Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Kaliane Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O papel do brincar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Oliveira, Kaliane Silva; Mendes, Cristiane Soares; Nascimentо, Monica Pinchemel; Souza, Paulo José de; Ruas, Lilian de Souza Santos
    O presente estudo tem como objetivo geral conhecer a importância do brincar e do lúdico no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança e como objetivos específicos conhecer a perspectiva do brincar nos documentos oficiais; compreender o papel do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança; analisar o papel da brincadeira e do lúdico na educação infantil e discutir a importância do brincar no desenvolvimento da criança como atividade principal. Trata-se de uma pesquisa científica bibliográfica e documental a qual com base em pesquisas, revisões sistemáticas de artigos publicados em revistas científicas e obras de Piaget (2011), Vygotsky (1994), Kishimoto (2010) e Friedmann (2013), busca responder a seguinte problemática: De que forma o brincar contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, potencializando o seu processo formativo na educação infantil? Desse modo, recorremos ao ordenamento legal em documentos oficiais como a BNCC (2018), o ECA (1990), o RCNEI (1998) e a LDB (2017), os quais retratam o brincar como uma atividade importante no desenvolvimento da criança que estimula a imaginação e sua criatividade, além de desenvolver suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais, e se busca entender que o brincar e o ato de se divertir é um direito de toda criança na educação infantil e descrever a importância da brincadeira no desenvolvimento e no processo formativo da criança. Será apresentado aos leitores o papel do brincar na educação infantil, o qual influencia no processo de aquisição do saber da criança e auxilia nas suas dificuldades proporcionando assim meios para que haja um ensino aprendizagem de qualidade e a importância do papel do professor e da instituição escolar no processo de desenvolvimento da criança. Este estudo busca evidenciar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, e facilitar a compreensão de como a brincadeira atua no desenvolvimento da criança e como esse brincar favorece aprendizagens significativas na educação infantil.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais