Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Juliane Rosa de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A identidade cultural afro-brasileira nas aulas de educação física: uma análise do componente curricular Manifestações Culturais da Universidade do Estado da Bahia/Campus- IV
    (Universidade do Estado da Bahia, 2017) Oliveira, Juliane Rosa de; Roxané, Rita de Cassia; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar o componente curricular “Manifestações Culturais para a prática pedagógica do futuro professor de Educação Física”, compreendendo os conhecimentos relacionados à Cultura Afro-brasileira enquanto indispensáveis à formação dos estudantes de graduação. Esse trabalho baseia-se no materialismo histórico-dialético por se caracterizar como uma visão materialista de mundo, uma relação dialética entre sujeito objetos dos quais estão dentro de um contexto de realidade histórica. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e trabalha também com pesquisa de campo, onde foram utilizados dois questionários distintos para o docente e os discentes que fizeram parte da disciplina analisada. A entrevista foi semi-estruturada e contou com a participação de sete alunos graduandos e graduadas em Educação Física pela UNEB Campus IV. O roteiro da entrevista foi dividido em 3 categorias, formação acadêmica, sobre o componente curricular manifestações culturais, sobre o tema cultura afro-brasileira. Também é uma pesquisa documental que visou analisar as leis e documentos que fizeram obrigatório o ensino de história e cultura Africana e Afro-brasileira e em especial trouxeram a disciplina Manifestações Culturais para os cursos de Graduação. Concluímos a partir da análise dos dados que a disciplina é muito importante para a formação do professor de Educação Física e contribui para melhor entendimento dos conteúdos a respeito da Cultura afro-brasileira, em contrapartida a carga horária não é considerada suficiente para contemplar a gama de estudos a respeito dessa cultura. Mas que de fato esses conteúdos são capazes de romper preconceitos enraizados na sociedade e contribuir com as lutas dos movimentos negros que estão cada vez maiores e mais fortes na busca por uma sociedade justa e igualitária.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A identidade cultural Afro-Brasileira nas aulas de educação física: uma análise do componente curricular Manifestações Culturais da Universidade do Estado da Bahia/Campus- IV.
    (2017-12-15) Oliveira, Juliane Rosa de; Roxané, Rita de Cassia; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar o componente curricular “Manifestações Culturais para a prática pedagógica do futuro professor de Educação Física”, compreendendo os conhecimentos relacionados à Cultura Afro-brasileira enquanto indispensáveis à formação dos estudantes de graduação. Esse trabalho baseia-se no materialismo histórico-dialético por se caracterizar como uma visão materialista de mundo, uma relação dialética entre sujeito objetos dos quais estão dentro de um contexto de realidade histórica. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e trabalha também com pesquisa de campo, onde foram utilizados dois questionários distintos para o docente e os discentes que fizeram parte da disciplina analisada. A entrevista foi semi-estruturada e contou com a participação de sete alunos graduandos e graduadas em Educação Física pela UNEB Campus IV. O roteiro da entrevista foi dividido em 3 categorias, formação acadêmica, sobre o componente curricular manifestações culturais, sobre o tema cultura afro-brasileira. Também é uma pesquisa documental que visou analisar as leis e documentos que fizeram obrigatório o ensino de história e cultura Africana e Afro-brasileira e em especial trouxeram a disciplina Manifestações Culturais para os cursos de Graduação. Concluímos a partir da análise dos dados que a disciplina é muito importante para a formação do professor de Educação Física e contribui para melhor entendimento dos conteúdos a respeito da Cultura afro-brasileira, em contrapartida a carga horária não é considerada suficiente para contemplar a gama de estudos a respeito dessa cultura. Mas que de fato esses conteúdos são capazes de romper preconceitos enraizados na sociedade e contribuir com as lutas dos movimentos negros que estão cada vez maiores e mais fortes na busca por uma sociedade justa e igualitária.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais