Navegando por Autor "Oliveira, Ilzimar Glória Ferreira"
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- ItemAs Experiências da comunicação na comunidade de Cabochard , em Valente Ba(UNEB, 2018) Silva, Laíne Lopes da; Viana, Moisés dos Santos; Oliveira, Ilzimar Glória Ferreira; Rocha, Vera da SilvaEste trabalho trata das experiências da comunicação na comunidade rural de ―Cabochard‖, a qual pertence ao município de Valente, BA. Possui caráter antropológico, no qual é utilizada a perspectiva de base etnográfica (observação participante, diário de campo, entrevistas e registro fotográfico), pois visa um melhor aprofundamento do trabalho de campo e compreensão do processo de interacionismo simbólico da comunidade. Além disso, a necessidade do tema surgiu a partir da importância que tem as interações de comunidades locais para o convívio de um povo com outras culturas, sujeitos sociais e como se dá os processos de comunicação entre si. Em decorrência disso, o objetivo principal do trabalho é perceber de que forma está presente o gênero no cotidiano das mulheres dessa comunidade. E como objetivos secundários, descrever o processo de experiência comunicativa na comunidade, além de observar como o processo de interação entre as mulheres produtoras acontece entre si e entre outros sujeitos locais.
- ItemConcepções De História: Um Estudo De Caso Com Estudantes Da Escola Pública Em Conceição Do Coité- Ba(UNEB, 2020) Almeida, Jaqueline Santana; Oliveira, Ilzimar Glória Ferreira; Filho, José Ernane Carneiro C; Carvalho, Maria Cezarela OliveiraO presente trabalho tem como o principal objetivo refletir sobre as concepções de História, dos/as alunos/as de um colégio estadual de Conceição do Coité. Traz uma discussão acerca da consciência histórica e de suas implicações na formação do aluno, bem como trata o conceito de cidadania no ensino de História. Através da aplicação de questionários, assim como observações em aulas, foram analisadas as entrevistas com os/as estudantes para compreender suas concepções, e sobretudo as implicações do ensino de história em sua formação. Aqui foram fundamentais os conceitos teóricos de Bittencourt (2002), Selva Guimarães Fonseca (2003), Maria Auxiliadora Schmidt (2008), Luís Fernando Cerri (2011), Isabel Barca (2007), entre outros, para um maior aprofundamento e enriquecimento do trabalho. Com base nos teóricos e nos questionários constatou-se que há elementos de uma consciência histórica em formação, e que o ensino de História vem contribuindo nesse processo, propiciando aos alunos tornarem-se cidadãos mais participantes e críticos