Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Liliane Almeida de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuições e implicações do Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos para a formação dos licenciandos em Geografia
    (UNEB, 2010) Castro, Débora; Gregório, Fernada Félix; Oliveira, Liliane Almeida de; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Nunes, Marcone Dennys Reis; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos
    O objetivo deste estudo consistiu-se em compreender os efeitos do período de Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para a formação do licenciando em geografia. A questão que desencadeou o processo de investigação foi: Como o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos pode contribuir para a formação do licenciando de geografia no Campus IV, Jacobina, Bahia? Propôs-se enquanto objetivos específicos: analisar a proposta do Estágio Supervisionado em Geografia; examinar a proposta do Programa de EJA; identificar dificuldades e/ou facilidades que os licenciandos em geografia possuem para construí os conhecimentos geográficos na EJA; investigar sob o ponto de vista do aluno da EJA se o período do estágio supervisionado interfere no seu processo de ensino aprendizagem; verificar como o Programa de EJA é visto dentro do Regimento Setorial do Curso de Geografia. À abordagem da pesquisa teve enfoque dialético. Caracterizou-se por uma pesquisa explicativa que propôs elucidar as relações que se dá entre os sujeitos: alunos e professores da EJA e estagiários da Universidade do Estado da Bahia- Campus- IV. Os procedimentos utilizados na investigação articularam o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, objetivando realizar a triangulação dos dados e instrumentos. Para a coleta dos dados optou-se por questionários e a entrevista episódica (qualiquantitativos). Os resultados demonstraram contribuições como o aprendizado dos sujeitos envolvidos, enriquecendo assim a sua prática pedagógica. As implicações foram as dificuldades encontradas como: adaptação de conteúdo, evasão escolar, falta de material didático e a ausência da disciplina especifica da EJA, motivos esses que acabaram dificultando o processo de ensino-aprendizagem.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais