Navegando por Autor "Oliveira, Juliane Calçada De"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCrenças e ensino de língua inglesa: estudo de caso sobre metodologias ativas na educação básica pública.(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Juliane Calçada De; Cruz, Letícia Telles da; Sodré, Fernando da Conceição; Maia , MarileneO presente trabalho analisou o repertório de crenças de uma professora de LI de uma escola pública de Conceição do Coité frente às propostas de metodologias ativas de ensino, com vistas a contribuir para realização de abordagens de ensino mais significativas. O sujeito da pesquisa foi uma professora do ensino fundamental II, atuante na rede pública de ensino na cidade de Conceição do Coité. Baseamo-nos também nos pressupostos teóricos de crenças e metodologias ativas. Sob o ponto de vista metodológico, esta pesquisa constituiu-se de um estudo de caso, no qual os dados foram coletados e analisados seguindo os princípios da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e segue a abordagem contextual por se tratar da pesquisa de crenças e analisarmos o sujeito envolvido no seu contexto. Por meio da análise dos dados, percebemos que a participante possui crenças que influenciam diretamente na sua prática docente. As considerações finais pretendem contribuir para tornar o ambiente de sala de LI mais motivador e acolhedor, de forma que o aluno se veja como protagonista da sua própria vida, aproveitando todas as oportunidades que o ensino de uma língua estrangeira pode proporcionar, a partir de metodologias ativas. Para tal vejamos o quanto é importante que o professor seja reflexivo e crítico de seu método e escolhas. E tenha a mentalidade aberta e flexível para perceber o que não está sendo positivo na sua sala de aula