Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Leandro de Sousa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica da prática docente na disciplina de ciências naturais no 9º ano do Ginásio Municipal Antônio Simões Valadares- Itiúba- BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-12) Oliveira, Leandro de Sousa; Freitas, Juliana Côrtes de; Freitas, Juliana Côrtes de
    O ensino e aprendizagem das Ciências Naturais no 9º ano escolar, mais do que nos anos anteriores, é uma tarefa que demanda muito empenho dos envolvidos. Aos professores, incluem-se nesta demanda, estratégias didáticas inovadoras que suportem o desafio de guiar os alunos para o novíssimo mundo da Química, Física e da Biologia e que esmaeça o grande dilema “expectativas gerais baseadas em pesquisas filosóficas versus realidade prática da sala de aula”. Este trabalho tem por finalidade selecionar, elaborar e aplicar histórias em quadrinhos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em busca da educação factual e culturalmente significativa relacionada aos conteúdos de Ciências Naturais no 9º ano tendo como sujeitos da pesquisa alunos da escola Ginásio Municipal Antônio Simões Valadares do município de Itiúba-BA. Para a sua realização foram aplicados questionários, de forma que um pré-teste possibilitou identificar os conhecimentos formados sobre alguns assuntos já tratados de modo convencional nesta disciplina durante o ano escolar; e um pósteste possibilitou identificar a mudança conceitual do nível de aprendizagem em relação aos mesmos assuntos, só que, desta vez, retratados em forma de histórias em quadrinhos. Após aplicação dos quadrinhos como material didático e reavaliação da compreensão sobre os conteúdos trabalhados constatou-se que histórias em quadrinhos são, indubitavelmente, uma excelente ferramenta metodológica auxiliar para a verdadeira e feliz aprendizagem especialmente de assuntos tidos como sendo complexos e difíceis.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais