivonete Ferreira dos; Santos, Neumária Vicente; Oliveira, Lucinete Chaves deEsta monografia apresenta o problema da avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Oficina Professora Gleidecelma Santos Lima, situada na sede (Piritiba-BA). Objetiva desvendar , o que tem originado desistência e reprovação dos alunos, no decorrer de cada ano letivo e a partir desta descoberta, sugerir intervenções capazes de contribuir para solucionar os problemas relacionados às questões avaliativas. Pautando-se em questionários direcionados a pais, alunos, professores e diretor para subsidiar a pesquisa, tendo como resultado alguns apontamentos: uso inadequado da avaliação como causa da evasão e reprovação escolar, mas não determinante da mesma.
- ItemFatores que dificultam a alfabetização nas séries iniciais(UNEB, 2001) Sampaio, Edvaldo Antônio Silva; Silva, Elizabete Ferreira da; Lima, Marileuza Ferreira de; Silva, Rosângela Gomes da; Oliveira, Lucinete Chaves deA partir dos estudos de Emilia Ferreiro, hoje se sabe que a alfabetização decorre de um processo de aquisição a ser construído por aquele que aprende. É o resultado da combinação de hipóteses que o aprendiz tem a respeito da escrita, influenciadas pelas concepções daquele que ensina, com o objetivo de desenvolver um sistema de representação da linguagem.
- ItemGestão participativa na educação: gestão participativa na Escola de 1º Grau Yêda Barradas Carneiro(UNEB, 2001) Silva, Ana Paula Soares da; Silva, Ednei Souza Félix da; Maia, Zélia Rosa; Santana, Zilma Oliveira Pinto de; Oliveira, Lucinete Chaves deO presente trabalho monográfico aborda o desenvolvimento da prática gestionária integrada, enquanto meio de sensibilização dos profissionais da educação. Esta tem o intuito de descrever sobre o papel dos segmentos envolvidos na educação, bem como, o estudo de caso da Escola de 1° Grau Yêda Barradas Carneiro, situada à rua Faustino Lopes, município de Morro do Chapéu-Bahia. A reflexão feita a partir de estudos sobre a Gestão participativa democrática dá subsídios para a elaboração do referencial teórico, que objetiva efetivar o trabalho coletivo na escola, promovendo assim, um ensino de qualidade. Apresenta-se como propostas para os profissionais da educação, uma linha de trabalho interacionista, proporcionando o melhor desenvolvimento dos processos educativos, centrados na formação intelectual e social do educando.
- ItemProcesso de alfabetização leitura e escrita(UNEB, 2001) Lessa , Joanita Marques de Souza; Silva, Neiva Carvalho Pimentel; Oliveira, Selma Rocha de; Rosa, Sílvia Regina Pereira; Oliveira, Lucinete Chaves deEste trabalho tem por finalidade aprofundar nossos estudos, compreender como ocorre a apropriação do conhecimento, através da leitura e da escrita no processo de alfabetização e nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de: Lagoa Nova, Tio Lauro, Tia Almerinda e Fidelina Rocha César.
- ItemReprovação na 1ª e 2ª ensino fundamental(UNEB, 2001-11) Souza, Ivanilse Rodrigues de Queiroz; Feirreira , Luiza Andréia Rosa; Góes, Maridalva Fereira; Pereira, Sueli Bastos; Oliveira, Lucinete Chaves deA preocupação básica de nossa pesquisa centraliza-se no problema do fracasso escolar das crianças das 1ªs e 2ªs do 1° grau, principalmente das classes populares, onde ele é mais incidente.