Navegando por Autor "Oliveira, Lucas da Cunha Mendes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAulas com animações: análise histórica da geopolítica atual com a série obsolete em sala de aula(2024-12-12) Oliveira, Lucas da Cunha Mendes de; Oliveira, Nora de Cássia GomesEste artigo apresenta os três primeiros episódios da primeira temporada da série animada Obsolete como um novo recurso didático dentro do ensino de História no 9° ano do Ensino Fundamental. Tal animação, que é uma produção original do You Tube, do consagrado criador de animes japonês Gen Urobuchi, pode ser útil como um meio de auxílio para o(a) docente nas discussões sobre a geopolítica internacional na História contemporânea. A reavaliação da prática docente e do papel do(a) estudante no aprendizado busca dinamizar as aulas e retirar o(a) educando(a) da condição de mero(a) receptor(a) de conteúdo. Tal processo se intensificou no decorrer das últimas décadas, desde o fim do regime militar brasileiro até os dias atuais. Para que tal mudança de perspectiva sobre a educação em história aconteça, é proveitosa à adição de materiais audiovisuais como recursos de apoio pedagógico na sala de aula por parte dos(as) professores(as). É nesse contexto que se insere a animação apresentada neste artigo. O emprego do cinema nas aulas de História pode abrir novos temas para debates e produções textuais pelos(as) discentes, chamando a sua atenção e facilitando seu entendimento dos temas da disciplina, com os quais a obra de Urobuchi dialoga, por se tratar de uma produção audiovisual que foi feita para o público juvenil. Obsolete pode contribuir para um ensino de História renovado e instigante, mostrando aos estudantes a importância das aulas da matéria escolar e, com isso, ajudando a combater problemas como a indisciplina nas salas de aula e a evasão escolar.