Navegando por Autor "Oliveira, Luci Cláudia Alves de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExperiência de uma Educação Contextualizada: Limites e Avanços da Educação do Campo.(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Luci Cláudia Alves de; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira de Souza; Paz, Maria Glória daEstudar sobre a educação do campo é romper antigos conceitos e consolidar esta nova etapa como atendimento educacional, por meio de uma prática que reconheça os povos do campo como sujeitos de direitos. Neste trabalho discuti se os limites e avanços da educação do campo em nosso semi-árido, trazendo uma reflexão a respeito de uma experiência contextualizada e alternativa, desenvolvida pelos docentes da região de Antônio Gonçalves. A pesquisa foi feita através de uma metodologia com caráter qualitativo, por considerar que ela apresenta aspectos técnicos metodológicos que possibilitam uma melhor apropriação dos elementos a serem estudados neste trabalho. O trabalho encontra-se pautado pelos instrumentos de coleta de dados, questionário fechado e aberto para professores (as); observação do cotidiano dos (as) alunos (as) na escola, assim como a prática dos educadores e diário de bordo, utilizado para anotações dos acontecimentos observados nos espaços investigados. Para fundamentarmos os conceitos adotados durante a produção deste trabaho e as opções metodológicas, buscamos aportes teóricos de autores como Arroyo (2008), Bof (2006), Brandão (1980), Baptista (2003), Dias (2006), Fernandes (2004), Fiorentini (2006), Freiri (1997), Leite (2002), Martins (2006), Reis (2004). Os resultados da pesquisa permitiram destacar a importância de pensar numa proposta de educação já experenciada e contextualizada alicerçada nas raízes que tecerão a história de vida e luta dos sujeitos que compõem o “universo” chamado campo brasileiro.
- ItemPráticas pedagogicas em educação em direitos humanos: orientações pedagógicas de ensino na EJA(2019-12-20) Oliveira, Luci Cláudia Alves de; Santos, Jocenildes Zacarias; Moraes, Cândida Andrade de; Santos, Carla Liane Nascimento dosEsta pesquisa analisa as práticas pedagógicas na Educação em Direitos Humanos como elemento mobilizador de novas práticas na Educação de Jovens e Adultos. Centra na difusão das normas e nos processos de Educação em Direitos Humanos a partir da questão norteadora de pesquisa: De que forma as práticas pedagógicas pautadas na Educação em Direitos Humanos contribui no processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos? No geral, objetiva analisar a Educação em direitos Humanos como elemento mobilizador de práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Jaqueira do Carneiro. A discussão foi consubstanciada nos objetivos específicos seguintes: compreender a relevância da Educação em Direitos Humanos para os contextos da Educação de Jovens e Adultos, considerando suas especificidades e diversidades de sujeitos de direitos; realizar formação continuada em Educação em Direitos Humanos com professores da Escola Municipal Jaqueira do Carneiro, visando construir um espaço de discussão e formulação de propostas para a melhoria de práticas docentes em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos; desenvolver orientações pedagógicas com a finalidade de aprimorar e efetivar a Educação em Direitos Humanos na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos na escola Municipal Jaqueira do Carneiro. Dialoga na pesquisa com as teorias de Bobbio (1992); Brasil (2007; 2012; 2013; 2014); Dantas (2016); Freire (1978, 1993, 1996, 2001; 2006); Morgado (2001); Nações Unidas (2004), dentre outros. Suporta na metodologia as teorias de Apolinário (2004); Barros (2000); Brandão (2003;2006); Gatti (2002); Morin (2004), dentre outros. Adotada a abordagem qualitativa da pesquisa com o procedimento técnico da pesquisa participante junto a 10 sujeitos da pesquisa que gerou como produto a proposta de orientação pedagógica. A análise dos dados foi pautada nas teorias de Arroyo (2006, 2011); Candau (2005, 2008, 2013); Silva (1997, 2010) e Tavares (2013). Os resultados apontam para a reflexão por parte dos professores acerca da importância da inserção dos estudos sobre Educação em Direitos Humanos no processo ensino-aprendizagem; como também a percepção do nível do trabalho a ser realizado, para atingir o ponto ideal de difusão e prática da Educação em Direitos Humanos na Escola Municipal Jaqueira do Carneiro.