Navegando por Autor "Oliveira, Luci Cláudia Alves de"
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- ItemPráticas pedagogicas em educação em direitos humanos: orientações pedagógicas de ensino na EJA(2019-12-20) Oliveira, Luci Cláudia Alves de; Santos, Jocenildes Zacarias; Moraes, Cândida Andrade de; Santos, Carla Liane Nascimento dosEsta pesquisa analisa as práticas pedagógicas na Educação em Direitos Humanos como elemento mobilizador de novas práticas na Educação de Jovens e Adultos. Centra na difusão das normas e nos processos de Educação em Direitos Humanos a partir da questão norteadora de pesquisa: De que forma as práticas pedagógicas pautadas na Educação em Direitos Humanos contribui no processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos? No geral, objetiva analisar a Educação em direitos Humanos como elemento mobilizador de práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Jaqueira do Carneiro. A discussão foi consubstanciada nos objetivos específicos seguintes: compreender a relevância da Educação em Direitos Humanos para os contextos da Educação de Jovens e Adultos, considerando suas especificidades e diversidades de sujeitos de direitos; realizar formação continuada em Educação em Direitos Humanos com professores da Escola Municipal Jaqueira do Carneiro, visando construir um espaço de discussão e formulação de propostas para a melhoria de práticas docentes em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos; desenvolver orientações pedagógicas com a finalidade de aprimorar e efetivar a Educação em Direitos Humanos na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos na escola Municipal Jaqueira do Carneiro. Dialoga na pesquisa com as teorias de Bobbio (1992); Brasil (2007; 2012; 2013; 2014); Dantas (2016); Freire (1978, 1993, 1996, 2001; 2006); Morgado (2001); Nações Unidas (2004), dentre outros. Suporta na metodologia as teorias de Apolinário (2004); Barros (2000); Brandão (2003;2006); Gatti (2002); Morin (2004), dentre outros. Adotada a abordagem qualitativa da pesquisa com o procedimento técnico da pesquisa participante junto a 10 sujeitos da pesquisa que gerou como produto a proposta de orientação pedagógica. A análise dos dados foi pautada nas teorias de Arroyo (2006, 2011); Candau (2005, 2008, 2013); Silva (1997, 2010) e Tavares (2013). Os resultados apontam para a reflexão por parte dos professores acerca da importância da inserção dos estudos sobre Educação em Direitos Humanos no processo ensino-aprendizagem; como também a percepção do nível do trabalho a ser realizado, para atingir o ponto ideal de difusão e prática da Educação em Direitos Humanos na Escola Municipal Jaqueira do Carneiro.