Navegando por Autor "Oliveira, Iris Verena Santos"
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- ItemEscrevivências de professoras-negras-lésbicas: práticas educativas e produções de intelectualidades(2022-03-03) Santos, Gersier Ribeiro dos; Silva, Zuleide Paiva da; Oliveira, Iris Verena Santos; Barbosa, Licia Maria de Lima; Souza, Simone BrandaoEssa pesquisa tem o intuito primário de discorrer sobre Escrevivências e experiências docentes de professoras-negras-lésbicas na Universidade e na Educação Básica, sobre suas inferências e ações no campo acadêmico intelectual e produtor de saber. Parto do reconhecimento da importância que essas mulheres representam na configuração da institucionalização de práticas educativas que primam pelo compromisso do respeito às diferenças. O objetivo geral é compreender como se dão as trajetórias pessoais e as experiências de práticas pedagógicas e políticas de professoras-negras-lésbicas no âmbito acadêmico e na Educação Básica. Para os objetivos específicos tenho as seguintes proposições: a) interpretar como o intercruzamento de raça, gênero e sexualidade interfere nas relações estabelecidas por professoras-negras-lésbicas no espaço acadêmico profissional e na educação básica; b) perceber como suas práticas pedagógicas e experiências docentes se constituem enquanto relevância institucional; c) entender como as relações de trocas, afetações, sentimentos de pertença e solidariedade são estabelecidos entre essas mulheres no ambiente profissional. O amparo teórico consolidado nessa pesquisa para tratar de mulheres-negras-lésbicas foi firmado nos ensinamentos de Audre Lorde, (2020), como também na compreensão política de Glória Anzaldúa (2000). Aparenta como proposta de intervenção a constituição de um livro, esse que será fruto das narrativas apresentadas e analisadas nesta pesquisa. O estudo teve o amparo epistêmico da decolonialidade, utiliza as escrevivências como método de pesquisa e tem como instrumento as entrevistas narrativas. Os resultados apresentados apontam que as trajetórias educacionais das interlocutoras foram marcadas por episódios de racismo e lesbofobia, também foi possível perceber que diante das opressões do ambiente escolar, o mecanismo de proteção em relação à sexualidade ainda é usado pelas professoras-negras-lésbicas em formação, como também fica evidente que a presenças dessas mulheres na educação básica pode representar nos seus estudantes sentimento de pertença e acolhimento. Também foi possível notar como as professoras-negras-lésbicas desenvolvem no ambiente acadêmico um movimento de solidariedade diante das dificuldades enfrentadas por estudantes que se identificam com o corpo e com a forma de ser, suas práticas pedagógicas também refletem um posicionamento político e ativista.
- ItemNegrinfância: por uma prática pedagógica antirracista com professoras de educação infantil em Valente (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-06) Santos, Maria Cristina Moura; Oliveira, Iris Verena Santos; Santos, Núbia de Oliveira; Pereira, Isabelle SanchesA dissertação em foco apresenta elementos da escrevivências no diálogo entre uma professora negra-educadora-pesquisadora – autora deste material – e professoras colaboradoras, participantes da pesquisa, na qual deixam perceptíveis algumas semelhanças e diferenças no tocante à conscientização docente quanto a uma educação antirracista no contexto educacional público infantil. A partir dessa interação, constatou-se a necessidade de uma rede de articulação e diálogos para o fortalecimento mútuo de práticas antirracistas e saberes no que diz respeito à infância negra. Nesse sentido, as escrevivências na perspectiva de Conceição Evaristo foram acessadas como operador teórico-metodológico, buscando autoria nesse “escreviver-acadêmico” que enaltece não só a escrita negra, feminina e pobre, mas também por valorizar o pensamento e a reflexão atravessadas por uma coletividade, já que a escola é um lugar de construção coletiva de saberes, vivências, (re)existência e (re)significação. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo compreender as práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil, atentando-se para os tratamentos e/ou silenciamentos em relação às questões étnico-raciais e foi realizada junto às professoras do Centro Municipal de Educação Infantil Encantos do Saber (CMEIS), em Valente (BA). Para tanto, o presente estudo recorreu à discussão sobre a educação crítica, emancipatória e como prática de liberdade na perspectiva de Paulo Freire (1989; 2021) e bell hooks (2017; 2021), assim como também pautou-se nas discussões a respeito da mulher negra e as questões étnico-raciais em Lelia Gonzalez (1984) e sobre a infância negra a partir de Nilma Lino Gomes (2019; 2021) e Eliana Cavalleiro (2001). O método investigativo do estudo transcorreu pela conversa (SAMPAIO; RIBEIRO e SOUZA, 2018), a qual vem potencializar uma rasura que há nos pressupostos da pesquisa qualitativa, oportunizando acessar-aprender-compartilhar como modo insurgente de pesquisar. Frente a isso, portanto, ficou perceptível que a pesquisa em questão provocou questionamentos e reflexões às docentes participantes no tocante às questões raciais, bem como emergiu a possibilidade de continuidade dessas conversas-escritas sobre a infância negra no semiárido baiano como produto desta dissertação, fazendo com que a percepção dessas e de outras docentes seja sensibilizada.